O Comunicador

China registra 1ª morte de humano devido a vírus transmitido de macacos


Foto: Macacos Rhesus (jinterwas/Flickr)

Um veterinário infectado por uma doença extremamente rara causada por vírus vindo de macacos morreu aos 51 anos, na China. O caso aconteceu em maio, e é visto como o primeiro a gerar a morte de humano em decorrência desse vírus.

Chamado de herpes B, esta cepa não é comum em humanos. Entretanto, nos casos em que já ocorreu a infecção, o vírus causou complicações no sistema nervoso central, causando um inchaço no cérebro beirando a um quadro fatal.Antes de falecer, a vítima sentiu náuseas, vômitos e febre, e morreu em 27 de maio. Nesse período, segundo investigaram as autoridades sanitárias da China, dois de seus contatos próximos, um médico e uma enfermeira, testaram negativo para o vírus.

A transmissão deve ter ocorrido durante a rotina de trabalho do veterinário. O homem trabalhava em um instituto chinês de pesquisa especializado em reprodução de primatas e havia trabalhado na dissecação de dois macacos mortos em março.

No manuseio dos animais, ocorreu o salto viral, que é o nome para as situações em que um vírus de outra espécie consegue ser transmitido entre individuos que não são os hospeiros comuns.

Exemplos históricos de vírus de animais que invadiram hospedeiros humanos incluem HIV (de chimpanzés), coronavírus Sars (de morcegos) e vírus influenza A (de pássaros).

*Exame

Postado em 21 de julho de 2021 - 19:15h

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *