Cabo de teleférico se rompe no Paquistão e deixa 8 pessoas penduradas a quase 300 m

Sete crianças e um adulto ficaram presos nesta terça-feira (22) em um teleférico, a 274 metros de altura, após um cabo romper enquanto eles iam para a escola na região montanhosa de Battagram, no Paquistão. A operação de resgate, descrita pelas autoridades como “extremamente arriscada”, é prejudicada por ventos fortes.

A Autoridade Nacional de Gerenciamento de Desastres do Paquistão disse que as tentativas de substituir o cabo falharam. Dezenas de socorristas especializados e dois helicópteros do Exército foram mobilizados para a missão de salvamento. Uma criança desmaiou devido “ao calor e ao medo” —não há informações detalhadas sobre seu estado de saúde.

O teleférico está preso numa região de ravina e pendurado por um único cabo após o rompimento do outro fio de sustentação, disse Shariq Riaz Khattak, oficial de resgate, à agência de notícias Reuters. “Todos os esforços estão sendo feitos pelo Exército do Paquistão para resgatar as pessoas presas”, disse.

Duas tentativas de resgate fracassaram. Um socorrista pendurado em um dos helicópteros chegou a se aproximar do teleférico, mas não conseguiu retirar pessoas. As autoridades manifestam preocupação com a chegada do anoitecer, que tornará a operação mais difícil —o pôr do sol está previsto para as 19h no horário local (11h em Brasília).

Confira mais detalhes na matéria da Folha de São Paulo

Postado em 22 de agosto de 2023