O Comunicador

Pesquisa Datafolha para presidente: Lula tem 50% dos votos válidos; Bolsonaro, 36%

Levantamento ouviu 6.800 pessoas face a face entre terça-feira (27) e esta quinta (29) e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos

CNN – Pesquisa Datafolha sobre a disputa presidencial divulgada nesta quinta-feira (29) mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 50% dos votos válidos, contra 36% de Jair Bolsonaro (PL). O primeiro turno das eleições acontece no domingo (2).

Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence as eleições no primeiro turno. Caso nenhum alcance esse percentual, é realizado um segundo turno.

Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 6%; Simone Tebet (MDB), com 5%; Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%.

Pesquisa Datafolha sobre a disputa presidencial divulgada nesta quinta-feira (29) mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 50% dos votos válidos, contra 36% de Jair Bolsonaro (PL). O primeiro turno das eleições acontece no domingo (2).

Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence as eleições no primeiro turno. Caso nenhum alcance esse percentual, é realizado um segundo turno.

Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 6%; Simone Tebet (MDB), com 5%; Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%.

Postado em 29 de setembro de 2022 - 18:32h

0 comentário

Gerente de farmácia é morto a tiros na frente de casa em Natal

Ítalo Alex Silva Jacinto foi morto na frente de casa em Natal — Foto: Reprodução

Ítalo Alex Silva Jacinto foi morto na frente de casa em Natal — Foto: Reprodução

O gerente de uma farmácia foi morto a tiros na frente de casa, na noite de quarta-feira (28), em Natal. O crime aconteceu na comunidade Alto da Torre, no bairro da Redinha, Zona Norte da capital.

Segundo familiares, o homem estava chegando do trabalho, em uma moto, quando foi morto a tiros. Ninguém tem mais detalhes sobre a quantidade de criminosos envolvidos ou o que motivou o assassinato.

A Polícia Militar confirmou que foi acionada à Rua das Prímolas, onde o crime aconteceu. No entanto, a equipe enviada ao local já encontrou a vítima sem vida. Nenhum suspeito foi preso.

O homem foi identificado como Ítalo Alex Silva Jacinto, de 43 anos.

Um irmão de Ítalo disse que ele trabalhava há vários anos na farmácia e não tinha inimigos. Ele deixa esposa e quatro filhas.

O corpo foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e, após exames, deve ser liberado para velório e sepultamento nesta quinta-feira (29).

A Polícia Civil é responsável pela investigação. O g1 procurou a corporação, mas não recebeu detalhes sobre o caso até a última atualização desta matéria.

*G1 RN

Postado em 29 de setembro de 2022 - 15:51h

0 comentário

Em nota, Polícia Civil lamenta morte de guarda municipal

Policia Civil

Polícia Civil divulgou a nota na tarde desta quinta-feira 29. Foto: Polícia Civil

A polícia civil divulgou, na tarde desta quinta-feira 29, uma nota de pesar pela morte do guarda municipal Domício Soares que foi morto por dois criminosos na manhã de hoje no Parque da Cidade.

O guarda municipal sofreu um tiro na cabeça e morreu na hora. Já a mulher que também foi baleada e socorrida para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. De acordo com a assessoria da Guarda Municipal, ela passou por um procedimento no hospital e foi liberada já no início da tarde.

Confira a nota
“A Polícia Civil do Rio Grande do Norte lamenta profundamente a morte do guarda municipal Domício Soares Filgueira, ocorrida nesta quinta-feira 29, na cidade de Natal/RN.
Neste momento de luto e dor, ao tempo em que se solidariza e presta os mais sinceros sentimentos aos colegas guardas municipais, à família e aos amigos de Domício Soares pela irreparável perda, a Polícia Civil assevera seu empenho na investigação e prisão dos envolvidos nesse crime.”

*Agora RN

Postado em 29 de setembro de 2022 - 15:45h

0 comentário

Mulher é encontrada morta na zona rural de Lagoa Nova

Foto: Redes sociais

O corpo de uma mulher, identificada Magnólia Maria e Silva Lira de 40 anos, residente no Sítio Massangana zona Rural de Lagoa Nova foi localizado na noite de quarta-feira dia 28 de setembro,  na estrada que marca os limites de Lagoa Nova e Bodó, próximo ao parque de vaquejada de Tadeu.

Segundo informações da 3ª CPM, dois populares que trafegam na via,  sendo que um deles estava prestando trabalho a uma empresa do parque eólico na região, fazia uma ronda noturna  nas proximidades, do local, quando deparou-se com uma moto BIZ  de cor cinza, logo à frente, um capacete, fato que lhe  chamou bastante  a atenção.

E ao se aproximarem  mais a frente, foi quando avistaram  o corpo de uma mulher pendurado, por uma corda em um pé de planta. Ao ver a cena terrível saíram assustados e logo acionaram a polícia militar de Bodó. Que de pronto foram ao local, e por se tratar de local, pertencente a jurisdição de Lagoa Nova, mantiveram contato com a 3 CPM acionou a GU que foi até o local, e constatando o fato. Feito o isolamento do local até o corpo ser removido, acionam a polícia civil em Caicó e o ITEP.

Arma apreendida

Ao tomar conhecimento de alguns fatos sobre o atual companheiro da vítima, os policiais   foram até a sua residência, onde foi encontrado com uma arma de fogo, em seguida foi conduzido para a sede da 3ª CPM.

*Lagoanovadestaque

Postado em 29 de setembro de 2022 - 14:13h

0 comentário

Guarda municipal é morto com tiro na cabeça no Parque da Cidade, em Natal

Viaturas da Polícia Militar estão no local onde o guarda municipal foi morto. — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

Viaturas da Polícia Militar estão no local onde o guarda municipal foi morto. — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

Um guarda municipal foi morto na manhã desta quinta-feira (29) no Parque da Cidade, na zona Oeste de Natal. Uma guarda municipal também foi baleada, mas foi socorrida com vida após a ação criminosa.

A informação foi confirmada pela Polícia Militar (PM), que faz buscas na região pelos suspeitos da ação. Os guardas estavam em uma guarita localizada no acesso ao parque pelo bairro de Cidade Nova.

O homem sofreu um tiro na cabeça e morreu na hora. Já a mulher foi atingida por dois disparos na perna e socorrida para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.

Ainda segundo o comando da Guarda Municipal, as armas dos agentes de segurança não foram levadas. No local do crime, é possível ver capsulas deflagradas no chão.

Não há confirmação de quantos suspeitos agiram no crime e nem se eles foram atingidos. O helicóptero da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) está sobrevoando a área e arredores do parque em busca dos suspeitos do crime.

*G1 RN

Postado em 29 de setembro de 2022 - 13:09h

0 comentário

Morre segundo envolvido no atentado contra Wendel Lagartixa

Imagem: reprodução

O segundo envolvido no atentado contra o PM reformado e candidato a deputado estadual Wendell Lagartixa (PL), em Ceará-Mirim, morreu no hospital.

Um outro envolvido morreu na troca de tiros nas ruas da cidade da Grande Natal.

Wendell e Sargento Gonçalves (PL), que é candidato a deputado federal, faziam panfletagem e conversavam com jovens quando um carro Tucson se aproximou e cinco homens fortemente armados com fuzis efetuaram vários disparos.

VEJA TAMBÉM: Wendel Lagartixa é alvo de atentado na Grande Natal; criminoso é morto em troca de tiros

Seguranças dos candidatos trocaram tiros com os criminosos e dois bandidos foram baleados.

Um deles foi atingido na cabeça e morreu no local. O outro foi socorrido para o hospital, mas acabou morrendo.

*Blog de Gustavo Negreiros

Postado em 28 de setembro de 2022 - 20:25h

0 comentário

Homem é preso tentando furtar corrimão em Natal

Vídeo: Reprodução

Policiais do 1⁰ BPM que patrulhavam pelo local na manhã desta quarta-feira (28), flagraram um homem tentando furtar uma grade/corrimão de um prédio aqui de Natal.

O ladrão recebeu voz de prisão e foi conduzido para a delegacia. Segundo os policiais que o prenderam, essa não é a primeira vez que o acusado pratica esse mesmo tipo de crime; mas, ele é preso e logo em seguida solto pela justiça.

No vídeo, é possível ouvir a revolta do popular que gravou o momento. “Isso não tem condições não, o caba roubar um negócio desse tamanho, só estando com o demônio nos couros”.

*Com informações Blog do Gustavo Negreiros

Postado em 28 de setembro de 2022 - 15:56h

0 comentário

Suspeito de matar dois seguranças e bombeira civil em Grossos morre em confronto com a Polícia Civil no RN

Polícia Civil Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoas DHPP DHM, Denarc, DEA Mossoró RN DRPC  — Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca

Polícia Civil Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoas DHPP DHM, Denarc, DEA Mossoró RN DRPC — Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca

Um homem de 23 anos morreu na manhã desta quarta-feira (28), em Mossoró, o Oeste potiguar, após trocar tiros com policiais civis. De acordo com a polícia, ele é o principal suspeito de ter matado uma bombeira civil e dois seguranças durante uma festa no município de Grossos, no mês de agosto.

Segundo o delegado responsável pela investigação, Rafael Arraes, agentes da polícia civil realizavam investigações no bairro Santo Antônio por volta das 10h, quando foram surpreendidos pelos tiros. Os policiais civis reagiram e acabaram atingindo o suspeito, que morreu no local.

O delegado informou que o suspeito foi identificado como Lucas Eduardo de Avelino, de 23 anos. Ele já havia sido preso no ano de 2017 pelo crime de roubo na cidade de Grossos.

Segundo a corporação, Lucas Eduardo era o principal suspeito do crime cometido durante uma festa de emancipação política da cidade de Grossos, no mês de agosto, que acabou com três mortos.

O caso aconteceu na madrugada de um domingo, durante a festa em uma praia. As vítimas faziam parte de um grupo de patrulha formado por seguranças e bombeiros civis.

Ambulância usada em socorro às vítimas de atentado em Grossos — Foto: Blog Facho de Grossos/Cedida

Ambulância usada em socorro às vítimas de atentado em Grossos — Foto: Blog Facho de Grossos/Cedida

Na ocasião a Polícia Militar informou que um indivíduo teria saído de uma área de mata, se aproximado da patrulha e atirado contra quatro pessoas, sendo três seguranças e uma bombeira civil. Dois seguranças morreram na hora.

A bombeira civil e a outra vítima foram socorridas ao hospital, mas a mulher não resistiu e morreu na unidade de saúde.

*g1 RN

Postado em 28 de setembro de 2022 - 13:25h

0 comentário

Surtado, paciente agride e cospe em profissionais de enfermagem; SMS culpa João Machado

Foto: SMS

Profissionais de enfermagem foram agredidos por um paciente psiquiátrico em Natal no último final de semana. Segundo denúncia divulgada pelo Sindsaúde/RN nesta terça-feira (27), o homem deu entrada na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Cidade da Esperança acompanhado pelo Samu, juntamente com policiais, e estava muito agitado, oferendendo todos em volta, principalmente mulheres.

“Em uma das tentativas de seda-lo, o homem, que já havia deferido uma série de ameaças a toda equipe de enfermagem, cuspiu no rosto de um dos profissionais presentes, deixando-o muito abalado e assustado”, apontou o Sindicato. O profissional afetado chegou a ser afastado de suas atividades para se acalmar do abalo emocional promovido pelo ocorrido.

Durante a agitação do paciente, a equipe acabou encontrando uma faca escondida entre seus pertences. Um servidor do SAMU chegou a cortar o dedo na tentativa de retirar a faca do local.

A denúncia ainda aponta que as agressões a pacientes psiquiátricos já são algo corriqueiro na UPA Esperança. “Isso é reflexo do fluxograma da rede de urgência de Natal e, infelizmente, os profissionais da UPA estão sendo vítimas. Já denunciamos mais de uma vez, mas a direção não intervém, a coordenação alega que não pode fazer nada porque são ordens vindas de cima e, nós da enfermagem, ficamos a mercê da insegurança e violência”, lamenta.

Para a diretora do Sindsaúde/RN, Érica Galvão, a superlotação das UPAS é só mais um reflexo do fechamento do Hospital Municipal. “Além da sobrecarga das salas vermelhas que não são salas de UTI, o fechamento dos leitos de UTI ocasionam essa sobrecarga para urgência e emergência intensiva também no que se refere a atendimento psiquiátrico. Isso porque, o Hospital Municipal tinha cerca de seis leitos psiquiátricos que era justamente para onde esses pacientes eram encaminhados após darem entrada nas UPAS. Agora, sem os leitos, eles ficam represados nessas unidades que não possuem estrutura para atendê-los”, disse.

Posicionamento da Prefeitura do Natal

Por meio de nota encaminhada ao Portal 96, a Prefeitura do Natal alegou que o problema é reflexo do fechamento da porta do Hospital João Machado. Leia:

A Secretaria de Saúde de Natal esclarece que com o fechamento da porta do Hospital João Machado os pacientes em quadro de surto psiquiátrico passaram a ser atendidos nas UPAs e só após o avaliação médica é que é definido  se o paciente vai ou não acessar uma leito psiquiátrico (regulação).

Com a definição desse fluxo, coube a SMS Natal  realizar várias e constantes capacitações com os profissionais de saúde para que eles estejam preparados a lidar com esses pacientes tendo em vista a necessidade de acolhimento deles nas unidades. Nas capacitações sempre é colocado que estes pacientes são doentes e precisam de cuidado, pois em sua maioria chegam em estado de surto.

*Portal 96

Postado em 27 de setembro de 2022 - 23:04h

0 comentário

Rafael percorre municípios do Vale do Açu e Região Central com a Caravana do Povo

O candidato a senador Rafael Motta (PSB) participou, nesta segunda-feira (26), da Caravana do Povo #Rafael400 por sete municípios das regiões do Vale do Açu e Central, começando pela manhã em Assu, passando por Ipanguaçu, Itajá, São Rafael, Fernando Pedroza, Angicos e encerrando, à noite, em Afonso Bezerra. 

“Nosso mandato tem uma ação municipalista, com mais de R$ 180 milhões em emendas para todos os municípios do Rio Grande do Norte e estamos sempre presente. No Senado, vamos manter o mesmo perfil de trabalho, aproximando essa casa da população do nosso Estado, além de assegurar todos os compromissos que temos renovado diariamente de nos mantermos do lado certo da força, dando o suporte ao futuro governo do presidente Lula e defendendo o trabalhador, o aposentado e a retomada de direitos sociais perdidos nesses últimos quatro anos”, afirmou Rafael.

Postado em 27 de setembro de 2022 - 23:00h

0 comentário

Mulher é morta à tiros em Florânia/RN

Por volta das 19 horas dessa terça-feira (27\09\2022) um homicídio foi registrado na cidade de Florânia tendo como vítima uma mulher identificada como KLÉBIA MONTEIRO ANULINO vulgo “GALEGA DO TRÁFICO” suspeita de envolvimento no tráfico de drogas na região já com passagens pela polícia.

As primeiras informações chegadas a nossa reportagem dão conta que os acusados chegaram em um veículo, desceram e efetuaram vários disparos que atingiram a vítima, principalmente na região da cabeça.

Os acusados fugiram em seguida e não foram identificados. Nesse momento viaturas do 13º BPM foram deslocadas à Florânia para dá apoio na ocorrência. Um suicídio também foi registrado naquela cidade.

*Fonte: CN Polícia 

Postado em 27 de setembro de 2022 - 20:21h

0 comentário

Segunda divisão do Campeonato Potiguar tem primeira rodada nesta quarta-feira; confira jogos

Esta é a bola da segunda divisão do Campeonato Potiguar — Foto: Iuri Seabra/FNF

Esta é a bola da segunda divisão do Campeonato Potiguar — Foto: Iuri Seabra/FNF

A segunda divisão do Campeonato Potiguar tem início nesta quarta-feira, com três jogos: Laguna x Mossoró, Alecrim x Parnamirim e Baraúnas x Visão Celeste. O Atlético Potengi folga nesta primeira rodada. Apenas o campeão garante o acesso à elite do estadual.

O campeonato será disputado no sistema de pontos corridos, em turno e returno. Cada equipe, portanto, fará 12 jogos. Aquele que somar mais pontos fica com o título e a vaga para a primeira divisão.

Confira abaixo a escala de arbitragem para a primeira rodada:

Jogos desta quarta-feira

Laguna x Mossoró – 15h – Barretão (Ceará-Mirim)

  • Árbitro: Tarcísio Flores da Silva
  • Assistentes: Edilene Freire da Silva e Edson Trajano da Cruz

Alecrim x Parnamirim – 15h – Tenente Luiz Gonzaga (Parnamirim)

  • Árbitro: Leandro de Sales Barchz
  • Assistentes: Pedro Sanderson S. da Silva e José Givanilson M. dos Santos

Baraúnas x Visão Celeste – 20h – Nogueirão (Mossoró)

  • Árbitro: Alciney Santos de Araújo
  • Assistentes: Reinaldo de Souza Moura e Cristian Kalisson C. da Cruz
Postado em 27 de setembro de 2022 - 20:01h

0 comentário

Cantora Rosana surge com nova aparência aos 68 anos e surpreende fãs

A cantora Rosana, ícone brasileiro da música nos anos 80, apareceu com novo visual no programa ‘Domingão com Huck’, da Rede Globo, e virou assunto absoluto nas redes sociais. Muitos usuários apontaram a grande mudança no visual da artista.

Rosana surgiu loira e com rosto mais inchado, após claros procedimentos estéticos no rosto e no corpo. Alguns espectadores chegaram a sequer reconhecê-la instantaneamente durante a participação. 

*Via Diário do Nordeste

Postado em 27 de setembro de 2022 - 18:53h

0 comentário

Adolescente que matou aluna em escola na Bahia usou arma do pai, que é PM

Foto: Reprodução 

O adolescente de 14 anos que matou uma aluna cadeirante a tiros e golpes de faca na manhã desta segunda-feira (26) em uma escola de Barreiras pegou a arma do pai, um policial militar de Brasília que havia se mudado neste ano para a cidade do oeste baiano. O revólver, calibre 38, estava carregado com seis balas e, segundo o PM, teria sido encontrado pelo jovem debaixo do colchão, onde costumava guardá-lo. De acordo com a Polícia Civil, ele entrou pelo portão principal como os demais alunos, embora estivesse sem uniforme – o jovem trajava roupas pretas e capuz.

A suspeita é de que o adolescente, horas antes de cometer o crime, teria passado em frente à unidade de ensino. Ele havia avisado sobre o ataque quatro horas antes por meio de uma publicação feita em seu perfil no Twitter, que foi banido da plataforma com a repercussão do caso. Quando chegou à entrada principal do Colégio Municipal Eurides Sant’Anna, por volta das 7h20, o atirador já empunhava a arma. Um guarda da unidade de ensino percebeu a entrada dele e correu para buscar ajuda, já que um disparo foi feito em sua direção.

No momento do ataque, pelo menos 40 dos cerca de 400 alunos que estudam no período matutino estavam na quadra de esportes em guarda, já que o colégio tem gestão compartilhada com a Polícia Militar. A arma do atirador falhou duas vezes, possibilitando que os adolescentes corressem e buscassem abrigo nos fundos da quadra ou na rua. A cadeirante Geane da Silva Brito, de 19 anos, estava no pátio e foi baleada e atingida com golpes de faca.

*Estadão

Postado em 27 de setembro de 2022 - 18:22h

0 comentário

Dia da doação de órgãos: Sesap destaca necessidade de ampliação dos números

O dia 27 de setembro marca o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Nesta data, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou uma ação especial no hall do prédio-sede, dentro da programação do Setembro Verde, para reforçar a importância dos doadores e famílias firmarem seu compromisso com a possibilidade de salvar vidas.

Ao longo de 2022, a Central Estadual de Transplantes do Rio Grande do Norte recebeu, apenas no primeiro semestre, o dobro de doações em comparação com o ano anterior. Já foram realizados mais de 100 procedimentos, incluindo o primeiro transplante de coração em dez anos.

Mesmo com os avanços coordenados na captação de órgãos, tendo utilizado transporte aéreo diversas vezes, e a política de educação junto aos serviços de saúde, ainda são mais de 800 pessoas que aguardam na fila pelo transplante de algum órgão, como rins, córneas, medula e coração no estado.

Neste primeiro semestre de 2022 foram realizados 27 transplantes de rins no estado, 82 de córnea, 70 de medula óssea, três de pele e um de coração.

*Via BG

Postado em 27 de setembro de 2022 - 13:33h

0 comentário

Mulher grávida e marido são mortos a tiros em município do interior do RN

Crime foi registrado na noite desta segunda-feira (27) — Foto: G1

Crime foi registrado na noite desta segunda-feira (27) — Foto: G1

Uma mulher grávida e seu marido foram mortos a tiros na noite desta segunda-feira (26) em Pedro Velho, município do interior do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Militar, o crime tem características de execução.

O crime ocorreu por volta das 20h. As vítimas, marido e mulher, estavam em casa quando foram surpreendidos pela chegada de dois homens em uma motocicleta que já chegaram no local atirando.

Em um primeiro momento, a mulher grávida foi atingida. O homem tentou fugir pela cozinha, mas não conseguiu e também foi atingido. Os suspeitos deixaram o local em seguida.

Após serem acionados, os militares já chegaram no local com as vítimas sem vida. No chão da residência, foram encontradas várias cápsulas deflagradas. Os corpos foram recolhidos pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep/RN).

Não há a confirmação da motivação do crime. A Polícia Militar afirmou que as vítimas são suspeitas de envolvimento com organizações criminosas. O caso será investigado pela Polícia Civil.

*G1 RN

Postado em 27 de setembro de 2022 - 11:43h

0 comentário

Carlos define reformas como “justas” e Rafael aponta que ele quer enganar o eleitor

Alinhado ao bolsonarismo e eleitor de Bolsonaro em 2018, Carlos Eduardo Alves tem tentado colar à sua imagem o rótulo de defensor do aposentado, mas a internet está repleta de declarações do candidato a senador do PDT defendendo a reforma da Previdência e dizendo que ela foi “justa”. 

Segundo o candidato ao Senado Rafael Motta (PSB), Carlos veste um personagem querendo fazer as pessoas acreditarem que ele defenderia direitos sociais, só que “o passado e o presente do ex-prefeito atestam que esse discurso é mentiroso e criado para enganar o eleitor”. 

“Mas a verdade está registrada pra todo mundo ver. Carlos definiu como ‘justa’ a reforma da Previdência. A reforma que acabou com a aposentadoria por tempo de contribuição, aumentou a idade mínima para aposentadoria das mulheres para 62 anos, a reforma que alterou o cálculo fazendo o valor das aposentadorias despencar, dificultou o acesso à aposentadoria especial e acabou com a pensão por morte integral”, afirmou Rafael.

O candidato do PSB tem o item “nenhum direito a menos” entre os seus compromissos públicos reunidos na plataforma RN 2030, compartilhada em suas redes sociais.

Rafael já assumiu em diversas oportunidades o voto favorável a mudanças na legislação para resgatar direitos perdidos na reforma da Previdência. “Essa reforma, se não for modificada, produzirá uma legião de brasileiras e de brasileiros que simplesmente não terão sequer direito a se aposentar. Carlos Eduardo diz que quer ser um parceiro das pessoas mais humildes, mas a verdade é uma só: Carlos mente quando diz que é seu aliado”, resume Rafael.

*Crédito da imagem: Brunno Martins 

Postado em 26 de setembro de 2022 - 21:59h

0 comentário

Pesquisa Band/Seta: Lula tem 52,4% e Bolsonaro 26,3%, no RN


Foto: reprodução

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, segue com ampla vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) no Rio Grande do Norte, segundo pesquisa Seta divulgada nesta segunda-feira (26) pela TV Band Natal e pela 98 FM.

Veja os números:

Presidente no RN – Estimulada – 1º turno

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 52,4%
  • Jair Bolsonaro (PL): 26,3%
  • Ciro Gomes (PDT): 5,9%
  • Simone Tebet (MDB): 2%
  • Felipe D’Ávila (Novo): 1,1%
  • Soraya Thronicke (UB): 1,1%
  • Léo Péricles (UP): 0,5%
  • Padre Kelmon (PTB): 0,5%
  • Constituinte Eymael (DC): 0,3%
  • Sofia Manzano (PCB): 0,3%
  • Vera (PSTU): 0,2%
  • Não sabe/não respondeu: 3%
  • Ninguém/branco/nulo: 6,4%

Considerando apenas as intenções de votos válidos (menos brancos, nulos e indecisos), Lula tem 57,8%; e Bolsonaro, 29%.

Na pesquisa de agosto (BR-02466/2022 e RN-06561/2022), Lula tinha 54,5% das intenções de votos totais; e Bolsonaro, 26,6%.

Presidente no RN – Estimulada – 2º turno

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 52,4%
  • Jair Bolsonaro (PL): 26,3%
  • Não sabe/não respondeu: 4,1%
  • Ninguém/branco/nulo: 11,5%

Decisão do voto

Segundo o levantamento, 89% dos eleitores se dizem decididos e não pretendem mudar o voto. Já 9% declaram que ainda podem mudar de voto. Outros 2% não sabem ou não responderam.

Rejeição

No quesito rejeição, Bolsonaro lidera com 50,7%. Lula foi citado por 30,2%.

Avaliação do governo

A pesquisa Seta/Band mediu, ainda, a avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). O resultado aponta que 61,5% desaprovam a gestão e 30,6% aprovam. Outros 8% não sabem ou não responderam.

Dados

A pesquisa Seta/Band entrevistou 1.500 pessoas entre os dias 21 e 23 de setembro. A margem de erro é de 2,7 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. Os registros na Justiça Eleitoral são RN-02979/2022 e BR-03263/2022.

*98 FM Natal

Postado em 26 de setembro de 2022 - 21:54h

0 comentário

Pesquisa Band/Seta: Veja os nomes mais citados para deputado federal


Foto: reprodução

Pesquisa do Instituto Seta divulgada nesta segunda-feira (26) pela TV Band Natal e pela 98 FM traz números da corrida rumo à Câmara dos Deputados, faltando menos de uma semana para o pleito. Nas eleições deste ano, o Rio Grande do Norte vai eleger oito parlamentares.

Seis candidatos têm pelo menos 2% intenções de voto: Benes Leocádio (União Brasil) lidera, seguido de Beto Rosado (PP), General Girão (PL), Mineiro (PT), Natália Bonavides (PT) e Garibaldi Alves (MDB).

A pesquisa Seta/Band entrevistou 1.500 pessoas entre os dias 21 e 23 de setembro. A margem de erro é de 2,7 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. Os registros na Justiça Eleitoral são RN-02979/2022 e BR-03263/2022.

Veja todos os citados:

*98 FM Natal

Postado em 26 de setembro de 2022 - 21:52h

0 comentário

Pesquisa Band/Seta: Veja os nomes mais citados para deputado estadual

Foto: reprodução

Pesquisa do Instituto Seta divulgada nesta segunda-feira (26) pela TV Band Natal e pela 98 FM traz números da corrida rumo à Assembleia Legislativa, faltando menos de uma semana para o pleito. Nas eleições deste ano, o Rio Grande do Norte vai eleger 24 parlamentares.

Os seis candidatos mais citados são: Kleber Rodrigues (PSDB), Getúlio Rêgo (PSDB), Ezequiel (PSDB), Isolda (PT), Nelter Queiroz (PSDB) e Tomba (PSDB).

A pesquisa Seta/Band entrevistou 1.500 pessoas entre os dias 21 e 23 de setembro. A margem de erro é de 2,7 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. Os registros na Justiça Eleitoral são RN-02979/2022 e BR-03263/2022.

Veja todos os citados:

*98 FM Natal

Postado em 26 de setembro de 2022 - 21:48h

0 comentário

Rafael participa de grande carreata pelas principais vias de Natal

Rafael Motta, candidato do PSB ao Senado, recebeu manifestações de apoio e carinho durante todo o percurso da Carreata do Povo #Rafael400 realizada pelas principais vias das quatro zonas de Natal, neste sábado (24). Milhares de pessoas participaram da mobilização, seja de carro, seja acenando das calçadas ou abrindo as janelas e portas de suas casas para ver Rafael passar ao lado de apoiadores e dos candidatos das nominatas de deputados estadual e federal. 

A carreata mobilizou a capital potiguar, onde Rafael iniciou sua vida pública como vereador, “no primeiro batente da política”, como o candidato costuma falar. 

“Estou com as energias renovadas para a reta final da campanha após ter recebido tanto carinho por onde passamos. Natal é a cidade onde iniciei minha carreira política, para onde nosso mandato destinou quase 13 milhões de reais. Foi um momento de mais uma vez renovar meu compromisso com a população de Natal, assim como temos feito por todo o Estado, de trabalhar no Senado para viabilizar ainda mais recursos para ações de obras, e nos comprometendo publicamente em seguir na defesa do trabalhador, do aposentado e das pessoas mais humildes. O povo do Rio Grande do Norte tem opção para o Senado e não precisa estar fadada a escolher o menos ruim. Sou o candidato do trabalhador, o candidato do aposentado, o candidato da esperança e o único candidato a senador que vota em Lula”, afirmou Rafael.

Postado em 26 de setembro de 2022 - 20:07h

0 comentário

Pesquisa Ipec: Lula, 48%; Bolsonaro, 31%

Foto: Amanda Perobelli/Reuters e Miguel Schincariol/AFP

Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (26), encomendada pela Globo, mostra o ex-presidente Lula (PT) com 48% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 31% na eleição para a Presidência da República em 2022.

Em relação à pesquisa anterior, de 19 de setembro, Lula foi de 47% para 48%. Bolsonaro se manteve com 31%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Imagem: reprodução/g1

  • Lula (PT): 48% (47% na pesquisa anterior, de 19 de setembro)
  • Jair Bolsonaro (PL): 31% (31% na pesquisa anterior)
  • Ciro Gomes (PDT): 6% (7% na pesquisa anterior)
  • Simone Tebet (MDB): 5% (5% na pesquisa anterior)
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (1% na pesquisa anterior)
  • Felipe d’Avila (Novo): 1% (0% na pesquisa anterior)
  • Vera (PSTU): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Léo Péricles (UP): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Padre Kelmon (PTB): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Sofia Manzano (PCB): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Constituinte Eymael (DC): – (0% na pesquisa anterior)
  • Branco/nulo: 4% (5% na pesquisa anterior)
  • Não sabe/não respondeu: 4% (4% na pesquisa anterior)

A pesquisa ouviu 3.008 pessoas entre os dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob número BR-01640/2022.

Votos válidos

Votos válidos excluem os votos em branco e os nulos. Lula lidera a disputa:

  • Lula: 52% (52% na pesquisa anterior)
  • Bolsonaro: 34% (34% na pesquisa anterior)

2º turno

O Ipec também pesquisou a intenção de votos no segundo turno. Lula vence por 54% a 35% no cenário pesquisado, mesmo índice da semana passada.

  • Lula (PT): 54% (54% na pesquisa anterior, de 19 de setembro)
  • Bolsonaro (PL): 35% (35% na pesquisa anterior)

*g1

Postado em 26 de setembro de 2022 - 19:35h

0 comentário

CBF confirma datas e horários dos jogos entre ABC e Mirassol pela final da Série C do Campeonato Brasileiro


Foto: Rennê Carvalho/ABC FC

A CBF confirmou no fim da tarde desta segunda-feira (26) as datas e horários das partidas de ida e volta entre ABC e Mirassol pela final da Série C. A informação foi divulgada pelo jornalista Rodrigo Ferreira.

O alvinegro realiza o primeiro jogo neste sábado (1º) às 17h, no Frasqueirão, enquanto a equipe paulista realiza o segundo jogo em Mirassol, no Estádio Municipal José Maria de Campos Maia, no dia 8 de outubro (sábado) no mesmo horário do confronto de ida.

ABC e Mirassol se enfrentaram somente uma vez nesta Série C. Jogando em Natal, o Mais Querido venceu o Leão por 1 a 0 com gol de Wallyson.

Postado em 26 de setembro de 2022 - 19:33h

0 comentário

Bahia: Estudante armado invade escola, atira contra colegas e mata cadeirante

Um aluno armado invadiu a Escola Municipal Eurides Sant’Anna, em Barreiras, na Bahia, e durante um ataque a tiros contra colegas, matou uma estudante cadeirante. Geane da Silva Brito, de 20 anos, levou um tiro e morreu na hora. O caso aconteceu na manhã desta segunda-feira (26).

O atirador foi baleado pela Polícia Militar e socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital Geral do Oeste. Ele era matriculado no colégio onde o ataque aconteceu, mas não estava frequentando as aulas.

Segundo a prefeitura da cidade, o autor dos disparos estava vestido todo de preto e forçou sua entrada na escola.

Um dos alunos que estava no colégio relatou o ocorrido ao g1 Bahia. Confira: “O menino entrou na escola vestido de preto, deu um tiro na porta, lá dentro [do colégio] deu outro tiro. Os meninos [alunos] correram para a quadra, mas o instrutor mandou sair e ir para o fundo da escola, aí todo mundo arrodeou (sic) e conseguiu sair do colégio”, relatou o jovem.

*Via Jair Sampaio

Postado em 26 de setembro de 2022 - 14:14h

0 comentário

Motociclista morre após colidir com muro no interior do RN

Muro ficou destruído após colisão de motocicleta em Ouro Branco, no Seridó potiguar — Foto: Cedida / CPRE-RN

Muro ficou destruído após colisão de motocicleta em Ouro Branco, no Seridó potiguar — Foto: Cedida / CPRE-RN

Um motociclista morreu após colidir com o muro de uma casa na noite deste domingo (25), no município de Ouro Branco, na região Seridó potiguar. Ele chegou a ser socorrido para o hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual, a vítima identificada como José Geraldo da Silva Filho, 26, teria perdido o controle do veículo e batido com tanta força que parte da estrutura do muro desabou.

Ainda de acordo com a polícia, o condutor não possuía habilitação para pilotar motocicletas.

No hospital, a vítima foi diagnosticada com traumatismo craniano. O motociclista estava desacordado e passou por protocolos de reanimação por parte da equipe médica da unidade, sem sucesso.

*G1- RN

Postado em 26 de setembro de 2022 - 13:55h

0 comentário

Primos são mortos a tiros dentro de casa em Natal, diz PM

Dois primos foram mortos a tiros dentro de casa, na madrugada desta segunda-feira (26), em Natal, segundo a Polícia Militar. O caso aconteceu no bairro Salinas, na Zona Norte da capital.

Os jovens foram executados a tiros em uma residência no cruzamento da Rua Salinas Floresta com a Rua Rio Salgado, por volta das 3h.

De acordo com o 4º Batalhão da PM, as vítimas foram identificadas como Wallison Santos da Silva e Murilo Brito dos Santos.

Ainda de acordo com a PM, familiares Wallison afirmaram que dois criminosos invadiram a casa, tiraram o jovem de dentro do quarto e o levaram para a sala, onde o primo Murilo já estava. No local, ambos foram executados.

Os familiares afirmaram que ouviram o barulho dos disparos de arma de fogo e um som de carro deixando o local. Ao chegarem à sala, encontraram os dois jovens sem vida.

*g1 RN

Postado em 26 de setembro de 2022 - 13:12h

0 comentário

Pesquisa Item/Gustavo Negreiros aponta crescimento de Rafael e cenário indefinido para o Senado

A pesquisa Item/Gustavo Negreiros aponta crescimento do candidato do PSB, Rafael Motta, e um cenário indefinido na disputa pelo Senado. Na questão espontânea, Rafael tem 14,5% e está tecnicamente empatado com Carlos Eduardo citado por 17% dos entrevistados. Rogério Marinho tem 19,5%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 20 de setembro, ouvindo 1.600 entrevistados, em 12 microrregiões do Estado, com margem de erro de 2,45% e registrada sob o nº RN-06313/2022, no TRE/RN, e BR 08469/2022 no TSE.

Ainda na estimulada, os candidatos Dário Barbosa, Geraldo Pinho, Freitas Júnior, Pastor Silvestre, Veterinária Shirlei Medeiros e outros nomes citados foram citados, cada, por 1%. Indecisos, brancos e nulos somam 43%.

Na pergunta estimulada, na qual os nomes dos candidatos ao Senado são apresentados aos entrevistados, a pesquisa aponta Rogério com 26%, seguido de perto por Carlos Eduardo e Rafael praticamente empatados tecnicamente, com 23% e 20%, respectivamente. 

Os demais candidatos apresentaram os seguintes percentuais: Pastor Silvestre 3%, Freitas Júnior 2%, Veterinária Shirlei Medeiros 2%, Geraldo Pinho 1,5%, Dário Barbosa 1%, e indecisos, brancos e nulos 21,5%. 

Rejeição

Na rejeição, a sondagem mostrou, mais uma vez, que Rafael tem o menor índice de rejeição entre os principais candidatos na corrida para o Senado. Fator que demonstra o potencial de crescimento do candidato do PSB nessa reta final da campanha. Rafael tem 9,5%, menos da metade da rejeição de Carlos Eduardo e Rogério Marinho, citados por 20% dos entrevistados. 

Na sequência, aparecem Marcos do MBL 5%, Dário Barbosa 4%, Marcelo Guerreiro 3%, Freitas Júnior 2%, Pastor Silvestre 2%, Veterinária Shirlei Medeiros 2%, Geraldo Pinho 2% e indecisos, brancos e nulos 30,5%.

Os candidatos Marcos do MBL e Marcelo Guerreiro não foram citados na amostra, mas podem oscilar dentro da margem de erro.

Postado em 25 de setembro de 2022 - 17:50h

0 comentário

Tentativa de homicídio foi registrada em Currais Novos

Repórter Seridó – A Polícia Militar foi acionada às 22h19 para atender uma ocorrência de disparos de arma de fogo no bairro Dr. José Bezerra na rua Rita Moreira ao chegar o local encontrou um homem baleado identificado por Leo Charles de 37 anos, a vítima sofreu vários disparos sendo socorrido rapidamente para a emergência do hospital e em seguida para Natal, de acordo com a nossa apuração Charles não corre risco de morte.

A vítima tem várias passagens pela polícia e recentemente tinha deixado o presídio. A PM encontrou onze capsulas espalhadas pelo chão.

*Repórter Seridó

Postado em 25 de setembro de 2022 - 17:46h

0 comentário