Polícia investiga desvio de hormônio de uso restrito no RN; servidores da Unicat são afastados
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/y/6/GBw8EXQVK9yjC3jwH9mg/unicat.jpeg)
Viatura da Polícia Civil em frente à Unicat na manhã desta quarta-feira (3) — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou uma operação nas primeiras horas desta quarta-feira (3) para investigar um esquema de desvio do hormônio somatropina, distribuído na rede pública de saúde do Estado.
Segundo a Polícia Civil, a Justiça determinou o afastamento cautelar de servidores públicos lotados na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat).
A somatropina é de uso restrito e controlado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O hormônio de crescimento humano sintético (GH), tem uso restrito a indicações clínicas específicas e é proibida para fins estéticos, de rejuvenescimento ou aumento de massa muscular.
Segundo a polícia, as investigações conduzidas pelo Departamento de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro começaram após uma comunicação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que identificou divergências no controle de estoque e dispensações indevidas não reconhecidas pelos responsáveis legais dos pacientes.
Durante o cumprimento das medidas cautelares, autorizadas pela Justiça, foram apreendidos documentos, computadores, celulares e extratos bancários.
A ação contou com o apoio institucional da Sesap e da Unicat, além do suporte operacional da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil.
O nome “GH-404” faz referência ao hormônio de crescimento humano (Growth Hormone – GH) e ao código “404”, expressão associada ao erro “não encontrado”, simbolizando as falhas de rastreabilidade e inconsistências identificadas no controle do medicamento.
Atendimento suspenso na Unicat
Em nota, a Sesap e a Unicat reforçaram que a operação é fruto de uma comunicação realizada pelas próprias instituições às autoridades policiais, com o objetivo de investigar suspeitas encontradas a partir de apurações internas.
Por causa da operação, o atendimento da Unicat foi suspenso na manhã desta quarta-feira (3).
“A gestão coopera com toda a apuração e cumprimento das medidas judiciais de busca e apreensão e afastamento dos servidores investigados, tendo que suspender os atendimentos à população durante o período da manhã em virtude da operação policial, com a perspectiva de retorno do expediente à tarde”, informou a nota.
“Sesap e Unicat reforçam o compromisso em zelar pelos recursos públicos e pela saúde da população potiguar, sem compactuar com desvios de qualquer finalidade por parte de qualquer servidor”, diz a nota.
*g1RN



