Agora com 10 vagas, PT diz que faz 4 deputados federais, já o PL espera eleger 5; Veja os nomes

O número de deputados estaduais e federais vai aumentar no Rio Grande do Norte, isso porque Lula já disse, e foi recente, que não vai vetar a nova lei para evitar problemas com a Câmara e Senado Federal.
Com base nisso, o Estado terá, agora, 10 vagas para deputado federal, instigando muitos nomes, até àqueles que estão fora da política há bastante tempo. Hoje temos 8 parlamentares na Câmara Federal.
O PT, partido mais forte nessa corrida, ao lado do PL, claro, diz que vai fazer 4 deputados, enquanto o partido de Bolsonaro que repetir a votação de 2022, que fez 4 parlamentares, e eleger mais 1 dessa vez.
O PL vem forte com os nomes de Tenente Coronel Brilhante, Nina Souza, Juninho Saia Rodada (ex-prefeito de Caraúbas), Sargento Gonçalves (deputado federal) e General Girão (deputado federal – reeleito).
O PT apresenta nomes já conhecidos, como Natália Bonavides (deputada federal reeleita), Fernando Mineiro (deputado federal reeleito), Odon Júnior (ex-prefeito de Currais Novos) e possivelmente Samanda Alves.
É… mas tenho que lembrar que existem outros partidos, e que também vêm com força total. É o caso do PP com Robinson Faria e João Maia, União Brasil com Benes Leocádio e Carla Dickson, e outros que ainda se articulam.
Numa rápida análise, vamos dizer que o PT faça 3, e o PL 4, das 10 vagas, aí sim, fica mais fácil a conta fechar. Desses 11 citados, apenas um ficaria suplente.
Obs.: Nina Souza é filiada ao União Brasil e aguarda a janela partidária para mudar para o PL. O Tenente Coronel Brilhante atende legislação específica, e só pode vincular o nome ao PL a três meses da disputa.
*Via Jair Sampaio