Governo reduz IPI cobrado fora da Zona de Manaus em 35%; Corte de impostos deve ter efeito sobre 4 mil produtos

Empresas da Zona Franca de Manaus faturam R$ 116,59 bilhões em 2021(foto: Divulgação)

O governo federal oficializou redução de 35% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) cobrado sobre produtos que não são fabricados na Zona Franca de Manaus.

A medida, publicada em edição extra do Diário Oficial da União. O texto ainda traz redução adicional do IPI incidente sobre automóveis, de 18% para 24,75%.

“A elevação desse porcentual equipara a redução do imposto para o setor automotivo à concedida aos demais produtos industrializados”, afirma o Ministério da Economia, em nota.

O corte de impostos deve ter efeito sobre 4 mil produtos que não são fabricados na Zona Franca de Manaus. Na região são fabricados eletrodomésticos, veículos, motocicletas, bicicletas, TVs, celulares, aparelhos de ar-condicionado, computadores, entre outros produtos.

Como mostrou a reportagem, o governo optou pelo novo decreto para resolver um imbróglio jurídico e político envolvendo o Supremo Tribunal Federal (STF). Em fevereiro, o Executivo fez uma primeira redução de 25% no tributo, valendo para todos os produtos, com exceção de cigarros.

*CNN Brasil

Postado em 30 de julho de 2022