Potiguar de Cerro Corá e dona de restaurantes na Califórnia, Clija Chait viabiliza realização de festival de cinema brasileiro na Academia do Oscar em Los Angeles

Leitores do Blog se lembram de Clija Chait, a menina que saiu de Cerro Corá, se casou com um americano em Los Angeles e hoje é dona, com o marido, de uma cadeia de restaurantes na Califórnia.

Clija acaba de viabilizar a realização de um Festival de Cinema Brasileiro exatamente na Academia do Oscar, o lugar mais emblemático do cinema mundial.

São  5 dias de exibições de filmes brasileiros, começando nesta terça-feira (15) de abertura, com Marte, do diretor brasileiro Gabriel Martins.

Como mesmo declarou Talize Sayegh, da hbrfest (Hollywood Brazilian Film Festival), a escolha pelo local lhe foi negada 5 vezes, mas a interferência de Clija foi fundamental.

É que Clija e o marido Bill Chait são donos do ‘Fannys Restaurant and Cafe’, o restaurante oficial do Museu da Academia.

“É com grande prazer que anuncio o 14º Festival anual de Cinema Brasileiro de Hollywood, um festival totalmente dedicado a mostrar o melhor cinema independente do Brasil. Este ano estamos orgulhosos de ter alguns dos filmes mais importantes do ano, que definitivamente vão mostrar a paixão,
talento e coração daquilo que o Brasil é
realmente feito. Por favor juntem-se a nós dos dias 15 a 20 de novembro, e vejam através das lentes deste diretor a
beleza que é o Brasil. Vá a hbrfest.com
para ver o alinhamento completo”, postou Talize Saiegh.

A abertura na noite desta terça-feira, contou com a presença de atores, diretores e produtores dos filmes brasileiros que estarão em cartaz nos seguintes filmes:

Marte Um, Fogaréu, Regra 34, Marinheiro das Montanhas, A Mãe, Quando Falta o Ar, Turma da Mônica – Lições, Deus e o Diabo na Terra do Sol, Corpolítica e Paloma, além de vários curtas exibidos paralelo aos longas.

Marte Um, exibido na abertura do festival, segundo o crítico de cinema Waldemar Dalenogare, é um filme selecionado para representar o Brasil no Oscar 2023, e a exibição no Cinema da Academia, fez parte de uma campanha, aliada a outras exibições privadas nos Estados Unidos, para tentar incluir o trabalho do diretor Gabriel Martins entre os indicados.


A lista prévia dos indicados será anunciada, no mesmo Museu do Oscar, no dia 21 de dezembro.

O anúncio oficial dos filmes selecionados será no dia 24 de janeiro de 2023 e a premiação no dia 12 de março.

Abaixo o Museu da Academia, onde está o Fannys, restaurante de Clija e Bill.

*Fonte: thaisagalvao.com.br

Postado em 16 de novembro de 2022