Tumor gigante é retirado de rosto de idoso após cirurgia de 4 horas em Natal


José Nilton Cardozo tem meningioma e luta para fazer cirurgia no rosto — Foto: Divulgação

José Nilton Cardozo tem meningioma e luta para fazer cirurgia no rosto — Foto: Divulgação

Após meses de espera, o marceneiro José Nilton Cardozo, de 65 anos, realizou neste sábado (12) a cirurgia para retirada de um tumor gigante que se formou no seu rosto.

O homem aguardava a cirurgia pela rede pública de saúde desde março e a família precisou acionar a Justiça para garantir o direito ao procedimento.

Ele tinha o diagnóstico de meningioma, um tumor benigno que se origina a partir das membranas que recobrem e protegem cérebro. O tumor causava fortes dores em Nilton, que chegou a tomar 18 doses de morfina por dia.

Segundo a família, a cirurgia começou às 6h45 e durou aproximadamente quatro horas. O procedimento ocorreu na Policlínica da Liga Contra o Câncer, em Natal.

“A cirurgia foi um sucesso. O médico se surpreendeu, porque foi mais simples do que ele imaginava. Ele acreditava que o tumor já estaria enrijecido, mas ele estava gelatinoso, então foi tranquilo”, disse a filha do marceneiro, Mirnarí Maria Cardozo.

Após a cirurgia, Nilton continuou internado. Após a recuperação inicial na unidade, ele deverá ser transferido para o Hospital Antônio Prudente, no bairro Alecrim, Zona Leste de Natal.

A decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte que determinava a cirurgia do marceneiro foi dada em junho, mas a rede pública de saúde informou que o estado não tinha o material necessário para um procedimento preparatório para cirurgia, uma embolização. Somente nesta semana esse material específico chegou do Piauí.

O paciente passou pelo procedimento de embolização (técnica para obstruir a artéria bloqueando o fluxo de sangue para formações indesejadas) na quinta-feira (10), no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol).

*g1 RN

“A estupidez humana é a única coisa que dá uma ideia do infinito.”

Postado em 13 de agosto de 2023