O Comunicador

RN registra novo tremor na costa do Litoral Norte

Foto: Divulgação

Um novo tremor na costa do Litoral Norte potiguar aconteceu nesta sexta-feira (5). A atividade foi registrada pelo Laboratório de Sismologia da UFRN (LABSis/UFRN). De acordo com a instituição, o temor foi de 1.6 na Escala Richter (mR) e aconteceu no mar da altura do município de Touros. É a terceira vez desde o início da semana que ocorre vibrações no meio do mar.

Segundo o professor e geofísico do Laboratório de Sismologia da UFRN (LABSis/UFRN), Eduardo Menezes, foi o primeiro registro da Nova Estação de Monitoramento, parceria entre o Laboratório com a prefeitura e defesa civil de Touros. Ainda segundo o cientista, a frequência de sismos na mesma área é “considerado normal” e não tem como “afirmar nada ainda sobre o assunto”, declarou.

Segundo informações do LabSis, o Nordeste brasileiro é formado por diversos fragmentos de rochas muito antigas, com maior probabilidade de produzirem atividade sísmica local. Além disso, as camadas de solo são bastante rasas, com camadas finas de terra variando entre 4 e 25 metros acima da rocha. Em algumas localidades, a camada é tão fina que a rocha chega a ficar exposta.

*Tribuna do Norte

Postado em 5 de agosto de 2022 - 14:03h

0 comentário