Juazeiro do Norte “A capital da fé”

Visitar Juazeiro do Norte é mergulhar no *turismo religioso*, sendo um grande centro de peregrinação nordestino, especialmente pela figura do Padre Cícero, com locais como a Estátua do Padre Cícero, o Horto, e a Matriz de Nossa Senhora das Dores; além disso, oferece rica cultura nordestina, com o *Centro de Cultura Popular Mestre Noza* e a forte tradição do Cordel, com vistas panorâmicas da *Chapada do Araripe*, ideal para quem busca fé, história e cultura popular. 

*Principais Motivos para Visitar:*

  1. *Centro de Fé e Romaria:*
  2. Padre Cícero: Conhecida como a “Terra do Meu Padim”, atrai devotos o ano todo, com momentos intensos nas romarias de junho e julho.
  3. *Locais Sagrados:* Visite a Estátua do Padre Cícero, o Horto, o Santuário dos Franciscanos, o Museu Vivo do Padre Cícero e a Basílica de Nossa Senhora das Dores.
  4. *Cultura e Tradição Nordestina:
  5. *Literatura de Cordel:* A cidade foi um grande centro editor de cordel, e você pode explorar essa arte no Centro de Cultura Popular Mestre Noza.
  6. *Artesanato*: Explore a rica produção local, como a do artesanato em barro e madeira, ligada à fé e ao cotidiano.
  7. *Belezas Naturais e Vistas Panorâmicas:*
  8. Chapada do Araripe: A cidade oferece vistas deslumbrantes da Chapada, especialmente do alto da Estátua do Padre Cícero e do Luzeiro da Fé.
  9. *Teleférico:* Suba até o Horto utilizando o teleférico para uma experiência diferente e uma vista privilegiada.
  10. *História Viva:*
  11. *Museus*: Conheça mais sobre a história local e do Padre Cícero no Memorial Padre Cícero e no Museu Cívico Religioso. 
Postado em 28 de dezembro de 2025