Sesap anuncia medidas emergenciais para reduzir superlotação no Walfredo Gurgel

Foto: Sindsaúde
A superlotação no hospital Walfredo Gurgel voltou a acender um sinal de alerta na rede pública de saúde do Rio Grande do Norte. A situação se agravou na segunda-feira (7), quando quatro salas de cirurgia ficaram ocupadas por pacientes que aguardavam leitos de UTI. O fato foi denunciado pelo Sindicato dos Servidores em Saúde do RN (Sindsaúde-RN), que classificou o cenário como crítico.
Em resposta à crise, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) anunciou a abertura emergencial de cinco leitos de UTI no Hospital Memorial. A pasta também confirmou a possibilidade de ampliar esse número para dez nos próximos dias, com o objetivo de aliviar a pressão sobre a maior unidade hospitalar de alta complexidade do estado.
A Sesap reforçou, em nota, que o Hospital Metropolitano deve assumir parte dessa demanda no futuro. Enquanto isso, o Walfredo segue sendo o principal ponto de referência para casos de alta complexidade no estado.
Nota da Sesap:
“A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informa que, diante da superlotação do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, viabilizou junto ao Hospital Memorial a abertura de cinco leitos de UTI de forma emergencial, podendo ampliar para mais cinco nos próximos dias, com o objetivo de desafogar as salas cirúrgicas e as UTIs do Walfredo.
Importante destacar ainda que até a abertura do Hospital Metropolitano, o Walfredo Gurgel segue sendo a maior referência de alta complexidade do estado, podendo eventualmente ocorrer momentos de superlotação mesmo com todo esforço da Sesap e sua rede de hospitais.”
*Ponta Negra News