Bronquiolite: gestantes poderão se vacinar a partir de dezembro; saiba detalhes

Vacinação de gestantes é a melhor estratégia para proteger os bebês do vírus causador da bronquiolite, aponta estudo | Rovena Rosa/Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (25) a compra de 1,8 milhão de doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável pela maior parte dos casos de bronquiolite em recém-nascidos. A imunização de gestantes começa em dezembro, assim que o primeiro lote, com 673 mil doses, chegar aos estados e municípios. A distribuição começa ainda nesta semana.

A bronquiolite é uma inflamação nos brônquios que, em mais de 75% dos casos, é provocada pelo VSR. O vírus também é responsável por 40% dos diagnósticos de pneumonia em crianças de até 2 anos.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% das gestantes. Além das doses previstas para este ano, o governo planeja adquirir mais 4,2 milhões de unidades até 2027. Na rede particular, o imunizante pode custar até R$ 1,5 mil, mas será oferecido gratuitamente no SUS graças a um acordo de transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan e o laboratório produtor.

A vacina contra o VSR passará a integrar o Calendário Nacional de Vacinação da Gestante. O imunizante será aplicado:

  • *a partir da 28ª semana de gestação;
  • *em dose única;
  • *a cada nova gravidez, sem limite de idade para a mãe.

*Ponta Negra News

Postado em 26 de novembro de 2025