A Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta (2) por 334 votos favoráveis e 65 contrários o projeto de Lei (PL) 1112/23 que aumenta, de 50% para 80% o mínimo de cumprimento de pena no regime fechado para progressão ao semiaberto de condenados por crime de homicídio contra agentes de segurança pública – como policiais, membros do Poder Judiciário, Ministério Público, da Defensoria Pública ou da Advocacia Pública, no exercício da função ou em decorrência dela. O texto segue para análise do Senado.
Para o autor do projeto, deputado Alfredo Gaspar (União-AL) a iniciativa visa “dificultar a progressão de regime quando os criminosos forem condenados por homicídio contra autoridades públicas, tendo em vista a especial gravidade dos delitos”.
Na avaliação do deputado, os “condenados por crimes tão graves devem ter critérios mais rígidos para a progressão de regime, ficando mais tempo presos e desestimulando a prática de delitos contra o aparelho estatal”.
Além do projeto, os deputado aprovaram a urgência para a votação do Projeto de Lei Complementar 41/19, do Senado, que prevê avaliação periódica sobre o impacto de incentivos fiscais concedidos pela União para empresas.
Com a aprovação da urgência, o projeto poderá ser votado em plenário sem passar antes pelas comissões da Câmara.
Uma jovem de 24 anos morreu na noite desta quarta-feira (2) em um acidente no km 82 da BR-226, em Tangará, região Agreste do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF/RN), a vítima era passageira de uma moto que trafegava na via e colidiu com um caminhão. O condutor da motocicleta sofreu lesões graves e foi encaminhado a uma unidade hospitalar.
Segundo informações colhidas pela PRF no local, os veículos trafegavam no sentido Tangará/Santa Cruz quando, ao se aproximarem de um quebra-mola, o condutor da motocicleta reduziu a velocidade. O caminhão, que seguia logo atrás, não conseguiu frear a tempo e colidiu na traseira da moto.
Com o impacto, a passageira não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O condutor da motocicleta sofreu lesões graves e foi socorrido pelo SAMU. Equipes da Polícia Rodoviária Federal, do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e da Polícia Civil atenderam a ocorrência.
O jogador português Diogo Jota, atacante do Liverpool, morreu na madrugada desta quinta-feira (3) em um grave acidente de carro na província de Zamora, na Espanha. O irmão dele, André Silva, que atuava pelo Penafiel, também não resistiu.
De acordo com informações divulgadas pelo Diário Castilla y León e confirmadas pela Guarda Civil espanhola, a causa provável da tragédia teria sido a explosão de um pneu durante uma ultrapassagem. O carro perdeu o controle e pegou fogo após a batida.
O acidente aconteceu na altura do km 65 da autoestrada A-52, próximo ao município de Palacios de Sanabria. Testemunhas acionaram os serviços de emergência, que mobilizaram bombeiros, equipes médicas e a Guardia Civil de Tráfico. Quando os socorristas chegaram, o veículo já estava completamente carbonizado, e os irmãos foram encontrados sem vida.
A identificação das vítimas só foi possível por meio dos documentos do carro.
Diogo Jota, cujo nome completo era Diogo José Teixeira da Silva, havia acabado de conquistar a Premier League pelo Liverpool e a Nations League com a Seleção Portuguesa. Ele tinha 28 anos e era considerado um dos grandes talentos do futebol europeu.
Carro fica destruído após bater atrás de ônibus na Zona Norte de Natal — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi
Um carro ficou destruído após bater atrás de um ônibus no início da manhã desta quinta-feira (3) em Natal. O acidente aconteceu por volta das 5h30 na Avenida Ayrton Senna, na Zona Sul da capital potiguar.
O condutor do carro ficou preso às ferragens, mas foi socorrido e levado com ferimentos para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, no Hospital Walfredo Gurgel.
Informações levantadas preliminarmente pela polícia apontam que o motorista do carro não tem habilitação. O carro pertence ao patrão do homem e teria sido pego por ele escondido.
Colisão
O motorista do ônibus atingido disse que seguia para o terminal de Cidade Verde, quando reduziu a velocidade para passar por um quebra-molas e sentiu o impacto da batida atrás do veículo.
O ônibus tinha saído da garagem da empresa e ainda não tinha passageiros.
O Corpo de Bombeiros foi acionado ao local e retirou o motorista das ferragens do carro. Segundo a corporação, a vítima foi levada ao hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com quadro de saúde estável.
O carro pertencia ao proprietário da empresa de venda e instalação equipamentos de energia solar em que o motorista trabalha como auxiliar de serviços gerais.
Segundo o empresário, que chegou ao local após tomar conhecimento do acidente pela televisão e pediu para não ser identificado, o funcionário teria pegado o carro escondido, sem autorização.
Ônibus atingido pelo carro na Avenida Ayrton Senna em Natal — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi
Viúvo requer pensão alimentícia para dois filhos menores de Talita Silva
Viúvo da cerrocoraense Flávia Talita da Silva morta na noite de 17 maio em acidente de carro que invadiu o canteiro central da rua Bevenuto Pereira de Araújo, em Cerro Corá, onde funciona um quiosque, o agricultor Manoel Alexandre de Medeiros pleiteia, judicialmente, indenização de um salário mínimo mensal – hoje no valor de R$ 1.518,00, a ser divido entre dois filhos menores da vítima.
Na ação judicial por danos materiais e morais, o agricultor “Manoel Policarpo”, como é mais conhecido em Cerro Corá, requereu, liminarmente, que o motorista causador do acidente Cícero Quirino da Silva pague pensão alimentícia provisória aos filhos de Talita Silva até o final da demanda judicial, mas o juiz da Comarca de Currais Novos, Ricardo Cabral Fagundes indeferiu dia 26 o pedido de urgência.
Ao analisar os autos, o juiz Ricardo entendeu que “não restou minimamente demonstrado algum exercício profissional pela falecida, nem informação acerca de rendimento mensal auferido, na época do acidente, a fim de amparar a alegação de que a vítima era responsável pelo sustento familiar”.
“Considerando que é remota a possibilidade de conciliação”, o juiz determinou que Cícero Quirino apresente contestação no prazo de 15 dias, “sob pena de revelia”.
Segundo os autos, após o transcurso o prazo para defesa e apresentadas preliminares ou mesmo proposta de acordo, fica intimada a parte autora da ação para apresentar manifestação em 15 dias. No caso de não apresentada defesa, será providenciada conclusão para julgamento antecipado.
Já na hipótese de apresentação da defesa, sem preliminares ou proposta de acordo, as partes serso intimadas para que informem se desejam produzir outras provas, além das já constantes no processo, com a ressalva de que a omissão será interpretada como pedido de julgamento antecipado.
Em uma decisão que causou surpresa e revolta entre os representantes do Ministério Público, o Tribunal do Júri Popular de Mossoró absolveu, nesta quarta-feira (2), Evano Menino de Brito, conhecido como “Fusquinha“, de 31 anos de idade.
Ele foi julgado por acusações de rapto, homicídio e ocultação de cadáver de Daniel Sousa do Nascimento, morto em 14 de janeiro de 2024, na Comunidade do Pirrichil, em Mossoró.
A absolvição foi classificada como “estranha” e “totalmente contrária às provas contidas no processo” pelo promotor de Justiça Ítalo Moreira Martins, responsável pela acusação.
“Eu recorri ainda no plenário, para que o caso seja novamente levado a júri”, declarou o promotor, que também pedia a condenação do réu por corrupção de menores.
A defesa, representada pelo advogado Jerônimo Azevedo Bolão, sustentou a tese de negativa de autoria, com base no depoimento do próprio réu, que alegou estar em um “chorrusco” (festa) no momento do crime.
Após os debates entre acusação e defesa, o Conselho de Sentença foi conduzido à Sala Secreta pela juíza Ana Orgette de Sousa Fernandes Vieira, presidente da sessão. De maneira inesperada, os jurados decidiram condenar o réu apenas pelos crimes de corrupção de menores (pena de 1 ano e 9 meses) e constrangimento ilegal (pena de 5 meses), absolvendo-o dos crimes mais graves de rapto, homicídio e ocultação de cadáver.
Com a sentença, e considerando o tempo já cumprido em prisão preventiva, Fusquinha deve ser colocado em liberdade nas próximas horas. O caso segue sob os olhares atentos da Promotoria, que promete recorrer para tentar anular o julgamento e submeter o réu a um novo júri popular.
O brasileiro Marcus Aurelio Arduini Monzo foi condenado à prisão perpétua por assassinar com uma espada um adolescente britânico de 14 anos em Londres. A justiça anunciou a sentença nessa sexta-feira (27). Marcus tem 37 anos de idade. Ele tinha sido condenado na última quarta-feira (25).
Segundo o portal UOL, o juiz Joel Bennathan, incluindo o tempo que já cumpriu, o réu ficará na prisão por 38 anos e 309 dias antes de ter direito à liberdade condicional.
É possível que o brasileiro nunca seja libertado. Conforme a legislação da Inglaterra, Marcus poderá ter direito à liberdade condicional, mas isso dependerá de seu comportamento e remorso. Ele terá pelo menos 75 anos quando a soltura for avaliada.
O crime aconteceu em abril de 2024. A vítima se chamava Daniel Anjorin.
Além de decapitar Daniel, o brasileiro atacou outras cinco pessoas durante 20 minutos em Hainault. Os promotores do caso também disseram que ele esfolou e desossou seu gato de estimação, Wizard, antes de tentar “matar o máximo de pessoas que pudesse” sob a influência de maconha.
O governista com mandato eletivo mais bem avaliado na região do Seridó, e de certa forma, muito respeitado por opositores dentro e fora da Assembleia Legislativa, Deputado Estadual Francisco do PT, pode ser um nome do Partido dos Trabalhadores para Deputado Federal.
O PT deve segurar as duas vagas que já têm na Câmara Federal e com chance de elevar para três o número de cadeiras, já que a serão dez deputados federais a partir das próximas eleições, e isso anima o professor seridoense. Ele disse que vai conversar com Odon sobre o assunto.
Quem acompanha o blog Jair Sampaio sabe que Odon Júnior, ex-prefeito de Currais Novos, também lançou-se pré-candidato a deputado federal, contudo essa situação não é um problema, porém, observa-se que Francisco é mais popular, e sem falar que goza de mandato.
Enquanto nada é decidido, Francisco do PT continua trabalhando seu nome para estadual e Odon para federal, tendo em vista que suas decisões também dependem dos comandos do partido em Natal, e por ser obediente, o ex-prefeito parelhense não vai colocar a carroça na frente dos bois.
Um adolescente de 16 anos esfaqueou a ex-namorada após um ataque de ciúmes. A informação foi confirmada pelo 1º Batalhão da Polícia Militar. O fato ocorreu na tarde desta quarta-feira (2), no bairro das Rocas, zona Leste de Natal. Além disso, mais duas pessoas foram feridas pelo jovem, mas se encontram em estado de saúde estável. Ainda segundo o 1º BPM, a menina se encontra em estado grave no Pronto Socorro Clóvis Sarinho. Ela levou golpes na região da barriga. O adolescente foi apreendido pela Polícia Militar.
Ainda segundo as autoridades, as quatro pessoas envolvidas no caso são estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). De acordo com a PM, o adolescente, morador das Rocas, estava bêbado e guardava uma faca no bolso e teria se revoltado ao ver a ex-namorada beijar outra menina. Ele, então, atacou as duas meninas. Um amigo do autor do ataque, que estava ao lado, também foi ferido.
Após o episódio de violência, o adolescente foi agredido por populares do bairro, em revolta à ação, até a chegada da Polícia Militar. Apesar disso, ele não sofreu nenhum ferimento grave e foi conduzido à delegacia.
A Justiça condenou um homem por violência doméstica contra sua companheira. Os fatos aconteceram em novembro de 2022, no Município de São Pedro, interior do Rio Grande do Norte. A decisão é da Vara Única da Comarca de São Paulo do Potengi.
De acordo com os autos do processo, o homem agrediu fisicamente a vítima em momentos diferentes no mesmo dia. Pela manhã, o casal discutiu após o cuscuz queimar, com o réu desferindo chutes na perna da companheira. Mais tarde, no mesmo dia, o homem voltou a agredi-la em via pública utilizando uma mangueira, causando lesões nos braços, rosto, costas e pernas da vítima.
Um laudo médico confirmou a materialidade das agressões, além de imagens e depoimentos colhidos em juízo. A vítima relatou os episódios de violência e foi corroborada por testemunha que presenciou as agressões que aconteceram em via pública. Por sua vez, o acusado negou parte dos fatos, alegando legítima defesa, tese rejeitada pelo juízo diante das provas produzidas.
O réu foi condenado a 1 ano, 6 meses e 20 dias de reclusão pela prática de dois crimes de lesão corporal qualificada, em contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher. A pena será cumprida em regime inicial aberto.
Natal, Parnamirim e Pipa foram alvos de operação da PF em conjunto com a Receita Federal. Foto: Ascom PF
A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram, na manhã desta quarta-feira (2), a Operação Vapos, com o objetivo de combater a distribuição e venda ilegal de cigarros eletrônicos, produtos de tabaco flavorizados e cigarros contrabandeados nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará.
Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão: nove no RN (Natal, Parnamirim e Pipa), dois no CE (Aracati) e dois em SP (São Paulo e Guarulhos). As buscas ocorreram em uma rede de lojas com atuação no Nordeste, além de residências ligadas à investigação.
Entre os materiais apreendidos estão cigarros eletrônicos, cigarros e tabacos flavorizados, todos com comercialização proibida no Brasil, além de cigarros estrangeiros sem registro, considerados produtos de contrabando. Também foram recolhidos celulares, computadores, documentos contábeis e agendas.
Segundo a PF, os produtos contrabandeados serão destruídos após os trâmites fiscais, enquanto os demais materiais apreendidos serão analisados para prosseguimento das investigações. Os envolvidos podem responder por contrabando, crime que prevê até cinco anos de reclusão, além de multa.
A operação foi resultado da cooperação na ação conjunta da Polícia Federal, com a Receita Federal, como também, da Polícia Civil do Rio Grande do Norte. As autoridades destacam que ações semelhantes devem se intensificar no estado nos próximos meses.
A operação foi realizada de forma conjunta pela Polícia Federal, Receita Federal e Polícia Civil do Rio Grande do Norte. As autoridades informaram que ações semelhantes devem ser intensificadas no estado nos próximos meses.
O cenário eleitoral do Rio Grande do Norte ganhou novos contornos com a divulgação da pesquisa Seta/94FM realizada entre 14 e 17 de junho de 2025. O levantamento, que ouviu 1.500 pessoas em todo o estado, trouxe mudanças importantes nas tendências para o governo.
Para deixar nossa análise ainda mais precisa, fizemos uma alteração importante: retiramos do agregador a pesquisa Consult de janeiro/2025, que era limitada apenas à cidade de Natal. Essa decisão foi tomada para evitar distorções nos resultados, já que as preferências na capital podem ser bem diferentes das do interior do estado.
GOVERNO DO RN: ALLYSON MANTÉM LIDERANÇA, CADU CRESCE
No cenário para o governo do estado, Allyson Bezerra segue na liderança com 31,33% das intenções de voto na pesquisa mais recente, mostrando recuperação após a queda registrada em maio. A grande surpresa foi o crescimento de Cadu Xavier, que saltou de menos de 1% em maio para 15,20% em junho, consolidando-se como terceira força na disputa. Importante destacar que Cadu Xavier foi apresentado na pesquisa seta como Candidato apoiado por Fátima e Lula, marcando, na pesquisa, cerca de 15%, e 9% no agregador.
Rogério Marinho aparece em segundo lugar com 13,80%, mas apresenta tendência de queda quando comparamos com pesquisas anteriores.
COMO FICOU O AGREGADOR ATUALIZADO
Veja como ficou o agregador de pesquisas para o governo, já com os novos pesos e sem a pesquisa limitada a Natal:
COMO FUNCIONA NOSSO AGREGADOR DE PESQUISAS?
Imagine que você quer saber qual é o melhor restaurante da cidade. Você perguntaria a várias pessoas, mas daria mais valor à opinião de quem: 1. Conhece mais restaurantes da cidade (não apenas um bairro) 2. Experimentou mais pratos (não apenas uma refeição) 3. Foi lá recentemente (não há vários meses) 4. Explica bem o motivo das suas opiniões 5. Tem bom histórico de recomendações
Da mesma forma, nosso agregador dá pesos diferentes para cada pesquisa com base em cinco critérios:
Abrangência geográfica: Pesquisas que cobrem todo o estado valem mais que as limitadas a poucas cidades
Tamanho da amostra: Quanto mais pessoas entrevistadas, maior o peso
Atualidade: Pesquisas mais recentes têm mais valor
Transparência metodológica: Quanto mais detalhada a explicação da metodologia, maior o peso5.
Histórico e credibilidade: Institutos com histórico de precisão recebem mais pontos
Por isso, a pesquisa Seta/94FM de junho recebeu o maior peso (35%), seguida pela Consult de maio (25%), Seta de abril (15%), e assim por diante.
POR QUE RETIRAMOS A PESQUISA DE NATAL?
Decidimos retirar a pesquisa Consult de janeiro/2025 do agregador porque ela entrevistou apenas eleitores de Natal, que representam cerca de 25% do eleitorado do estado. Isso poderia distorcer os resultados, já que as preferências na capital podem ser bem diferentes das do interior.
É como se você quisesse saber a opinião de todo o Brasil, mas só perguntasse para pessoas de São Paulo. Não seria justo, certo?
O QUE É A MARGEM DE ERRO DO AGREGADOR?
Toda pesquisa tem uma margem de erro. Quando juntamos várias pesquisas, o agregador também tem sua própria margem de erro, que é menor que a das pesquisas individuais.
No nosso caso, considerando que estamos combinando seis pesquisas diferentes com um total de mais de 9.000 entrevistas, a margem de erro do agregador é de aproximadamente 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Isso significa que quando dizemos que Allyson Bezerra tem 30% das intenções de voto, o valor real provavelmente está entre 28% e 32%.
CONCLUSÃO: O QUE ESPERAR DAS PRÓXIMAS PESQUISAS?
A nova pesquisa Seta/94FM de junho trouxe mudanças importantes no cenário eleitoral do RN para o governo:
Allyson Bezerra se mantém como favorito, com tendência de alta (de 28% para 30%)
Rogério Marinho continua em segundo lugar, mas com tendência de queda (de 18% para 16%)
Cadu Xavier surge como terceira força, com crescimento expressivo (de 2% para 9%)
Natália Bonavides e Álvaro Dias perdem espaço (de 14% para 8% e de 11% para 7%, respectivamente)
O alto percentual de indecisos (16%) indica que o cenário ainda pode mudar bastante até 2026.
Vídeo mostra assalto que aconteceu no interior da Paraíba — Foto: Reprodução
Quatro pessoas suspeitas de envolvimento em um assalto que aconteceu em uma joalheria na cidade de São Bento, na Paraíba, foram presas no Rio Grande do Norte, em ações da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Civil potiguar.
O roubo aconteceu na manhã de terça-feira (1). Na ocasião, os criminosos levaram cerca de R$ 300 mil em joias, segundo a polícia.
Um vídeo mostra o momento em que um dos assaltantes leva as vítimas para os fundos da loja enquanto uma mulher recolhe as joias. Em seguida, três suspeitos deixam o local e fogem em um carro modelo HB20. No fim da noite, a PRF abordou um carro Audi de cor preta, era ocupado por dois homens, de 42 e 30 anos, e uma mulher de 20 anos, durante uma fiscalização de rotina na base da corporação em Campo Redondo, na região Agreste do Rio Grande do Norte.
Durante a verificação, os policiais constataram que os ocupantes tinham características semelhantes às repassadas pelas autoridades paraibanas, relacionadas ao assalto à joalheria.
Segundo as informações levantadas, o grupo teria utilizado pelo menos três veículos na ação criminosa: o Audi, um HB20 e um Renault Sandero.
O material roubado, no entanto, não foi encontrado com os suspeitos.
Já na manhã desta quarta-feira (2), em uma ação integrada, equipes da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Rio Grande do Norte localizaram o Sandero utilizado como carro de apoio e prenderam um quarto integrante da quadrilha em Natal.
Contra ele havia um mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo.
Os dois homens detidos inicialmente já possuíam antecedentes criminais e respondem por crimes de roubo (art. 157 do Código Penal). Todos os presos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, que seguirá com as investigações.
Material apreendido com suspeitos no RN — Foto: PRF/Divulgação
A Polícia Militar, através do 13º Batalhão com sede em Currais Novos, divulgou as principais ocorrências registradas nas últimas 24 horas na sua área de atuação.
1ª Companhia – Currais Novos
Destaque para um roubo de motocicleta, rapidamente recuperada pela PM após diligências nas imediações do fato.
A cidade também registrou nove visitas assistidas em atendimentos a mulheres em situação de violência doméstica, reforçando o trabalho constante de proteção às vítimas.
Ainda foram prestados dois apoios a outros órgãos, incluindo a Secretaria de Tributação e o SAMU, além de duas averiguações em chamadas de atendimento e uma ocorrência de porte de drogas para consumo pessoal.
2ª Companhia
Na cidade de Acari, um indivíduo foi flagrado com drogas para consumo pessoal.
As cidades de São Vicente e Florânia não registraram ocorrências relevantes no período.
3ª Companhia
Em Cerro Corá, um homem foi preso por conduzir veículo sob efeito de álcool ou drogas. Ele foi autuado em flagrante pelo delegado Dr. Antony delegado nomeado para Cerro Corá.
Já os municípios de Lagoa Nova, Bodó e Tenente Laurentino Cruz permaneceram sem alterações.
A atuação da Polícia Militar segue firme em toda a região, com o compromisso de garantir segurança, atender a população com agilidade e combater a criminalidade em todas as frentes.
Agência do INSS no bairro Nossa Senhora de Nazaré, na Zona Oeste de Natal — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou três pessoas por um esquema de fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Rio Grande do Norte, na Paraíba, no Ceará e no Piauí. Segundo o MPF, a organização criminosa falsificou documentos e solicitou benefícios previdenciários em nome de idosos inexistentes de 2013 a 2021 (veja esquema detalhado mais abaixo).
A investigação – que ocorreu no Rio Grande do Norte – apontou que o grupo criminoso obteve mais de R$ 4 milhões em benefícios ilegais. O MPF informou que as investigações impediram cerca de R$ 20 milhões de prejuízo adicional.
Segundo o MPF, o grupo criminoso induzia o instituto ao erro por meio de documentos públicos falsificados – como certidões de nascimento, documentos de identidade e CPFs.
Os denunciados – que não tiveram os nomes revelados – simulavam a existência de pessoas fictícias e, em nome delas, entravam com requerimento para benefícios previdenciários assistenciais.
De acordo com a denúncia apresentada pelo MPF à Justiça Federal, os criminosos “atuaram de forma coordenada, integrada e estável, utilizando-se de mecanismos fraudulentos sofisticados, em associação com outros membros, com o objetivo de lesar reiteradamente o INSS”.
O MPF pede a condenação dos denunciados pelos crimes de falsidade ideológica, estelionato agravado por ser praticado contra órgão público e organização criminosa.
Também pede que a Justiça Federal fixe o valor mínimo de reparação em R$ 4,35 milhões, correspondente ao prejuízo causado pela organização criminosa.
Como funcionava o esquema
As investigações no Rio Grande do Norte demonstraram semelhanças com casos da chamada Operação Garoa, da Polícia Federal de Pernambuco.
O modus operandi dos criminosos seguia o mesmo padrão, segundo o MPF:
emissão de CPF em nome de supostos beneficiários com mais 65 ou 70 anos, em datas que coincidiam com o início dos benefícios;
declaração de grupo familiar com apenas uma pessoa;
utilização repetida dos mesmos telefones e endereços ou com variações mínimas;
e preenchimento de documentos com grafia semelhante ou idêntica.
Denunciados: como atuavam
Segundo o MPF, o mesmo integrante do grupo apresentava os requerimentos em diferentes agências do INSS.
A Polícia Federal também identificou o uso repetido de IPs (internet protocol) em vários pedidos – movimento que era feito por um dos denunciados pelo MPF, que foi identificado utilizando dezenas de identidades falsas em agências do INSS no RN, nos municípios de Natal, Parnamirim, Touros, Apodi, Ceará-Mirim e Santa Cruz.
Esse mesmo denunciado também deu entrada em benefícios em cidades da Paraíba, do Ceará e do Piauí. O prejuízo causado por ele foi apurado em R$ 857.422,97, segundo o MPF.
Os outros dois denunciados são um casal, com atuação central, coordenada e estruturada no esquema, segundo o MPF.
A mulher atuava na obtenção e confecção dos documentos falsificados, em nome de pelo menos 21 pessoas fictícias, gerando um prejuízo estimado em R$ 1.720.914,18.
Para o MPF, “a sofisticação e o alcance da conduta da denunciada evidenciam seu papel de liderança dentro da engrenagem delitiva, na medida em que ela foi responsável pela montagem dos requerimentos fraudulentos e pela apresentação dos documentos falsos perante o INSS em múltiplas unidades federativas”.
O companheiro da mulher denunciada atuava como procurador de diversas identidades fictícias junto ao INSS, causando igual prejuízo de mais de R$ 1,7 milhão.
Um pai pulou do 4° andar do navio Disney Dream, na volta das Bahamas para Fort Lauderdale (EUA), para resgatar sua filha de 4 anos que havia caído ao mar.
A tripulação acionou imediatamente o alarme de “homem ao mar”, lançou botes e coletes salva-vidas, e ambos foram retirados com segurança após cerca de 15 a 20 minutos nas águas.
Passageiros emocionados acompanharam e aplaudiram o salvamento, elogiado pelos protocolos eficientes da Disney Cruise Line.
Bola presenteada à Câmara pelo Santos, com assinatura do jogador Neymar | Divulgação/Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Nelson Ribeiro Fonseca Júnior a 17 anos de prisão por crimes cometidos durante os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram vandalizadas, em Brasília. Ele é acusado de furtar uma bola de futebol assinada pelo jogador Neymar durante invasão ao Congresso Nacional.
Nelson foi condenado por diversos crimes, incluindo: abolição violenta do Estado Democrático de Direito (5 anos e 6 meses de reclusão), tentativa de golpe de Estado (6 anos e 6 meses), dano qualificado (1 ano e 6 meses de detenção e 50 dias-multa), deterioração de patrimônio tombado (1 ano e 6 meses de reclusão e 50 dias-multa), associação criminosa armada (2 anos de reclusão) e furto qualificado (3 anos de reclusão).
A pena total é de 17 anos, sendo 15 anos e 6 meses de reclusão, 1 ano e 6 meses de detenção e 130 dias-multa, com o valor diário fixado em um terço do salário mínimo. O regime inicial será fechado.
Mulher morreu atropelada após ser empurrada para a rua na Zona Norte de Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
Uma mulher ainda não identificada morreu atropelada na noite desta segunda-feira (30) após uma discussão envolvendo uma suposta dívida de R$ 5, em Natal.
Segundo testemunhas, ela teria sido empurrada por outra mulher em direção à rua movimentada, onde foi atingida por um carro.
O caso aconteceu em frente a uma borracharia na Avenida Cidade Praia, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte da capital.
Segundo uma testemunha, um cliente da borracharia, a mulher chegou ao local cobrando R$ 5 do proprietário do estabelecimento.
“Chegou essa senhora dizendo que ele estava devendo a ela R$ 5. Começou a esculhambar ele. Tinha uma mulher lá dentro, que levantou de lá, meteu a mão nos peitos dela, e ela caiu. O carro veio e passou por cima”, contou o homem, que pediu para não ser identificado.
Mulher foi atropelada após ser empurrada e cair na rua, na Zona Norte de Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
O carro era conduzido por outra mulher, que não quis dar entrevista. A motorista informou, no entanto, que não teve tempo de frear.
Já o borracheiro negou que estivesse devendo dinheiro à vítima e atribuiu o crime a uma ex-companheira, com quem tem uma filha.
“Uma mulher que estava aqui dentro, que eu tenho uma filha com ela, há muitos anos não aparecia, apareceu de repente, estava aqui. Deu um surto nela. E ela fugiu”, disse, sem se identificar.
O caso será investigado pela Polícia Civil. O corpo da vítima foi recolhido e levado para a sede do Instituto Técnico-Científico de Perícia para passar por exames e ser identificado oficialmente.
Uma carga de roupas que seria comercializada a partir de R$5 por peça foi apreendida na manhã desta terça-feira (01) no Aero Clube de Currais Novos. A ação foi realizada por fiscais da Secretaria da Fazenda do Estado, com o apoio da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.
As peças faziam parte da chamada “Caravana da Moda”, uma ação itinerante que já havia passado por diversas cidades da região. Durante a fiscalização, os agentes constataram que a mercadoria estava sendo transportada e vendida notas fiscais, o que configura infração à legislação tributária estadual.
Todo o material foi retido e encaminhado para os procedimentos legais cabíveis. Os responsáveis pela comercialização foram identificados e poderão ser autuados, com aplicação de multas.
A Secretaria da Fazenda reforça que ações de combate à sonegação fiscal e ao comércio irregular continuarão ocorrendo em diferentes municípios, visando garantir justiça fiscal e concorrência leal no mercado.
Policial morreu durante ocorrência| Foto: Reprodução
Um sargento da Polícia Militar morreu na tarde desse domingo (29) após passar mal durante uma ocorrência na zona Rural de São Miguel, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte.
Segundo a Polícia Militar, em nota, o policial se chamava Anderson Clayton Dantas de Miranda e tinha 44 anos. Ele estava fazendo ocorrência de um homem que se acidentou em uma moto.
Ele chegou a ligar para pedir ajuda, mas logo começou a passar mal. Anderson foi levado, mas não resistiu e morreu. O sargento era natural de Pau dos Ferros e ingressou na PM em 2009.
Pelas redes sociais, a intituição lamentou a morte do policial: “O Comandante Geral, Oficiais e Praças externam hoje os sentimentos de mais profundo pesar aos amigos e familiares”.
A primeira-dama Janja e o ministro do STF Alexandre de Moraes viajaram juntos em um voo da FAB que partiu de Brasília rumo a São Paulo no último dia 13 de junho, uma sexta-feira.
Os dois viajaram de carona com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, autor da requisição do voo. Além deles, a advogada Viviane Barci, esposa de Moraes, estava no voo.
Segundo registros da Aeronáutica, a aeronave da FAB decolou de Brasília às 9h15 e pousou no Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, às 10h50, com 12 passageiros abordo.
Nem a FAB, nem o Ministério da Justiça informaram o nome dos passageiros. A coluna do jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles, porém, recebeu imagens de Janja e Moraes desembarcando do voo ao lado de Lewandowski e seguranças.
Janja confirma viagem
A assessoria de imprensa da primeira-dama confirmou que ela viajou no voo. Segundo a assessoria, Janja tinha uma consulta médica e “viajou de carona” em um voo já solicitado por Lewandowski.
“Janja tinha uma consulta na ginecologista e viajou de carona com os ministros, em um avião da FAB que já estava solicitado pelo ministro Lewandowski. Não tendo, então, custos adicionais para a União”, disse a assessoria de Janja.
Procurados, o Ministério da Justiça e a assessoria de imprensa do STF não responderam. O espaço segue aberto para eventuais manifestações de Lewandowski e de Alexandre de Moraes.
Moraes, vale lembrar, tem priorizado viajar em voos da FAB, diante das ameaças que tem sofrido. Quando não consegue carona, o ministro requisita um voo ao Ministério da Defesa.
Carona não é irregular
A carona dada por ministros em voos da FAB não é irregular. O decreto que regulamenta o transporte aéreo de autoridades prevê que as vagas remanescentes nesses voos podem ser ocupadas por qualquer cidadão.
Quem viaja de FAB, vale lembrar, costuma embarcar por uma área reservada da Base Aérea de Brasília. O desembarque em Congonhas também é feito por meio de um espaço exclusivo para autoridades.
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal começou a analisar nesta sexta-feira, 27, projeto de lei que obriga empresas de telemarketing a excluírem imediatamente telefones de suas bases de dados caso o atendente afirme não conhecer a pessoa requisitada.
O projeto de lei determina que a recusa em receber a chamada deve ser registrada no momento. Caso a empresa entre em contato novamente, pode receber uma advertência na primeira infração e, depois, multa diária que varia entre R$ 1 mil e R$ 50 mil, de acordo com o tamanho da companhia, reincidência ou descumprimento sistemático.
A senadora Ana Paula Lobato (PDT-MA) afirma que a “prática é comum e abusiva, pois expõe o consumidor à constrangimento, perda de tempo e perturbação da tranquilidade, especialmente quando se recusa repetidamente a receber tais contatos e continua sendo perturbado”.
De acordo com a congressista, o objetivo é “proteger os consumidores que recebem ligações recorrentes de telemarketing e cobrança indevidas, direcionadas a terceiros desconhecidos”. Em sua justificativa, a parlamentar afirma que o Código de Defesa do Consumidor e a Lei de Proteção de Dados sustentam seu projeto.
Caso aprovado, o texto deve seguir para a Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC) do Senado, que tomará decisão terminativa, ou seja, irá instaurar a validade sem a necessidade de ser votada no Plenário da Casa.
Ana Paula Lobato, assumiu cadeira no Senado apesar de não ter sido eleita. Ela ocupou o cargo após a indicação de Flávio Dino ao Ministério da Justiça e, posteriormente, ao Supremo Tribunal Federal (STF), que ocorreu antes mesmo de ele tomar posse como senador.
Inicialmente, Ana Paula Lobato era membra do Partido Socialista Brasileiro (PSB), no entanto, em abril de 2024, optou por se filiar ao Partido Democrático Trabalhista (PDT).
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal começou a analisar nesta sexta-feira, 27, projeto de lei que obriga empresas de telemarketing a excluírem imediatamente telefones de suas bases de dados caso o atendente afirme não conhecer a pessoa requisitada.
O projeto de lei determina que a recusa em receber a chamada deve ser registrada no momento. Caso a empresa entre em contato novamente, pode receber uma advertência na primeira infração e, depois, multa diária que varia entre R$ 1 mil e R$ 50 mil, de acordo com o tamanho da companhia, reincidência ou descumprimento sistemático.
A senadora Ana Paula Lobato (PDT-MA) afirma que a “prática é comum e abusiva, pois expõe o consumidor à constrangimento, perda de tempo e perturbação da tranquilidade, especialmente quando se recusa repetidamente a receber tais contatos e continua sendo perturbado”.
De acordo com a congressista, o objetivo é “proteger os consumidores que recebem ligações recorrentes de telemarketing e cobrança indevidas, direcionadas a terceiros desconhecidos”. Em sua justificativa, a parlamentar afirma que o Código de Defesa do Consumidor e a Lei de Proteção de Dados sustentam seu projeto.
Caso aprovado, o texto deve seguir para a Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC) do Senado, que tomará decisão terminativa, ou seja, irá instaurar a validade sem a necessidade de ser votada no Plenário da Casa.
Ana Paula Lobato, assumiu cadeira no Senado apesar de não ter sido eleita. Ela ocupou o cargo após a indicação de Flávio Dino ao Ministério da Justiça e, posteriormente, ao Supremo Tribunal Federal (STF), que ocorreu antes mesmo de ele tomar posse como senador.
Inicialmente, Ana Paula Lobato era membra do Partido Socialista Brasileiro (PSB), no entanto, em abril de 2024, optou por se filiar ao Partido Democrático Trabalhista (PDT).
Renato Paiva durante jogo entre Botafogo e Palmeiras — Foto: Image Photo Agency/Getty Images
Renato Paiva não é mais o técnico do Botafogo. O clube anunciou a demissão do treinador na madrugada desta segunda-feira, através de uma nota oficial. O time busca agora um novo comandante.
A saída de Renato Paiva ocorre após a eliminação na Copa do Mundo de Clubes, para o Palmeiras, no sábado, em jogo das oitavas de final. O Alvinegro perdeu por 1 a 0, com o gol adversário saindo na prorrogação.
— O primeiro sentimento que me veio assim que o árbitro apitou, independentemente se tivesse vencido ou perdido, é de orgulho. Pelo trajeto que fizemos até aqui, pelo que os jogadores fizeram, a capacidade de jogar contra uma equipe forte e que conhecemos bem — afirmou o treinador após o jogo.
Além de Renato Paiva, Ricardo Dionísio (auxiliar), Miguel dos Santos (auxiliar), Rui Tavares (preparador de goleiros) e Daniel Castro (preparador físico) também deixaram o Botafogo.
Renato Paiva foi anunciado pelo Botafogo no dia 27 de fevereiro deste ano, depois de longa novela para definir quem comandaria a equipe em 2025. Campeão da Libertadores e do Brasileiro em 2024, Artur Jorge havia decidido deixar o clube para aceitar a proposta do Al-Rayyan, do Catar, na última semana de dezembro.
Ao todo, Renato Paiva esteve à frente do Botafogo em 23 jogos, com 12 vitórias, três empates e oito derrotas. O aproveitamento foi de 56.5%. O treinador ficou marcado por comandar a vitória sobre o PSG por 1 a 0, na fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes.
O Botafogo ocupa o 8º lugar no Campeonato Brasileiro, com 18 pontos em 11 jogos. A equipe está classificada para as oitavas de final da Libertadores (rival será a LDU) e da Copa do Brasil (enfrentará o Bragantino).
A demissão de Renato Paiva é o primeiro ato de Textor depois de deixar o comando do Lyon e prometer dar mais atenção ao Botafogo. O empresário americano oficializou a sua renúncia à liderança do clube francês e nomeou dois substitutos: o alemão Michael Gerlinger é o novo CEO, enquanto a sul-coreana naturalizada americana Michele Kang assume a presidência.
Com a mudança na França, Textor avisou que vai participar mais das decisões do dia a dia do Botafogo.
— Eu vou passar muito mais tempo pensando na Eagle globalmente, voltando mais para o Botafogo. Tenho ótimos sócios no Eagle Football Group, acionistas que vão tomar à frente para lidar com assuntos que eu honestamente não fui muito bom para lidar na França. Estou ansioso para me reconectar com o Brasil — disse o empresário no sábado, antes do jogo contra o Palmeiras.
Uma jovem de 19 anos foi presa após confessar à Polícia Civil de Pernambuco que mandou matar o próprio pai para antecipar o recebimento de uma herança avaliada em cerca de R$ 2 milhões. O crime aconteceu na noite de 20 de junho, no município do Cabo de Santo Agostinho, na região metropolitana do Recife. A vítima, Ayres Botrel, de 60 anos, era caminhoneiro e foi morto a tiros enquanto dormia em sua residência na praia de Enseada dos Corais.
Amanda Chagas Botrel, filha de Ayres, foi detida seis dias depois, na quinta-feira 26, após cair em contradição durante os depoimentos. Inicialmente, ela relatou que criminosos armados teriam invadido a casa, mandado que ela ficasse em silêncio e assassinado seu pai. No entanto, imagens de câmeras de segurança contradisseram a versão: mostram apenas o carro da jovem entrando e saindo do local naquela noite, sem sinais de outras pessoas nas imediações.
Confrontada com as evidências, Amanda acabou confessando que arquitetou o crime. Segundo a delegada Myrthor Freitas, ela teria levado os executores até a casa e facilitado a entrada deles. A principal motivação, segundo as investigações, seria financeira. Ayres Botrel possuía um caminhão, imóveis e outros bens que juntos poderiam somar até R$ 2 milhões. A filha, inclusive, já era proprietária de um duplex em seu nome.
Após ser presa, Amanda passou por audiência de custódia e foi encaminhada para a Colônia Penal Feminina, localizada no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife. Ela vai responder por homicídio qualificado.
Apesar de manter uma boa relação com os pais e morar com eles, Amanda, segundo o depoimento da mãe, vivia com conforto, cursava faculdade e não enfrentava dificuldades financeiras. Ainda assim, decidiu encomendar a morte do pai, conforme apontam os investigadores, para se beneficiar da herança.
Outro fator que levantou suspeitas foi a demora da jovem em pedir ajuda: ela só ligou para a mãe entre 15 e 20 minutos após os disparos. A ligação foi feita para o restaurante onde a mãe trabalhava, e o horário foi cruzado com as gravações das câmeras de segurança da rua.
De acordo com o delegado Rodrigo Belo, da 14ª Delegacia de Homicídios, Amanda demonstrou frieza ao confessar o crime. Ela não reagiu diante da prisão, nem mesmo ao ver a mãe chorar. Embora demonstrasse afeto pelo pai em público, as investigações indicam que o crime foi meticulosamente planejado.
A Polícia Civil segue apurando o caso para identificar os executores do assassinato e verificar se há outros envolvidos. Até agora, Amanda é apontada como a mentora intelectual do homicídio.
Hora do adeus: Evaristo Piza deixa o ABC — Foto: Rennê Carvalho/ABC
O técnico Evaristo Piza não comanda mais o ABC. O treinador foi desligado do Alvinegro após a derrota por 3 a 0 para o Ypiranga-RS, pela 10ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. A decisão foi anunciada no início da tarde desta segunda-feira. O clube agora procura um novo comandante para a sequência da competição.
O baixo aproveitamento da equipe pesou para a saída do treinador. São cinco partidas sem vitória na Série C. E mais: o Alvinegro não venceu em casa em cinco jogos no Brasileirão.
No total, em 14 jogos sob o comando de Evaristo Piza, sendo quatro pelo Campeonato Potiguar e 10 pela Série C, o ABC somou duas vitórias, nove empates e três derrotas.
O treinador foi vice-campeão potiguar, e, na Série C, teve aproveitamento de 33% – deixa o ABC na 15ª posição, com 10 pontos. O auxiliar técnico Marco Antônio também deixa o clube.
Jogos sob o comando de Evaristo Piza
Laguna 0 x 0 ABC (Campeonato Potiguar – semifinal)
ABC 1 x 0 Laguna (Campeonato Potiguar – semifinal)
América-RN 1 x 1 ABC (Campeonato Potiguar – final)
ABC 0 x 1 América-RN (Campeonato Potiguar – final)
A Delegacia Especializada em Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA) de Natal foi alvo de arrombamento e furto na noite da última sexta-feira (27). De acordo com a Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN), em resposta à TRIBUNA DO NORTE nesta segunda-feira (30), foram furtados dois aparelhos de ar-condicionado. O caso está sendo investigado.
A PCRN informou que já possui informações sobre os suspeitos responsáveis pelo crime, mas não confirmou o número total de envolvidos. Novas atualizações sobre o caso devem ser divulgadas em breve. Além disso, não foram divulgadas imagens do local alvo de arrombamento.
Segundo relatos enviados à TRIBUNA DO NORTE, o crime na DEA não seria um caso isolado, e furtos contra delegacias estariam ocorrendo de forma recorrente em Natal. A Polícia Civil do Estado informou que a denúncia não procede e que não há registros recentes de outros furtos contra delegacias.
A DEA Natal está localizada no bairro Cidade da Esperança, zona Oeste de Natal, e funciona diariamente das 8h às 18h, sem regime de plantão. Além dessa unidade, a Polícia Civil também presta suporte ao adolescente infrator por meio da DEA de Nova Parnamirim.
A cidade de Santana do Matos registrou nas primeiras horas deste domingo um acidente na avenida 27 de outubro, o tipo do acidente uma colisão envolvendo uma moto e um carro, segundo informações o jovem Hudson Medeiros da Silva que conduzia a moto teria colidido com o veículo, sendo conduzido para a unidade hospitalar aonde acabou vindo a falecer.