PF investiga suspeita de crime organizado em casos de bebidas adulteradas com metanol

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta terça-feira (30) que a pasta determinou abertura de investigação da Polícia Federal (PF) sobre origem do metanol usado em bebidas adulteradas em São Paulo, bem como a suspeita de envolvimento do crime organizado. Três pessoas morreram e ao menos dez casos de intoxicação já foram confirmados no estado.
O número, segundo o Ministério da Saúde, corresponde ao total esperado para um ano inteiro e foi alcançado apenas entre agosto e setembro. Diante do avanço dos registros, o governo federal montou uma força-tarefa que envolve Saúde, Justiça, PF e órgãos de defesa do consumidor.
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) vai emitir alerta aos Procons para orientar fornecedores e consumidores sobre a comercialização e o consumo das bebidas. O Ministério da Justiça afirma que podem existir casos ainda não notificados e acionou o Sistema de Alerta Rápido, que centraliza dados de todo o país. No último sábado (27), bares e pontos de venda de álcool receberam um alerta técnico.
*SBT News