Morre Lô Borges, fundador do Clube da Esquina e ícone da MPB, aos 73 anos
Morreu nesta segunda-feira (3) o cantor e compositor mineiro Lô Borges, aos 73 anos. O músico estava internado em um hospital em Belo Horizonte, desde o final de outubro, quando deu entrada após quadro de intoxicação medicamentosa.
Conforme boletim médico, o falecimento se deu em decorrência de falência múltipla de órgãos. Ele foi hospitalizado devido a uma intoxicação por medicamentos e precisou de ventilação mecânica.
Em parceria com Milton Nascimento, Lô foi um dos fundadores do Clube da Esquina.
Lô Borges nasceu em Belo Horizonte-MG em 10 de janeiro de 1952. Ainda muito jovem, ele se tornou figura central na cena musical mineira ao lado de nomes como Milton Nascimento, Beto Guedes, Toninho Horta e outros do que se viria a chamar de movimento Clube da Esquina.
Em 1972, lançou o Clube da Esquina, ao lado de Milton Nascimento, álbum reconhecido pela crítica como um dos marcos da música popular brasileira. No mesmo ano lançou o seu primeiro álbum solo, também intitulado Lô Borges, cuja capa ficou conhecida pela imagem de um par de tênis (chamado informalmente “o disco do tênis”).
A carreira solo continuou ao longo das décadas seguintes com álbuns como A Via-Láctea (1979), Os Borges (1980), Nuvem Cigana (1981) e Sonho Real (1984). Lô Borges manteve relevância e influência até os últimos anos, com álbuns ao vivo, colaborações e relançamentos. como via reconhecimento nacional e internacional. Ao todo, lançou 16 discos. O último, Tobogã, foi lançado no ano passado.
Relembre algumas das principais composições de Lô Borges
- *Clube da Esquina nº 2 (c/ Milton Nascimento e Márcio Borges)
- *Dois Rios (c/ Samuel Rosa e Nando Reis)
- *O Trem Azul (c/ Ronaldo Bastos)
- *Para Lennon e McCartney (c/ Márcio Borges e Fernando Brant)
- *Quem sabe isso quer dizer amor (c/ Márcio Borges)
- *Tudo que você podia ser (c/ Márcio Borges)
- *Um girassol da cor de seu cabelo (c/ Márcio Borges)
- *Paisagem da Janela (c/ Fernando Brant)
- *Trem de doido (c/ Márcio Borges)
- *Equatorial (c/ Beto Guedes e Márcio Borges)
*Tribuna do Norte




