O Comunicador

RN cai 2 posições em ranking de competitividade entre os Estados e fica em penúltimo em sustentabilidade

O Rio Grande do Norte caiu duas posições no Ranking de Competitividade dos Estados 2021. Elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o ranking avalia 86 indicadores de dez temas fundamentais para medir a competitividade e s gestões públicas. Em 2021, o RN caiu da 20ª para a 22ª posição. De 2019 para 2020, a queda havia sido da 15ª para a 20ª colocação.

Os temas avaliados são: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação. Cada indicador é subdividido em outros mais específicos.

Segundo o CLP, a queda do RN no ranking se deve principalmente à Infraestrutura (13º) e Sustentabilidade Ambiental (23º), itens nos quais houve uma piora. As outras posições nas quais o RN encontra-se não foram suficientes para evitar a quesda de duas posições no Ranking: Capital Humano (6º), Potencial de Mercado (22º) e Eficiência da Máquina Pública (18º) e Segurança Pública (18º).

Na educação (16º) e Sustentabilidade Social (16º), o RN ficou estagnado, de acordo com o ranking. O RN também não evoluiu em Solidez Fical, ficando com a 25ª colocação entre as 27 unidades federativas.

RN é penúltimo em Sustentabilidade

No ranking que avalia 17 objetivos relacionados ao Desenvolvimento Sustentável, o RN é o penúltimo entre todos os Estados. O ranking regral por ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) mede por exemplo itens como Erradicação da Pobreza, Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade, Água limpa e Saneamento, Redução das desigualdades, Emprego digno e crescimento econômico.

Postado em 16 de outubro de 2021 - 13:25h

0 comentário