O Comunicador

Governo do RN assina convênio para investimento de R$ 2 milhões na agricultura familiar

Governo assinou convênio com representantes das famílias e superintendente da Caixa Econômica Federal, Silvio José Conceição — Foto: Sandro Menezes

Governo assinou convênio com representantes das famílias e superintendente da Caixa Econômica Federal, Silvio José Conceição — Foto: Sandro Menezes

O Governo do RN assinou nesta segunda-feira (7) um convênio com a União Federal para o investimento de quase R$ 2 milhões para a agricultura familiar. O repasse vai beneficiar diretamente 104 famílias de assentamentos em Ceará-Mirim e Pureza, no interior do estado.

O acordo foi firmado através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) e do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Os recursos serão destinados à construção de unidades de beneficiamento (UB) de frutas para produção de doces, geleias e polpas, e também de milho, para produção de cuscuz crioulo. O objetivo é diversificar e melhorar a qualidade dos produtos ofertados no mercado.

A Unidade de Beneficiamento de frutas será construída no Projeto de Assentamento Nova Esperança Rosário, em Ceará Mirim. O Executivo estima que ele irá beneficiar diretamente as 57 famílias que fazem parte da Associação dos Trabalhadores Rurais da Agrovila e, de forma indireta, a mais de 500 famílias pertencentes aos projetos de assentamento do entorno.

A UB de Milho, por sua vez, será construída em Pureza, no Projeto de Assentamento Bernardo Marim, e se estima que vá beneficiar diretamente 47 famílias assentadas e, indiretamente, à 249 famílias dos projetos de assentamento da região.

“A agroindústria no nosso projeto é um sonho de vinte anos. E agora, finalmente, estamos vendo esse benefício chegar até nós. A gente fica feliz principalmente quando pensamos no jovem que não vai precisar buscar trabalho fora, porque vai ter meios de sobrevivência onde vive”, falou Elenilde Maria, integrante do Assentamento Rosário, durante a assinatura do convênio.

“Desde o início da nossa gestão, assumimos esse compromisso, que vem sendo consolidado por meio de projetos como o Pecafes (Programa de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária), de programas de assistência técnica e de acesso a sementes, reestruturação da Emater, entre outras iniciativas”, disse a governadora Fátima Bezerra.

*G1 RN

Postado em 7 de dezembro de 2020 - 21:45h

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *