Homem acusado de furtar bola assinada por Neymar é condenado a 17 anos de prisão

Bola presenteada à Câmara pelo Santos, com assinatura do jogador Neymar | Divulgação/Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Nelson Ribeiro Fonseca Júnior a 17 anos de prisão por crimes cometidos durante os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram vandalizadas, em Brasília. Ele é acusado de furtar uma bola de futebol assinada pelo jogador Neymar durante invasão ao Congresso Nacional.
Nelson foi condenado por diversos crimes, incluindo: abolição violenta do Estado Democrático de Direito (5 anos e 6 meses de reclusão), tentativa de golpe de Estado (6 anos e 6 meses), dano qualificado (1 ano e 6 meses de detenção e 50 dias-multa), deterioração de patrimônio tombado (1 ano e 6 meses de reclusão e 50 dias-multa), associação criminosa armada (2 anos de reclusão) e furto qualificado (3 anos de reclusão).
A pena total é de 17 anos, sendo 15 anos e 6 meses de reclusão, 1 ano e 6 meses de detenção e 130 dias-multa, com o valor diário fixado em um terço do salário mínimo. O regime inicial será fechado.
*Ponta Negra News