O Comunicador

Santana do Matos: Chuva de granizo assusta moradores de distrito ha 17 Km da área urbana

Em Santana do Matos no distrito de Barão de Serra Branca a 17 Km da sede do município registrou chuva de granizo na tarde desta quarta-feira (18). O fenômeno incomum na região assustou moradores daquele distrito. A chuva de granizo ocorreu no final da tarde e veio acompanhada de ventos fortes, muitos relâmpagos e estrondosos trovões, o vento acabou destruindo telhados e derrubando árvores. 

Não há registro de feridos.

Segundo os meteorologistas, a formação de granizo ocorre por fatores de contraste no clima quente e frio em nuvens de cúmulo-nimbo (que se desenvolvem verticalmente). “A nuvem se forma rapidamente e o vento forte faz os cristais de gelo se desprenderem antes de se dissolverem”, explicam. Segundo o meteorologista Gilmar Bristot, da Emparn (Empresa Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte), destacou em uma reportagem que não é comum no Nordeste a formação de granizo devido à temperatura alta, mas o fato de ocorrer ventos fortes no período desenvolveu o fenômeno.

A nossa redação fez um levantamento e obtivemos uma informação dada pela Emparn que a última ocorrência de granizo no Rio Grande do Norte havia ocorrido em dezembro de 2014. 


 Moradores assustados O fenômeno assustou moradores da região, que não é acostumada a ter formações de gelo nas chuvas. Os mais velhos falam, que nunca tinham presenciado algo igual. 

Fonte: F. Damião notícias
Postado em 19 de fevereiro de 2015 - 17:55h

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *