O Comunicador

CNI/Ibope: 70% consideram governo Dilma ruim ou péssimo; 78% não confiam na presidente, e 82% desaprovam maneira de governar

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), encomendada ao Ibope e divulgada nesta terça-feira, mostra que 70 % da população considera o governo Dilma Rousseff ruim ou péssimo. Ainda de acordo com o estudo, 82% da população desaprovam a maneira de governar da presidente. 

Os índices são referentes ao quarto trimestre de 2015 e se mantém próximos daqueles revelados pela última pesquisa Ibope/CNI, divulgada em 30 de setembro. Naquela data, 69% consideraram o governo ruim ou péssimo e 82% desaprovaram o jeito de governar. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.
Ao todo, 9% dos entrevistados consideram o governo Dilma ótimo ou bom e 20% avaliam que é regular. 

Os números também oscilaram pouco em relação à pesquisa de setembro deste ano, quando a taxa de ótimo ou bom era 10% e a de regular era de 21%. Entre os entrevistados, 81% disseram que o segundo mandato da presidente petista está sendo pior que o primeiro, enquanto 15% acham que é igual ao anterior e 2% enxergam uma melhora. 

A confiança na presidente oscilou de 20%, em 30 de setembro, para 18% nesta terça-feira. Já o número de pessoas que não confiam na presidente foi de 77% para 78%. As áreas em que foi verificada maior insatisfação dos entrevistados foram impostos (91%), taxas de juros (91%) e combate ao desemprego (87%). Quando as pessoas foram perguntadas sobre quais notícias sobre o governo mais se lembram, 50% citou impeachment, 13% falaram da Operação Lava-Jato e 7% sobre corrupção no governo. 

A pesquisa mostra que Dilma perdeu apoio de seus próprios eleitores. Em dezembro de 2014, 63% das pessoas que declararam voto em Dilma avaliavam o governo como ótimo ou bom. Passado um ano, esse número caiu para 16%, o menor da série histórica avaliada pelo Ibope. A confiança dos eleitores de Dilma na presidente caiu de 80% para 32% no mesmo período.
A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 7 deste mês, com 2.002 pessoas em 143 municípios brasileiros. A margem de erro é de 2% e o grau de confiança é de 95%. 
O Globo
Postado em 15 de dezembro de 2015 - 18:45h

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *