Educação de Cerro Corá se destaca e faz um 2025 histórico para o município

É com planejamento, organização, presença e ação que a Secretaria Municipal de Educação traz importantes avanços para o setor na gestão Maciel Freire.

– Em 2025, a pasta criou o Núcleo de Assessoria Pedagógica, elaborou o próprio planejamento estratégico e ofertou suporte para que cada escola pudesse fazer o mesmo, uma forma de direcionar e tornar o trabalho mais eficiente.

– Lançou o Projeto de Formação Continuada, realizou a mais robusta Jornada Pedagógica da rede e fortaleceu o trabalho dos seus gestores através do Projeto de Gestão Transformadora.

– Realizou aulões e aplicação de simulados, auxiliando os estudantes cerrocoraenses a se prepararem para as avaliações externas anuais.

– Fortaleceu e abriu mais uma turma do Polícia Mirim, distribuiu fardamento completo e deu suporte às atividades do programa durante todo o ano.

– Realizou o Primeiro Festival da Inclusão, detendo um olhar especial aos nossos PCD’s ao criar oportunidades para que se sintam acolhidos, incluídos e respeitados.

– Na alimentação escolar, aprimorou os cardápios de toda a rede municipal de ensino, de acordo com as diretrizes do PNAE, além de valorizar quem está nas cantinas todos os dias preparando os alimentos com toda dedicação e amor: as merendeiras. Em 2025, elas fizeram parte, pela primeira vez, da Jornada Pedagógica e ainda foram homenageadas com honras, em evento exclusivo, no dia dedicado à profissão.

– Reorganizou a educação em tempo integral na Escola Municipal Belmira Viana com a implantação de uma coordenação pedagógica na própria instituição de ensino.

– Para fortalecer o diagnóstico da aprendizagem dos nossos alunos, fez a impressão de 140 mil cópias das avaliações do CAED.

– Com relação ao transporte escolar, os avanços foram extremamente significativos: (1) A frota municipal foi totalmente restaurada, garantindo conforto e qualidade para quem utiliza os veículos. (2) Tivemos as rotas ampliadas, proporcionando que estudantes de comunidades mais distantes cheguem às escolas e retornem para casa com menos tempo de deslocamento. (3) Tem rota nova em Serra do Meio, no Barro Vermelho e no Bairro Tancredo Neves, o que ajudou a erradicar de vez a superlotação dos nossos transportes. (4) A oferta de ônibus para os estudantes do IFRN e demais universidades de Currais Novos também aumentou: em vez de um, agora são dois veículos fazendo o trajeto diariamente, incluindo a Serra de Santana na rota.

Isso é compromisso e responsabilidade para cuidar hoje de quem cuidará do nosso amanhã.

Postado em 7 de janeiro de 2026