31 de dezembro de 2017

Coordenadoria Municipal de Turismo faz um balanço do que aconteceu em 2017, e coordenador se diz motivado para duplicar as ações em 2018

Ao assumirmos a Coordenadoria Municipal de Turismo, encontramos logo de cara uma grande barreira para realizar ações, a inexistência de recursos públicos. Driblando essa dificuldade, corremos atrás de parcerias e encontramos no comércio local a principal fonte financeira para fazer acontecer.

 Começamos 2017 com o pé direito. Realizarmos uma grande parceria com a Coordenadora de Agricultura (Luciane Batista) e juntos realizamos o Carnaval na Serra, evento que contou com um grande público e algumas inovações como: novo formato na Praça de Alimentação (vendedores autônomos), mobilidade urbana, segurança (nenhuma ocorrência durante todo o carnaval), sendo também economicamente positivo para o comércio em geral. 

 Após o Carnaval, realizamos uma grande parceria com companheiro José Nilton (conhecido popularmente como Dindin), que trouxe como resultado dois eventos que marcaram a Semana Santa em Cerro Corá: a Paixão de Cristo, que contou com atores e atrizes de nosso município, e a Inédita “I FARRA DO JUDAS” ocorrida em praça pública. 

 No mês de maio, realizamos mais um evento inédito em nosso município: “A Mais Bela Voz”, em parceria com o comunicador Maninho, que premiou em praça pública novos talentos musicais revelados na ocasião, tendo como vencedora Claudesia Vianna, atualmente seguindo carreira profissional. 

 Durante o nosso São João, a Coordenadoria Municipal de Turismo teve a honra de contribuir com o evento, dando total apoio ao Festival de Quadrilhas, idealizado pelo Coordenador de Cultura Júnior Caçarola. 

 No mês de agosto foi realizado o maior e melhor Festival de Inverno da história da nossa cidade, batendo diversos recordes como: público, Mobilidade Urbana, formato da nova praça de alimentação (stands e vendedores autônomos); triplicamos a quantidade de garçons no evento, conseguimos dobrar os ganhos financeiros dos garçons, inserindo apenas os 10%, onde os mesmos têm direito por lei, e economicamente foi muito positivo para todo o município. A parte cultural voltou com força total, tendo à frente o Coordenador Cultural Júnior Caçarola, onde foi idealizada a Tenda Cultural passando pela mesma artistas da terra e de regiões vizinhas. 

 Em Novembro, ocorreu outro evento pioneiro, o “I Cerro Corá Moto Fest” em praça pública, resultado de uma grande parceria formada pelos motos clubes de nossa cidade (Moto Clube Cangaço e Moto Clube Serrano). O evento trouxe muitos motociclistas para a cidade e grandes novidades no palco, muito ROCK IN ROLL e muita música internacional. 

 Fechando o ano com chave de ouro, realizamos o Natal na Serra, onde inovamos ao proporcionar música ao vivo em praça pública, ou seja, música de graça para o povo, contando com a parceria e o apoio logístico dos amigos Erivan e Anchieta (Serra de Santana) e o Auto de Natal, idealizado por Júnior Caçarola, sendo exibido na cidade e na zona rural, envolvendo artistas da nossa comunidade. 

 E fica o agradecimento à gestão Graça Oliveira e Zeca Araújo que sempre vem motivando, incentivando e apoiando aos eventos realizados, bem como a confiança depositada em nos conceder a pasta do turismo. E aos Vereadores, Secretários e Coordenadores pelo fundamental apoio. 

 Agradecer também a todos os envolvidos nos eventos de nossa cidade: ao amigo Moyses Pinheiro por exercer com excelência a mobilidade urbana das festas; em nome do Sargento Brasão parabenizar nossos policiais que conseguiram zerar as ocorrências no decorrer das festas; aos meios de comunicação que brilhantemente divulgaram os eventos de nossa cidade; ao Coordenador de Cultura Júnior Caçarola que com muita maestria dedicou-se com profissionalismos aos eventos realizados, trabalhando a mídia e a cultura dos mesmos. 

 E em especial ao nosso “COMÉRCIO LOCAL” que com sua força econômica alavancou o turismo de eventos em nosso município, contribuindo para o crescimento socioeconômico e cultural do nosso município. 

 Agradecer a todos os artistas cerrocoraenses que participaram no palco e realizaram suas apresentações com muito profissionalismo e brilhantismo: Jaílson Araújo, Som de Vinil, Robson Iilsen, Ostentar, Pisada e Luxo, Segredos da Sanfona, Lu e Damião, Robson Semog, Luiz Carlos, Claudesia Viana, SóoMíí, todos que fazem a Quadrilha Estação Junina, aos atores e atrizes da Paixão de Cristo e do Auto de Natal, nosso Poeta Felipe “LAMPARINA”, aos mestres Manoel do Fole, Manoel de Dadica entre outros.

 Ao longo do ano, a Coordenadoria Municipal de Turismo, representando nosso município, também participou de diversas reuniões relacionadas ao Polo Seridó, Turismo do RN e em especial o GEOPARQUE SERIDÓ que promete, nos próximos anos, ser uma grande fonte de turismo educacional, levando o nome da região Seridó para o Brasil e para o Mundo. Como também idealizou alguns projetos, como exemplo o das placas de identificação das ruas, entre outros.

 Para Finalizar, em nome da Sra.Edilma agradecer a todos os artesões e artesãs do nosso município, onde realizamos (em praça pública) feiras de artesanato. Aos nossos Guias de Turismo o muito obrigado pela parceria formada. 


 Um Feliz 2018, saúde, paz, boas energias e muito muito trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário