Rafael é incluído entre rebelados do PSB contra PT

Ex-deputado federal, Rafael Motta (PSB), ao lado do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin | Foto: Reprodução Instagram

A estratégia do presidente estadual do PSB, ex-deputado federal Rafael Motta, de manter o partido concorrendo em faixa própria no pleito majoritário em Natal, como ocorreu nas eleições para o Senado Federal em 2022, já repercute em nível nacional.


Exemplo do site “O Antagonista”, que alerta para o farto de que “nacionalmente maltratado pelo governo Lula, o aliado PSB ensaia rebeliões localizadas”, citando o caso de Natal.


Segundo “O Antagonista”, o ex -deputado federal Rafael Motta, com apoio do presidente nacional Carlos Siqueira, “vem fazendo subir o balão de ensaio de sua pré-candidatura a prefeito”.


“Esse ensaio tem já alguns meses, mas agora, após o pré-candidato ser avalizado pelo presidente Carlos Siqueira, o PT aumentou o nível de alerta e acelerou as articulações para cooptar Motta”, diz o site.


O site também cita que a pré-candidata do Partidos dos Trabalhadores (PT) à prefeita de Natal, deputada federal Natália Bonavides, “pontua em segundo lugar nas pesquisas, enfrentando o largo favoritismo do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD)”.


De acordo com o site, Rafael Motta ainda espera por apoio do prefeito Álvaro Dias (Republicanos), que mantém altos níveis de popularidade, ao contrário da aceitação da governadora petista reeleita, Fátima Bezerra, que “entrou em baixa”.


Em uma de suas falas mais duras, Rafael Motta, segundo o site, tratou de usar o desprestígio continuado do PT (no estado e na capital) como anteparo às manobras com que o PT tenta blefar sua pré-candidatura:
“Apesar da Natália ter uma intenção de voto maior, ela meio que chegou em um teto. E o problema é que ela tem muita rejeição. Em um provável segundo turno, é arriscado haver uma derrota dependendo do adversário”.

Escolhido
As especulações em torno das pretensões do pré-candidato do PSB seguem em duas direções: conquistar o apoio do prefeito Álvaro Dias – de quem, até recentemente, foi secretário de Esporte e Lazer – à sua candidatura ou ser escolhido como vice de Carlos Eduardo Alves.


Nas redes sociais, o ex-deputado na tentativa de convencer que, no futuro, será o melhor candidato a prefeito, vem mostrando o que fez por Natal enquanto exercia mandato na Câmara Federal, como a destinação de emenda para a construção do primeiro hospital público veterinário do município.

Dia 11 Rafael tem reunião na executiva nacional do PSB

Dentro de dez dias, o ex-deputado Rafael Motta viaja a Brasília com a finalidade de participar de uma reunião da Executiva Nacional que discutirá questões relacionadas às eleições municipais de 2024.


Será o segundo encontro de Motta em duas semanas com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, que o recebeu dia 19 de março, ocasião em que chegou a declarar, nas redes sociais, o seguinte: “Exploramos minuciosamente as condições políticas do Estado e as oportunidades que se apresentam para o PSB”.


Conforme publicou a TRIBUNA DO NORTE no domingo (31/3), o ex-deputado trabalha para fortalecer a sua pré-candidatura até às convenções partidárias, que se iniciam em 20 de julho e terminam em 5 de agosto, mas atua, ainda, na montagem da chapa de vereadores: “Vamos seguir um passo de cada vez”.


Segundo Motta, “o diálogo com o PSB nacional e com o presidente Carlos Siqueira é constante, ecebemos estímulo à nossa pré-candidatura a prefeito e orientação para articular com os partidos que compõe a base do governo federal”.


Motta tem declarado que o PSB do Rio Grande do Norte e de Natal conta com autonomia para negociar alianças com outros partidos para as eleições de prefeito e vereador. “Nem há necessidade de liberação. Política é diálogo. Além disso, dialogar faz parte da nossa essência. É através do diálogo que vamos construir a Natal que queremos”, disse.

*Tribuna do Norte

Postado em 2 de abril de 2024