Chuvas devem avançar para o interior do RN nesta terça-feira, segundo a Emparn

Foto: ASSECOM – Elisa Elsie
As chuvas no Rio Grande do Norte que atingem Natal e a região Leste desde a madrugada desta terça-feira (20) devem avançar para o interior do Estado ao longo da tarde. A previsão é da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).
Segundo o órgão, as áreas mais afetadas deverão ser as regiões Central e do Vale do Açu, onde há expectativa de pancadas com intensidade variável.
Fenômeno atmosférico favorece chuvas no Nordeste
O meteorologista Gilmar Bristot afirmou que este é um período propício para a ocorrência de chuvas na região Nordeste.
De acordo com ele, a tendência é de que os episódios de precipitação se tornem mais frequentes até o final do mês de janeiro e o início de fevereiro.
“Como nós havíamos previsto, de que a segunda quinzena seria com chuvas aqui no Nordeste, essas chuvas começaram a cair”, explicou.
As precipitações estão concentradas, principalmente, na faixa litorânea do Nordeste, em razão da circulação atmosférica em altos níveis.
Condições do oceano influenciam o volume de chuva
Outro fator que contribui para o aumento das chuvas é o comportamento das águas do oceano Atlântico.
Segundo Bristot, o Atlântico Sul apresenta aquecimento acima do normal, enquanto o Atlântico Norte tem registrado resfriamento.
Além disso, a circulação dos ventos no Litoral está menos intensa, o que favorece a formação de nuvens carregadas.
“Com isso, poderemos ter uma quantidade de chuva melhor para o período de março, abril e maio”, destacou o meteorologista.
A Emparn segue monitorando as condições climáticas e recomenda atenção da população, especialmente em áreas com histórico de alagamentos.
*Ponta Negra News



