O Comunicador

São Rafael é a primeira cidade do RN a vacinar pessoas de 18 anos sem comorbidades contra Covid

Nicollas Emanoel foi o primeiro jovem de 18 anos sem comorbidades vacinado em São Rafael e no RN — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Nicollas Emanoel foi o primeiro jovem de 18 anos sem comorbidades vacinado em São Rafael e no RN — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

A cidade de São Rafael se tornou a primeira do Rio Grande do Norte a começar a vacinar contra a Covid as pessoas de 18 anos de idade, considerada a última etapa de imunização da população adulta sem comorbidades.

A aplicação da primeira dose para esse público no município começou nesta sexta-feira (30). O primeiro vacinado foi o jovem Nicollas Emanoel, que se deslocou até a Câmara Municipal de São Rafael, que é um dos pontos de vacinação.

“É um momento de muita felicidade chegar nesse momento de uma neutralidade da situação da Covid. A gente pode chegar aos poucos numa normalidade na sociedade. E é muita felicidade. Chegar aqui em São Rafael já na situação de 18 anos”, falou Nicollas.

São Rafael vence "Corrida da Vacina" do RN1

São Rafael vence “Corrida da Vacina” do RN1

De acordo com a coordenação de imunização da Secretaria de Saúde de São Rafael, a cidade tem atualmente 77% da população vacinada com pelo menos uma das doses contra a Covid.

“Vencemos sim, mais uma batalha. Mas a pandemia não acabou e os cuidados continuam. Mas vencemos mais uma batalha nesta festa que estamos fazendo hoje”, disse a secretária de Saúde Franciene Borges.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, 4.912 pessoas foram vacinadas com pelo menos uma das doses em São Rafael até esta sexta-feira (30).

“A nossa equipe de saúde foi extremamente competente. Estou muito feliz, quero agradecer a todos, desde o agente de saúde, passando pelos técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos. A toda equipe da vacinação”, falou o prefeito Reno Marinho.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) da quinta-feira (29), São Rafael teve 987 casos confirmados de Covid desde o início da pandemia e 16 mortes. Outros dois óbitos estão sob investigação.

Vacinação do RN

vacina vacinação dose imunização covid covid-19 aplicação  — Foto: Divulgação/Prefeitura de Parnamirim

vacina vacinação dose imunização covid covid-19 aplicação — Foto: Divulgação/Prefeitura de Parnamirim

O RN tem atualmente cerca de 1,5 milhão de pessoas vacinadas com pelo menos uma dose e outras 588 mil com o esquema vacinal completo (duas doses ou a Janssen, que necessita de apenas uma aplicação). Os dados são do RN+ Vacina.

Entre as principais cidades, Natal atualmente vacina pessoas de 31 anos. Já Mossoró tinha começado a aplicação em pessoas de 29, mas precisou suspender por falta de doses. Parnamirim vacina pessoas de 32 anos e São Gonçalo do Amarante imuniza pessoas de 30 anos.

*G1 RN

Postado em 30 de julho de 2021 - 22:49h

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *