O Comunicador

Globo FC segura empate com o ABC e conquista o Campeonato Potiguar pela primeira vez

Globo FC é campeão potiguar pela primeira vez

Globo FC é campeão potiguar pela primeira vez (Foto: Alexandre Lago)

O Globo FC é campeão potiguar pela primeira vez. Após vencer o jogo de ida por 2 a 1, no Barretão, a Águia de Ceará-Mirim segurou o empate com o ABC por 1 a 1 no Frasqueirão na noite desta quarta-feira e assegurou o título inédito. Negueba abriu o placar para o Tricolor, e Helitão, de cabeça, empatou para o Alvinegro.

  • Nove anos de existência
  • O Globo foi fundado em 2012 e disputou a primeira divisão do Campeonato Potiguar pela primeira vez em 2014, ano em que foi vice-campeão. Repetiu o feito em 2017. Em 2021, venceu o primeiro turno em final contra o América-RN e, na decisão do estadual contra o ABC, fez por merecer o primeiro título.
  • Polêmica
  • O dia da final foi cercado de polêmica. Três jogadores e três integrantes da comissão técnica do Globo testaram positivo para Covid, mas o clube, por iniciativa própria, afirmou ter feito contraprova com o resultado negativo. Apesar disso, o protocolo da CBF e da FNF proíbe a participação dos profissionais, o que, após toda celeuma, acabou se confirmando. Dois dos atletas vetados eram titulares: o goleiro Pedro Paulo e o centroavante Clayton.
  • Primeiro tempo
  • O jogo começou nervoso, com o ABC buscando mais o ataque. Levi teve a chance, mas foi travado em cima da hora. Claudinho, em cobrança de escanteio, acertou a trave, encobrindo o goleiro Luiz Henrique, de apenas 19 anos. O Globo teve chance de marcar com Xilu, mas mandou para fora. O ABC também reclamou de dois pênaltis não marcados pelo árbitro Alciney Santos de Araújo.Goleiro Luiz Henrique, do Globo FC, foi titular após Pedro Paulo testar positivo para Covid (Foto: Alexandre Lago)
  • Segundo tempo
  • O ABC pressionou no início da segunda etapa. Netinho parou no goleiro Netinho, e Levi finalizou em cima de Raniery. O Globo jogava por uma bola e achou com competência. Aos 20 minutos, Erick Varão fez ótimo lançamento e Negueba, de primeira, emendou um chutaço de esquerda para as redes. O ABC precisava da virada para levar a decisão para os pênaltis e teve a chance do empate em cobrança de pênalti, mas Éderson bateu mal e Luiz Henrique defendeu. Na sequência, após escanteio, Helitão marcou de cabeça, aos 30. O Alvinegro seguiu na pressão, mas exagerando nas bolas aéreas, sem sucesso. A melhor oportunidade veio em nova tentativa de gol olímpico, com Mateus Mullher, mas Luiz Henrique garantiu o empate e o título do Globo.

*G1 RN

Postado em 24 de junho de 2021 - 12:25h

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *