27 de abril de 2018

Um dos maiores jornais do mundo, ‘El País’ envergonha potiguares e estampa violência de Natal em sua capa

Uma das publicações mais importantes do mundo, o El País, da Espanha, estampou em sua edição impressa desta sexta-feira uma matéria de forte impacto negativo e que envergonha os potiguares, especialmente os natalenses. A reportagem “As execuções à luz do dia na Grande Natal, a quarta região mais violenta do mundo”, publicada no site do El País Brasil, já tinha causado indignação em quem olha à volta e pergunta indignado como nossos gestores permitiram que a situação chegasse a esse ponto. 

Na edição de hoje, contudo, a edição espanhola, uma das mais influentes do mundo, cravou em sua capa: “Natal, a região mais violenta do Brasil”. “A alta das mortes na região metropolitana é impulsionada pela combinação entre uma inflamada guerra de facções pelo controle do tráfico de drogas — de um lado está a paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) e, de outro, a potiguar Sindicato do Crime RN— e o pouco investimento em segurança pública”, destaca o texto da repórter Talita Bedinelli, que capturou o espírito de nosso tempo ao conseguir traduzir tão fielmente como estamos sendo obrigados a aceitar e conviver com a rotina de violência. 

Com quase meio milhão de exemplares diários circulando só na Espanha, a reportagem tem impacto global ao se somar a outras publicações que vêm reportando à comunidade internacional o risco que significa para um turista embarcar para Natal. A matéria em espanhol pode ser conferida neste link. A versão em português está aqui. 

*BG - por Dinarte Assunção

Nenhum comentário:

Postar um comentário