Circuito Liga da Cultura transforma escolas públicas do Rio Grande do Norte com ações de educação, cultura e sustentabilidade

Patrocinado pela Auren, o projeto realizado pela Rede Educare chega ao nordeste do país com caminhão literário e atividades que unem leitura e conscientização ambiental

O Circuito Liga da Cultura segue encantando e transformando a rotina das escolas públicas do Rio Grande do Norte em sua terceira semana, unindo educação, cultura e sustentabilidade. O projeto, que promove a conscientização ambiental entre os estudantes com uma programação lúdica e interativa, desembarca esta semana em Cerro Corá, na Escola Municipal Sebastiana Alves Noga, de 20 a 24 de outubro. Já a Escola Municipal Belmira Viana recebe o projeto de 27 a 31 de outubro, encerrando a etapa potiguar com mais uma semana de experiências transformadoras. Realizado pela Rede Educare, o projeto tem patrocínio da Auren via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Antes de chegar a Cerro Corá, o Circuito Liga da Cultura percorreu o município de Santana do Matos, deixando um legado de aprendizado e engajamento entre professores, alunos e comunidade, na Escola Municipal Professora Maria Dagmar Delmiro e na Escola Municipal Professor Luiz Pereira. Ao todo, a iniciativa alcançará mais de 1,2 mil estudantes nas quatro escolas participantes, ampliando o impacto da educação ambiental de forma leve, divertida e significativa.

Um dos destaques do Circuito Liga da Cultura é o caminhão literário, abastecido com um acervo de 1200 livros e jogos interativos que despertam o olhar crítico para questões do meio ambiente. Aberto à visitação para todos os estudantes durante os dias em que o projeto fica presente em cada escola, o caminhão promete ser um convite irrecusável para uma imersão no tema sustentabilidade.

Cinco dias de transformação – De segunda a sexta-feira, os alunos do Ensino Fundamental I serão convidados a participar de exposições, oficinas criativas e atividades de conscientização, com um tema diferente a cada dia da semana: Reciclagem (segunda-feira), Água (terça-feira), Energia e Renovação (quarta-feira), Guardiões do Planeta (quinta-feira) e, encerrando a programação, Você em Ação: Feira de Conhecimento (sexta-feira). Um dos destaques do projeto é o caminhão literário, equipado com 1.200 livros, jogos interativos e estrutura para atividades de leitura ao ar livre.

“Receber o projeto Liga da Cultura em nossa escola é uma oportunidade valiosa para ampliar os horizontes dos nossos estudantes, unindo aprendizado, arte e cidadania. A cada atividade, eles são incentivados a refletir sobre a importância da sustentabilidade e a adotar atitudes conscientes no seu dia a dia. Esse movimento enriquece a rotina escolar, desperta o protagonismo dos alunos e fortalece a formação de cidadãos mais responsáveis e comprometidos com o futuro do nosso planeta”, afirma Rita Barbosa, diretora da Escola Municipal Sebastiana Alves Noga.

Já o diretor da EM Belmira Viana, Ivanilson Oliveira, acredita que toda a comunidade em torno da escola será beneficiada com o projeto. “Estamos dentro de um cenário onde existem dificuldades em relação ao meio ambiente e o projeto oferece possibilidades para que nossos estudantes tenham contato com práticas sustentáveis e, com isso, ter uma nova concepção da necessidade de preservar a casa comum, o meio ambiente”, afirma.

Educação que planta o futuro – A proximidade da COP 30, que será realizada no Brasil em 2025, foi uma inspiração decisiva para a criação do Circuito Liga da Cultura. Num momento em que o mundo volta os olhos para as urgências climáticas e os compromissos ambientais, o projeto surge como uma ação educativa estratégica, contribuindo para a formação de uma geração mais consciente e engajada com o futuro do planeta.

“Acreditamos que investir em educação e cultura é plantar as sementes de um futuro mais sustentável. Projetos como o Circuito Liga da Cultura reforçam nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, unindo leitura e conscientização ambiental para pensar e cuidar do mundo que compartilhamos”, declara Amanda Fraga, coordenadora de Desenvolvimento Social na Auren Energia.

“Todos os dias, nossas crianças ouvem nos veículos de comunicação sobre a COP30, sobre as mudanças climáticas, sobre a urgência. Mas o que elas podem fazer? Nossa ideia é simples e profunda: mostrar que elas podem, sim, agir. Que pequenos gestos — como cuidar da água, separar o lixo, economizar energia — mudam o planeta. A Liga da Cultura existe para transformar cultura e informação em ação, e crianças em protagonistas do futuro”, declara Kátia Rocha, idealizadora do projeto Circuito Liga da Cultura.

Legado para novas práticas – O veículo do Circuito Liga da Cultura promete ser o grande protagonista que vai chamar atenção por onde passa. Acessível e adaptado para pessoas com deficiência, o caminhão funciona como uma biblioteca móvel que abriga 1.200 livros que dialogam com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo exemplares em braile e audiobooks, jogos educativos e uma estrutura completa para a criação de um ambiente de leitura ao ar livre.

Cada vez que deixa uma escola, o projeto deixa também seu legado ao reconhecer a instituição com a bandeira de Escola Sustentável e fazer doações de lixeiras para coleta seletiva, 20 livros sobre sustentabilidade, cursos de formação para educadores e uma cartilha de apoio para que os professores deem continuidade às atividades ao longo do ano letivo. Ao democratizar o acesso aos livros, a iniciativa fomenta hábitos de leitura e estimula a conscientização ambiental nas comunidades atendidas, promovendo um diálogo rico entre cultura e sustentabilidade.

Sobre a Auren

A Auren Energia (AURE3) é a terceira maior geradora do país com produção de energia 100% renovável e líder em comercialização no mercado brasileiro. A empresa está presente em nove estados, com 39 ativos balanceados entre as fontes eólica, solar e hidrelétrica e uma capacidade instalada de 8,8 GW. Com um portfólio completo de soluções em energia e sustentabilidade, a Auren oferece produtos que geram eficiência energética e redução de custos para apoiar clientes de diferentes portes nos segmentos do varejo e atacado. Uma das metas do negócio é contribuir com a agenda climática e auxiliar empresas na economia de baixo carbono. A companhia é integrante do Novo Mercado e está presente na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, o que reforça seu compromisso pela adoção das melhores práticas de governança corporativa, princípios de transparência, equidade e integridade na condução dos negócios com o propósito de gerar resultados admiráveis e um legado positivo para a sociedade.

Sobre a Rede Educare

Fundada em 2008, a Rede Educare nasceu da convicção de que transformar realidades é possível quando pessoas, empresas, governos e organizações se unem em torno de um propósito comum. Ao longo desses 17 anos, consolidou-se como referência nacional em projetos de impacto social, promovendo diálogos que transformam vidas. Especialista em leis de incentivo, a Rede Educare atua em todo o Brasil, conectando produtores e empresas que acreditam na força da cultura, do esporte, da saúde e das ações sociais para realizar projetos inovadores e transformadores. Saiba mais em: redeeducare.com.br/

Postado em 21 de outubro de 2025