16 de novembro de 2017

Autoridades de Cerro Corá participaram de reunião sobre o APL da fruticultura da Serra de Santana na cidade de Lagoa Nova

 A prefeita Graça Oliveira, o Secretário de Agricultura Santos Capote e os vereadores Graça Santos, Maciel Freire e Erivanaldo Albuquerque estiverem presentes no Seminário de Apresentação do Plano de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local - APL da fruticultura da Serra de Santana, projeto que tem como foco principal o apoio aos fruticultores locais visando o aperfeiçoamento das técnicas de manejo da produção e o fortalecimento da atividade nos municípios de Cerro Corá, Bodó e Lagoa Nova, tornando-a mais organizada e lucrativa para os fruticultores. 

Entre as ações do projeto, capitaneado pelo SEBRAE com apoio do SENAR e FAERN, estão a capacitação dos produtores, através de cursos e oficinas, consultorias e intermediação da chegada do produto ao mercado, tanto nacional quanto internacional. 

A vereadora Graça Santos avalia de forma muito positiva a ação do SEBRAE: "A Serra de Santana é um terreno riquíssimo com uma capacidade imensurável para produzir. Esse é o projeto que faltava para dar suporte aos nossos produtores diante de uma das atividades econômicas mais fortes que possuímos: a fruticultura. Se os agricultores acreditarem nesse projeto tanto quanto o SEBRAE vem acreditando, tenho certeza que estaremos dando início a um novo ciclo no cultivo de frutas da Serra de Santana", afirma.


Ao longo deste ano, várias capacitações no campo já foram realizadas. Além da produção de frutas e da comercialização "in natura", o projeto sugere outras alternativas, como o beneficiamento do produto para a produção de bebidas lácteas, pasta de frutas, doces, geleias, etc., criando meios para que o produtor local se posicione mais forte no mercado e abrindo caminhos para a geração de ocupação e renda para as famílias do campo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário