Ex-policial penal é condenado a oito anos de prisão por vazar informações sigilosas no RN

Carros da Polícia Penal no RN: policial penal condenado perdeu o cargo na corporação — Foto: Kleber Teixeita/Inter TV Cabugi/ARQUIVO

Carros da Polícia Penal no RN: policial penal condenado perdeu o cargo na corporação — Foto: Kleber Teixeita/Inter TV Cabugi/ARQUIVO

Um ex-policial penal do Rio Grande do Norte foi condenado pela 5ª Vara Criminal de Natal a 8 anos e 5 meses de prisão, além da perda do cargo público, por vazar informações sigilosas em troca de benefícios próprios.

Segundo o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), ele solicitou vantagem indevida a advogadas criminalistas em troca de informações sigilosas e revelou a existência de uma operação policial, o que resultou na fuga de um dos alvos.

A setença do Tribunal de Justiça do RN apontou que “as condutas do réu foram claramente com intuitos criminosos, oferecendo-se informações sigilosas na clara intenção de se obter dinheiro em troca”.

Dhayme Araújo da Silva, conhecido como PQD, foi denunciado pelo MPRN por corrupção passiva e violação de sigilo funcional qualificada.

A sentença indicou ainda que “o réu violou seu dever funcional e a confiança que lhe foi depositada ao utilizar informações sigilosas para benefício próprio”.

Além da pena de reclusão, o agente também foi condenado à perda do cargo, já que a Justiça considerou que “é inconcebível a continuidade do réu na condição de agente penitenciário, tendo em vista a gravidade dos crimes praticados”.

A sentença ainda determinou o pagamento das custas processuais e a destinação dos bens apreendidos em favor da União.

*g1 RN

Postado em 8 de outubro de 2024

Eleições 2024: acompanhe a apuração em todos os municípios do RN

Urna eletrônica modelo 2022 — Foto: Alejandro Zambrana e Antônio Augusto/Secom TSE

Urna eletrônica modelo 2022 — Foto: Alejandro Zambrana e Antônio Augusto/Secom TSE

No próximo dia 6 de outubro, os brasileiros irão às urnas para votar no primeiro turno das Eleições de 2024. Será possível acompanhar a apuração em cada um dos 167 municípios do Rio Grande do Norte pela página especial desenvolvida pelo g1. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ao acessar a cidade desejada, o leitor encontrará um resumo da corrida eleitoral do município, começando pelos candidatos à prefeitura.

Até as 17h de domingo (6), os candidatos estarão listados por ordem alfabética. Conforme os dados da apuração forem liberados, os nomes serão listados de acordo com a quantidade de votos recebidos.

Em seguida, um gráfico mostrará, do início ao fim da apuração, a evolução dos candidatos mais bem colocados.

Ao navegar pela tela ou ao escolher a opção “Vereador” no menu superior, o usuário encontra não só os candidatos ao posto, mas também os votos em tempo real e a quantidade de cadeiras disponíveis. Quando as cadeiras forem preenchidas, a página mostrará a composição da câmara municipal.

Tanto a apuração para prefeito quanto a apuração para vereadores é compartilhável, permitindo o envio por WhatsApp e redes sociais.

Apurações nas cidades

Para acessar e ficar por dentro da apuração das Eleições 2024 nas cidades potiguares, basta clicar nos links abaixo:

*g1 RN

Postado em 7 de outubro de 2024

Lagoa Nova elege nova Câmara Municipal com 45% de renovação; Junior de Joquinha lidera com 868 votos

Confira a nova composição da Câmara Municipal de Lagoa Nova para a legislatura 2025-2028, definida nas eleições deste domingo, 6 de outubro. Com um total de 10.844 eleitores aptos a votar, foram registrados 10.308 votos válidos, 377 nulos e 159 em branco. A eleição trouxe uma significativa renovação para o legislativo, com 45,46% dos vereadores eleitos sendo novos nomes.

Os vereadores eleitos e reeleitos são:

Junior de Joquinha: 868 votos

Jean Carlo: 727 votos

Professor Edilberto: 661 votos

Novinho: 637 votos

Eliseu: 422 votos

Antônio de Mariquinha: 403 votos

Paulo Machado: 369 votos

Faguin: 343 votos

Matheus Emanoel: 325 votos

Professor Jefferson: 314 votos

Maria Machado: 309 votos

Entre os vereadores que não conseguiram se reeleger estão Neném de Manoel José (305 votos), Eliabe Davi (294 votos), Emílio José (287 votos), Dequinha Primo (251 votos) e Carlinho de Wilson (228 votos).

*LagoaNovaDestaque

Postado em 6 de outubro de 2024

Homem é preso por tentar matar mulher a facadas no interior do RN

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Policiais civis da 101ª Delegacia de Polícia Civil, em parceria com a 13ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Goianinha, prenderam um homem investigado de tentativa de feminicídio contra sua companheira nesta sexta-feira (4). O crime ocorreu na comunidade de “Batalha Nova”, em Goianinha, nas primeiras horas do dia. A vítima sofreu várias facadas desferidas pelo agressor, que fugiu logo após o crime.

Após intensas diligências, os policiais civis localizaram e prenderam o suspeito. Ele foi conduzido à Delegacia de Goianinha para os procedimentos legais e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

O homem será inicialmente autuado por feminicídio tentado, crime que ocorre quando a violência é praticada contra uma mulher no contexto de discriminação ou menosprezo pela sua condição feminina, geralmente em situações de violência doméstica.

Segundo informações preliminares, o crime teria sido motivado por ciúmes. A vítima foi socorrida e levada ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, onde passou por cirurgia e segue em recuperação.

Postado em 4 de outubro de 2024

RN reforça segurança e terá mais de 12 mil agentes atuando em todos os municípios

Foto: Assecom Sesed/RN

O Governo do Rio Grande do Norte detalhou nesta sexta-feira (4), em coletiva de imprensa, o esquema de segurança pública que será aplicado na Operação Eleições 2024. O esquema reforça a segurança em todos os 167 municípios do estado. O primeiro turno das eleições municipais acontece neste domingo (6). Forças de segurança estarão presentes em todos as cidades do estado com um investimento de quase R$ 10 milhões.

Para este pleito, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) utilizará a mesma estratégia de pleitos anteriores. Todo o efetivo que atua no estado, mais de 12 mil homens e mulheres, será empregado.

Assim, com exceção dos servidores de férias ou em cumprimento de licença médica, todos os ativos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Técnico-Científico de Perícia foram convocados para trabalhar no dia da eleição.

Em razão do emprego de todo o efetivo das forças estaduais no pleito, o Governo do Rio Grande do Norte vai investir quase R$ 10 milhões em diárias operacionais.

A Operação Eleições 2024 também contará com participação da Polícia Penal, com servidores da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, de guardas municipais, além da participação da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Neoenergia Cosern.

“Planejamento pronto. Todos os 167 municípios, 60 zonas eleitoras e mais de 1.500 locais de votação, terão servidores do sistema de segurança pública, que irão trabalhar de forma integrada para garantir o pleito eleitoral”, afirmou o coronel Francisco Araújo, titular da SESED.

Em tempo real

A Operação Eleições 2024 em todos os 167 municípios do estado será acompanhada em tempo real pela SESED. Será ativado no domingo, (6) o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), coordenado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), que contará com servidores dos órgãos do sistema de segurança pública para gerenciar as ocorrências relacionadas ao pleito eleitoral.

*Fonte: Portal 98FM

Postado em 4 de outubro de 2024

Baterista Riquelme é preso por falta de pagamento de pensão alimentícia

O baterista Riquelme está preso desde o dia 23 de setembro de 2024 em cumprimento a um mandado de prisão civil da 7ª Vara de Família do Tribunal de Justiça do Paraná.

O instrumentista foi detido por dever pensão alimentícia para um dos filhos que não convive com ele.

A prisão ocorre por dívidas dos meses de junho, julho e agosto de 2018. A reportagem entrou em contato com o advogado para saber os motivos do atraso dos pagamentos, mas as ligações não foram atendidas.

Enquanto não houver resolução sobre o pagamento das obrigações alimentares pendentes, a prisão preventiva de Riquelme permanece válida.

*Diário do Nordeste

Postado em 4 de outubro de 2024

Ministro confirma preocupação de autoridades do RN com infiltração do crime organizado nas eleições

Ricardo Lewandowski durante visita ao Rio Grande do Norte em março  — Foto: Reprodução

Ricardo Lewandowski durante visita ao Rio Grande do Norte em março — Foto: Reprodução

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quinta-feira (3) que as autoridades do Rio Grande do Norte já demonstravam, em março, preocupação com o interesse do crime organizado em se infiltrar no poder público por meio das eleições municipais.

Lewandowski esteve no Rio Grande do Norte após a fuga de dois presos da Penitenciária Federal de Mossoró, a primeira na história no sistema penitenciário federal. Os dois homens foram recapturados em abril.

A declaração do ministro foi dada durante entrevista ao programa ‘Bom Dia, Ministro’, produzido pelo governo federal.

“Quando nós estivemos no Rio Grande do Norte, em Mossoró, quando houve aquela fuga de dois presidiários daquela penitenciária de segurança máxima, já as autoridades locais estavam demonstrando e repassaram uma preocupação no sentido da infiltração do crime organizado nas eleições locais, nas eleições municipais, lançando candidatos a vereadores, lançando candidatos a prefeitos em cidades, em locais onde isto jamais isso ocorreu”, declarou.

O ministro ainda afirmou que a ação é orquestrada a partir de outras partes do país, onde os criminosos estariam mais organizados e interessados em infiltrar-se na máquina estatal.

“O que eu quero dizer é que tanto a Justiça Eleitoral quanto o Ministério da Justiça e Segurança Pública, especialmente por meio da Polícia Federal, estão muito atentos. Nós estamos passando um pente fino na vida pregressa de todos os candidatos e vamos identificar aqueles que eventualmente não podem se candidatar. Muitos já foram barrados por esse motivo e outros mais serão. E, se forem descobertos depois de eleitos, certamente não tomarão posse ou serão cassados na sequência”, pontuou.

Procurada pelo g1, a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte não comentou as falas do ministro.

Vídeo mostra como foi fuga em Mossoró

Violência

Um candidato foi assassinado durante as eleições de 2024 no Rio Grande do Norte, na cidade de João Dias, no Alto Oeste. O prefeito Marcelo Oliveira (União Brasil), que buscava a reeleição, foi assassinado junto com o pai dele, Sandi Oliveira, no dia 27 de agosto, durante uma atividade política. Pelo menos quatro suspeitos foram presos.

O Tribunal Superior Eleitoral autorizou o envio de forças federais para o município, para as eleições no próximo domingo (6).

*g1 RN

Postado em 4 de outubro de 2024

Jornalista Cid Moreira morre aos 97 anos

Foto: TV Globo/Reprodução/Dedoc

O jornalista, apresentador e locutor Cid Moreira morreu, aos 97 anos, às 8h desta quarta-feira (3). Ele tratava de uma pneumonia no Hospital Santa Teresa de Petrópolis, no Rio de Janeiro. As informações foram divulgadas pela Globo e confirmadas pelo SBT por meio da unidade hospitalar.

O ex-âncora do Jornal Nacional, por 26 anos, desde a estreia do programa, em 1969, comemorou o aniversário na última sexta-feira (27). Segundo o Memória Globo, Cid deu mais de oito mil “boa noite” ao público, na apresentação.

O jornalista também fez reportagens especiais para o programa Fantástico.

Cid Moreira nasceu em Taubaté, em 27 de setembro de 1927 e se formou em contabilidade, em 1944. Admirado por fazer imitações, ele foi levado por um amigo para fazer um teste de locução, quando passou a trabalhar na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade, em 1949, na capital paulista.

Dois anos depois, o jornalista retornou para o Rio de Janeiro após ser contratado por uma rádio. Somente em 1956 que as primeiras experiências na televisão foram acontecer, apresentando os programas Além da Imaginação e Noite de Gala.

A estreia como locutor ocorreu na TV Rio, em 1963, na equipe do Jornal Vanguarda, com passagens pela Tupi, Globo, Excelsior e Continental.

*SBT News

Postado em 3 de outubro de 2024

Homem é preso por estuprar a própria enteada na Grande Natal

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um homem de 48 anos, condenado por estuprar a própria enteada, uma adolescente de 13 anos, foi preso nesta quarta-feira (2). O mandado de prisão condenatória foi expedido pelo Poder Judiciário, na tarde da terça-feira (1º).

Após a prisão, o acusado foi conduzido até a delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

*Ponta Negra News

Postado em 2 de outubro de 2024

Vereadora de cidade do RN sofre atentado a tiros; PSDB cobra investigação do caso

A vereadora Jusaly Medeiros, conhecida como Neném de Nilson, sofreu um atentado a tiros na noite desta terça-feira (1º). Foto: Reprodução.

A vereadora Jusaly Medeiros, conhecida como Neném de Nilson, sofreu um atentado a tiros na noite desta terça-feira (1º), na zona rural de Carnaubais. Segundo apurado pela TRIBUNA DO NORTE, a parlamentar estava dirigindo o carro, que tinha como passageiras a sua filha Júlia e a ex-vereadora Francisca Macedo, quando uma moto efetuou os disparos contra o veículo. Ninguém se feriu.

O tiro acertou o retrovisor do carro. De acordo com Júlia Medeiros, filha da parlamentar, desde domingo que a vereadora vem sendo intimidada e citou que um carro parou ao lado do dela e ficou acelerando. “Ontem, por volta das 21h30, saímos de uma visita na comunidade Mutamba com destino à cidade de Carnaubais. Quando uma moto preta, com um indivíduo de capacete e com roupa escura, encostou no carro em movimento e disparou um tiro que atingiu o retrovisor do lado do motorista”, informou Júlia em relato à TRIBUNA DO NORTE.

A advogada Thereza dos Santos, que representa a parlamentar, esclareceu que vai solicitar reforço na segurança da vereadora junto ao Ministério Público Eleitoral. Ela informou que a vereadora teve que se deslocar para Assú para fazer um Boletim de Ocorrência. Ainda na cidade, a vereadora também recebeu atendimento médico no hospital municipal.

PSDB RN cobra apuração de atentado contra vereadora em Carnaubais

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), integrante da coligação “Por Nossa Terra, por Nossa Gente”, na cidade de Carnaubais/RN, a 203 quilômetros de Natal na região do Vale do Assu, acionou o ministério público eleitoral para que apure o atentado contra a vereadora Neném de Nilson (PSDB) que teve o veículo alvejado por arma de fogo, na noite desta terça-feira, 01/10, enquanto cumpria agenda política na Zona Rural Sul de Carnaubais, por volta das 21h30, na Comunidade da Mutamba.

Neném de Nilson chegou a ser atendida no hospital maternidade para exames. A Polícia Militar, em Carnaubais, fez diligências e acompanhou a vereadora até sua residência no distrito do Entroncamento. “Fui surpreendida. Talvez queiram me intimidar pelo fato de ser mulher. Mas vou manter a campanha em busca do meu quinto mandato de vereadora”, disse Neném de Nilson.

O PSDB lamenta a onda de violência política que tem surgido na reta final da campanha na cidade de Carnaubais e espera a rápida atuação das forças de segurança do Estado para que o eleitor tenha tranquilidade para a escolha e exercício do voto no próximo domingo dia 6.

A vereadora Neném de Nilson estava na companhia da filha Júlia Medeiros e da ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal de Carnaubais, Francisquinha, no momento do atentado em que um motoqueiro abriu fogo contra o veículo da parlamentar. Por sorte, ninguém ficou ferido. Na manhã desta quarta-feira (2/10) a vereadora presta depoimento na delegacia de Assú.

*Tribuna do Norte

Postado em 2 de outubro de 2024

Policial penal condenado por tortura contra detento é preso em Mossoró

Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio, em Mossoró — Foto: Sara Cardoso/Inter TV Costa Branca/ARQUIVO

Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio, em Mossoró — Foto: Sara Cardoso/Inter TV Costa Branca/ARQUIVO

Um policial penal do Rio Grande do Norte foi preso na manhã desta terça-feira (1º) em Mossoró, na Região Oeste do estado, após ser condenado em segunda instância na Justiça pelo crime de tortura.

O servidor Francisco Giovanni de Souza Gonçalves, de 38 anos, foi detido em casa, por volta das 6h30, dentro de casa, no bairro Nova Betânia.

A prisão foi realizada pela própria Polícia Penal do RN, segundo a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap).

Pelo crime de tortura, o policial penal foi condenado a 5 anos, 2 meses e 12 dias de prisão em regime fechado pela 2ª Vara Criminal de Mossoró.

De acordo com a Seap, o crime em questão aconteceu em 2019 na Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró, contra um detento.

O policial penal passou por exame de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e em seguida foi levado para o sistema prisional estadual – a penitenciária não foi informada.

*g1 RN

Postado em 2 de outubro de 2024

Boletim de Ocorrências do 13º BPM: Relatório de Atividades de 01 a 02 de outubro 

O 13º Batalhão de Polícia Militar registrou diversas ocorrências nas últimas 24 horas, atuando com prontidão para garantir a segurança nas cidades da sua área de atuação.

1ª Companhia – Currais Novos

A Polícia Militar de Currais Novos atendeu duas situações de apoio a mulheres em situação de violência doméstica, prestando o suporte necessário em visitas assistidas, reforçando o compromisso de proteção às vítimas. Além disso, foi realizada uma averiguação em chamada de emergência, onde os policiais agiram rapidamente para verificar a situação relatada. Detalhes sobre o desfecho não foram divulgados.

2ª Companhia – Acari, Florânia e São Vicente

Nas cidades de Acari, Florânia e São Vicente, não houve alterações significativas no cenário de segurança pública, com o plantão transcorrendo sem registro de ocorrências.

3ª Companhia

Lagoa Nova: Um caso de apoio a mulher em situação de violência doméstica foi registrado, com a PM prestando suporte em visita assistida à vítima.

Cerro Corá: A PM atendeu a um incidente de incêndio no quintal de uma residência. Graças à rápida ação dos policiais, o fogo foi controlado, evitando maiores danos e a propagação para áreas adjacentes. Não houve registro de feridos.

Tenente Laurentino Cruz: Nenhuma ocorrência foi registrada no período.

O 13º BPM reforça o compromisso de servir e proteger, garantindo a segurança e o bem-estar da população em sua área de atuação.

*Fonte: Polícia Militar

Postado em 2 de outubro de 2024

Governo Lula bloqueia R$ 13,3 bilhões no Orçamento; Saúde e Cidades são os ministérios mais afetados

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Os ministérios da Saúde, das Cidades e da Educação foram os mais afetados pelo bloqueio de R$ 13,3 bilhões no Orçamento da União. O detalhamento do congelamento foi publicado pelo governo em edição extra, nesta segunda-feira (30), no Diário Oficial da União. Agora, os órgãos terão até 7 de outubro para indicar as ações que serão bloqueadas.

“A distribuição por órgão teve como diretrizes a continuidade das políticas públicas de atendimento à população e o compromisso do governo federal com a meta de resultado fiscal estabelecida para o ano de 2024″, diz o governo. A divisão da contenção dos R$ 13,3 bilhões se dará da seguinte forma: R$ 3,6 bilhões são de recursos discricionários do PAC, R$ 8,6 bilhões são de recursos discricionárias do Executivo e R$ 974 milhões são de emendas de comissão.

O Ministério da Saúde foi o mais atingido, com bloqueio de R$ 4,5 bilhões, enquanto Cidades teve restrição de R$ 1,7 bilhão. O terceiro lugar é ocupado pela pasta da Educação, com bloqueio de R$ 1,3 bilhão. Já o Ministério dos Transportes, na quarta posição, teve restrição de R$ 985 milhões. A lista completa pode ser acessada neste site do governo. O congelamento dos recursos ocorreu em decorrência da elevação das despesas obrigatórias no Orçamento da União.

De acordo com o Ministério do Planejamento e Orçamento, os limites de empenho serão divididos em dois períodos: até novembro e até dezembro. Com a regra, “os ministérios e órgãos poderão empenhar, até novembro, 50% do saldo a empenhar remanescente, sendo os demais 50% liberados para empenho em dezembro”, diz o governo em nota.

“Tal medida objetiva adequar o ritmo de execução de despesas ao avanço do exercício e à realização das receitas, de maneira que a condução da programação orçamentária e financeira ajude a prevenir riscos no ciclo de gestão fiscal do orçamento, como preconiza o § 1º do art. 1º da Lei de Responsabilidade Fiscal”, acrescenta.

*R7

Postado em 1 de outubro de 2024

Resumo de Ocorrências Policiais – 13º BPM – 30/09/2024 a 01/10/2024

O 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM) registrou diversas ocorrências relacionadas a violência doméstica e lesão corporal entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro de 2024. Confira os principais relatos:

1ª Companhia (Currais Novos)

Currais Novos: Foram registrados dois casos de violência doméstica. Além disso, a equipe da Patrulha Maria da Penha realizou duas visitas assistidas, prestando apoio a mulheres em situação de violência doméstica.

2ª Companhia

Acari: Nenhuma alteração ou ocorrência registrada.

Florânia: A cidade teve uma ocorrência de lesão corporal e uma visita assistida para apoiar uma mulher vítima de violência doméstica.

São Vicente: Sem ocorrências durante o período.

3ª Companhia

Lagoa Nova: Sem registros de ocorrências.

Cerro Corá: Uma visita assistida foi realizada, prestando auxílio a uma mulher em situação de violência doméstica.

Bodó: Nenhuma alteração registrada.

Tenente Laurentino Cruz: A cidade teve o maior número de atendimentos, com nove visitas assistidas em apoio a mulheres vítimas de violência doméstica.

Os números refletem a continuidade do trabalho preventivo das equipes de segurança pública, especialmente no suporte às vítimas de violência doméstica. As autoridades reforçam a importância da denúncia e do acolhimento às vítimas, incentivando que quem esteja nessa situação busque ajuda por meio dos canais disponíveis.

As ações seguem com o objetivo de garantir a proteção e a segurança das mulheres em situação de vulnerabilidade.

*Repórter Seridó

Postado em 1 de outubro de 2024

Candidato a prefeito em Roraima morre após ser atingido por 4 tiros

O candidato a prefeito de Amajari (RR), Antônio Etelvino Almeida, conhecido como Toinho da Aderr (PRD), morreu na última sexta-feira (27), aos 66 anos, depois de um atentado a tiros. Ele chegou a ser socorrido e levado a um hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Toinho estava internado desde a última terça-feira (24), quando foi baleado em um sítio próximo de Amajari. Ele foi atingido por ao menos quatro disparos. Além dos ferimentos pelos projéteis, hipercalemia (excesso de potássio no sangue) e acidose metabólica refratária também estão entre a causa da morte.

Em suas redes sociais, a prefeita de Amajari e candidata à reeleição, Núbia Lima (PP-RR), prestou solidariedade à família do adversário.

“Nossos sentimentos à família e aos amigos do Antonio Etelvino Almeida, o Toinho da Aderr, neste momento difícil. Que Deus conforte o coração de todos que estão sofrendo com essa perda”, postou.

O caso

A esposa de Toinho contou que o ataque aconteceu enquanto Toinho dormia no sítio de amigos. Um homem teria invadido a propriedade, chamado por ele e efetuado pelo menos 12 disparos.

Apesar de ter sido atingido pelos disparos, o candidato ainda conseguia conversar com a esposa antes de ser levado a um hospital em Boa Vista, onde passou por uma cirurgia.

O caso foi registrado na Polícia Militar como tentativa de homicídio. Até o momento ninguém foi preso. A esposa de Toinho diz ter suspeitas sobre o autor do crime. No entanto, o responsável ainda não tenha sido identificado.

*Via Jair Sampaio

Postado em 30 de setembro de 2024

Quais as funções dos vereadores?

Originário do grego antigo, o vocábulo vereador vem da palavra “verea”, que significa vereda, caminho. O vereador, portanto, seria o que vereia, trilha, ou orienta os caminhos. Existe no idioma brasileiro o verbo verear, que é o ato de exercer o cargo e as funções de vereador. Resumindo, o vereador é a ligação entre o governo e o povo. Ele tem o poder de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na câmara municipal e fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática.

Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.

Legislativo

Os vereadores fazem parte do Poder Legislativo, e discutem e votam matérias que envolvem impostos municipais, educação municipal, linhas de ônibus e saneamento, entre outros temas da cidade. Cada vereador é eleito de forma direta, pelo voto, tornando-se um representante da população. Por isso, deve propor projetos que estejam de acordo com os interesses e o bem-estar do povo.

Fiscalização

Além das votações, os vereadores também têm o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidando da aplicação dos recursos e observando o orçamento. É dever deles acompanhar o Poder Executivo, principalmente em relação ao cumprimento das leis e da boa aplicação e gestão do dinheiro público.

*Fonte: undefined

Postado em 30 de setembro de 2024

Natal: Artefato explosivo é detonado pelo Bope após ser encontrado em estrutura de drenagem em Ponta Negra

Artefato encontrado em drenagem do calçadão de Ponta Negra foi implodido — Foto: Divulgação

Artefato encontrado em drenagem do calçadão de Ponta Negra foi implodido — Foto: Divulgação

Um artefato explosivo foi encontrado neste sábado (28) em uma estrutura de drenagem do calçadão da praia de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. O Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) isolou a área e denotou o material.

O explosivo foi visto por uma pessoa com detector de metais que passava pelo trecho a procura de moedas e jóias. Ele alertou sobre o fato aos vendedores da região e à polícia.

“Passou um vendedor, viu, achou estranho. E aí nós ligamos pra polícia. E aí isolaram toda essa área aqui. E foi explodida a bomba. E era uma bomba grande, não era pequena”, contou garçom Diogo Carvalho.

O garçom Jackson Souza contou que viu a bomba antes dela ser detonada pela polícia. “Pelo formato do artefato [a gente soube que era uma bomba]. Parecia realmente um morteiro”, contou.

Todo o trecho foi isolado pela Polícia Militar até a chegada do Bope para ser detonada. A ação atraiu alguns curiosos, mas também assustou outros banhistas.

O garçom Diogo Carvalho contou que perdeu clientes após a polícia chegar ao local.

“O pessoal foi embora, não ficou pra assistir na hora que eles explodiram”, disse.

*g1 RN

Postado em 30 de setembro de 2024

Azevedo reage a ideia de Lula de enquadrar a segurança

A ideia do governo Lula de revisar normas de abordagem das Policias Civil e Militar em operações de segurança pública no país, passou por críticas do deputado estadual Coronel Azevedo (PL), no plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. “O PT segue a sua sina, um desejo insaciável de abrigar a bandidagem, de transformar o Brasil no paraíso da bandidagem. A cada dia, uma nova iniciativa, sempre contra os operadores de segurança pública e sempre a favor da bandidagem”, a atacou.

Na opinião do deputado Coronel Azevedo alterações nas normas de segurança para atividade da Policia é um retrocesso em “um país em que se está usando drone com granadas para serem lançadas, as facções criminosas estão usando técnicas utilizadas na guerra da Ucrânia, com a Rússia, usando drone e explosivo”.

Azevedo chama atenção para limitações

O deputado Coronel Azevedo alertou, com base em informações do próprio Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que a proposta de Lula define o uso de arma de fogo por policiais “apenas como último recurso”, e ainda limita as circunstância que alguém possa ser “revistado”.

Ou seja, explica, vai dificultar que a Polícia reviste as pessoas para encontrar os bandidos e ainda exige “justificativa por escrito em caso de uso excepcional de algemas.”

Segundo Azevedo, o governo pretende revisar diretrizes de segurança contidas numa portaria de 2010, com a finalidade de reunir em nova portaria normas, decretos, leis, recomendações, decisões judiciais, possibilidades tecnológicas que estavam dispersos, que, segundo o próprio governo, com objetivo de “reduzir a letalidade das forças de segurança”.

*Tribuna do Norte

Postado em 30 de setembro de 2024

Gás de cozinha sobe 4,1% e botijão atinge média de R$ 106,80 em setembro, diz ANP

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasil

O preço do gás de cozinha subiu 4,1% em setembro, para uma média de R$ 106,80 o botijão de 13 quilos de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), segundo dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O valor mais alto foi encontrado no Tocantins, a R$ 125,42 o botijão, enquanto Pernambuco registrou o preço mais baixo, de R$ 92,18.

Já a gasolina e o diesel registraram leve queda, de 0,3% e 0,2%, respectivamente. O preço médio do litro da gasolina comum caiu para R$ 6,07 nos postos de abastecimento, enquanto o diesel S-10 recuou para R$ 6,01 o litro.

O Acre foi o Estado com a gasolina mais cara, a R$ 7,13 o litro, e a mais barata foi encontrada a R$ 5,88 no Maranhão. Já o diesel S-10 mais caro também é para os moradores do Acre, enquanto no Distrito Federal foi encontrado o diesel mais barato, a R$ 5,82 o litro.

A Petrobras, agente dominante do mercado de refino, que vende os combustíveis para as distribuidoras que abastecem os postos, fez o último reajuste do gás de cozinha no início de julho, um aumento equivalente a R$ 3,10 o botijão de 13 quilos. No mesmo dia, a gasolina recebeu um reajuste de R$ 0,20 o litro pela estatal.

Já o diesel está há 277 dias sem reajuste. O último movimento da Petrobras em relação ao combustível ocorreu em dezembro de 2023, quando foi reduzido em R$ 0,30 o litro.

Na última semana de setembro, o gás de cozinha e o diesel permaneceram estáveis, enquanto o preço da gasolina teve queda de 0,3%, informou a ANP.

*CNN Brasil

Postado em 29 de setembro de 2024

Mãe que matou e degolou filho de 6 anos segue em coma e entubada uma semana após levar 14 tiros

A mulher suspeita de matar a facadas e depois degolar o filho de 6 anos, em João Pessoa, segue internada em estado grave no Hospital de Trauma uma semana após o crime. Segundo o hospital, ela está em coma, entubada e o quadro clínico segue considerado grave.

O crime aconteceu na última sexta-feira, 20 de setembro. A suspeita de 26 anos reagiu à prisão, tentou atacar os agentes e precisou ser contida, tendo sido baleada 14 vezes, com os tiros atingindo a região do abdômen dela.

O crime aconteceu dentro do apartamento onde moravam, na sexta-feira (20), no bairro de Mangabeira IV, em João Pessoa. Foram os vizinhos da mulher que escutaram gritos da criança e barulhos vindo do imóvel e chamaram a polícia. Quando os policiais chegaram, encontraram a criança morta.

O tenente-coronel Ferreira, comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, disse que os policiais encontraram a mulher sentada numa cadeira, com a cabeça do filho no colo. Foi nesse momento que ela teria tentado atacar os policiais e foi baleada.

A suspeita de 26 anos foi socorrida e levada para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, onde está mantida sob custódia. A mulher segue internada na UTI da unidade hospitalar, está em coma e o estado é considerado grave. O hospital ainda informou que os disparos que ela recebeu foram na região do abdômen. As informações são do Portal PE 10.

*Via Jair Sampaio

Postado em 28 de setembro de 2024

Ciclista de 53 anos morre após ser atropelado em Mossoró

Vítima foi identificada como Antônio Clementino Maia, de 53 anos — Foto: Cedida

Vítima foi identificada como Antônio Clementino Maia, de 53 anos — Foto: Cedida

Um ciclista de 53 anos morreu após ser atropelado por um veículo na RN-013, na altura do assentamento Jurema, zona rural de Mossoró. O acidente aconteceu na noite desta sexta-feira(27).

A vítima foi identificada por Antônio Clementino Maia. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, ele trafegava de bicicleta pelo acostamento quando foi atropelado e arremessado para uma ribanceira. Antônio não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Ainda de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, ele trabalhava em uma empresa agrícola. O motorista do veículo se evadiu do local e não prestou socorro.

A Polícia Civil vai investigar o caso.

*g1 RN

Postado em 28 de setembro de 2024