Em Ipanguaçu chuvas deixam famílias desabrigadas e comunidades isoladas

Foto: Rogério Fernandes/TV Ponta Negra

O município de Ipanguaçu é um dos mais atingidos pelas fortes chuvas que caem no Rio Grande do Norte. Ruas e estradas permanecem alagadas, 13 comunidades estão isoladas e 80% dos 1.850 alunos do município estão sem aula devido aos transtornos causados pelas chuvas, além disso diversas escolas estão sendo utilizadas como abrigo para as famílias desabrigadas.

Na comunidade Ubarana, 99% das famílias estão desalojadas.

O prefeito, Remo Fonseca, decretou, na semana passada, estado de emergência por 30 dias, podendo ser revogado para 90 dias.

A Defesa Civil de Ipanguaçu segue de plantão 24h, presencialmente, no Centro de Cultura. Em caso de emergência, a população pode entrar em contato pelo número: (84) 9 9982-5763.

Existe a expectativa da governadora Fátima Bezerra visitar o município na tarde desta terça-feira (9).

Postado em 9 de abril de 2024

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 70,95% da sua capacidade

Foto: Divulgação

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), realiza o monitoramento dos principais reservatórios responsáveis pelo abastecimento e atendimento às diversas necessidades de uso dos municípios potiguares. O Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado nesta terça-feira (09), indica que a barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 1.683.786.831 m³, percentualmente, 70,95% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.000 m³. A última vez que o manancial acumulou esse percentual foi no ano de 2012.

As reservas hídricas superficiais totais do RN somam 2.999.415.425 m³, equivalentes a 67,57% da sua capacidade total, que é de 4.438.663.499 m³. O volume geral acumulado também é o maior desde 2012.

A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do RN, acumula 445.707.850 m³, correspondentes a 74,32% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. Esta também é a maior reserva dos últimos 12 anos.

Localizada em Upanema, Umari acumula 266.869.390 m³, percentualmente, 91,14% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. Em 2023 a barragem sangrou no dia 09 de abril.

O açude público de Currais Novos, que possui capacidade para 3.815.000 m³, também completou 100% da sua capacidade e está sangrando.

Atualmente, 16 reservatórios monitorados pelo Igarn estão com 100% da sua capacidade, sendo 12 destes com capacidades superiores a 05 milhões de metros cúbicos, são eles: o açude público de Encanto; Mendubim, em Assú; Campo Grande, em São Paulo do Potengi; Pataxó, em Ipanguaçu; Dourado, em Currais Novos; o açude público de Riacho da Cruz; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Beldroega, em Paraú; Malhada Vermelha, em Severiano Melo; Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari; Apanha Peixe, em Caraúbas; Santa Cruz do Trairi, em Santa Cruz.

Os açudes monitorados pelo Igarn, que possuem capacidades inferiores a 5 milhões de metros cúbicos e estão com 100% da sua capacidade são: Novo Angicos, em Angicos; Riachão, em Rodolfo Fernandes; Curraes, em Itaú; Pinga, em Cerro Corá; Tesoura, Francisco Dantas; o açude Currais Novos, em Currais Novos; Dinamarca, em Serra Negra do Norte; e Francisco Cardoso (Mulungu), localizado em Currais Novos.

O açude Santo Antônio de Caraúbas, localizado em Caraúbas, está com 98,50% da sua capacidade total, que é de 8.538.108 m³. Já o Flechas, em José da Penha, está com 81,54% da sua capacidade total, que é de 8.949.675 m³.

A barragem de Pau dos Ferros acumula 39.577.726 m³, percentualmente, 72,16% da sua capacidade total, que é de 54.846.000 m³. Em 2023 o manancial sangrou no dia 05 de maio.

O açude público de Cruzeta acumula 18.868.058 m³, correspondentes a 80,13% da sua capacidade total, que é de 23.545.745 m³. Desde 2011 o manancial não acumula esse volume de reservas hídricas.

Postado em 9 de abril de 2024

Em Natal pacientes são retirados às pressas de UPA devido a princípio de incêndio

Foto: Thalles Ikaro/TV Ponta Negra

Pacientes que estavam nas dependências da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Pajuçara, Zona Norte de Natal, precisaram ser retirados devido a um princípio de incêndio na tarde desta terça-feira (9).

Os pacientes foram levados para a área externa da UPA como medida de segurança.

As chamas começaram em um aparelho de ar-condicionado, mas segundo informações do Corpo de Bombeiros, as chamas foram contidas pelos próprios funcionários, que utilizaram extintores.

Ao chegarem, os bombeiros fizeram a vistoria do local e interditaram até ser feita a limpeza do local.

*Com informações do Ponta Negra News

Postado em 9 de abril de 2024

Brasil tem terceira maior taxa de homicídio em ranking com países do G20, constata IBGE

O Brasil tem a terceira maior taxa entre os países do G20 — grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia e a União Africana — de homicídios intencionais, conforme pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta terça-feira (9). Em 2021, o indicador de assassinatos de homens por 100 mil habitantes foi de 39,55% e o de mulheres, 3,53%.

O Brasil perde só para África do Sul e México. A taxa de homicídios de homens por 100 mil habitantes nesses países foi de 72,04% e 50,54%, respectivamente. Já a de mulheres foi de 10,67% e 6,17%. Veja os resultados acima.

Os dados do IBGE são da publicação “Criando Sinergias entre a Agenda 2030 e o G20 – Caderno Desigualdades – primeiras análises”. O documento traz estatísticas sobre sete indicadores globais dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que apresentam um retrato das desigualdades dentro dos países do G20 e entre eles, com a informação mais recente disponível para a maioria dos países.

Os ODS analisados pelo levantamento são pobreza, saúde, educação, gênero, crescimento econômico e trabalho decente, desigualdades e paz, justiça e instituições eficazes.

Segundo o IBGE, “a desagregação de dados para os indicadores ODS é fundamental para a implementação da Agenda 2030 e seu princípio de ‘não deixar ninguém para trás’, pois permite captar a população em situação de vulnerabilidade e as desigualdades, para então combatê-las através de políticas públicas”.

*R7

Postado em 9 de abril de 2024

Identificado corpo de homem encontrado próximo ao IFRN de Currais Novos

A PM de Currais Novos foi acionada no inicio da tarde desta segunda-feira (08) para o encontro de um cadáver de um homem identificado por Danilo Vinicius Almeida da Silva, 22 anos que residia no estado do Piauí em estado de decomposição às margens da Rua Manoel Lopes Filho estrada que da acesso ao IFRN, este local fica próximo onde aconteceu a festa da Exponovos.

De acordo com a polícia um celular, documento e R$ 1.895,00 foram encontrados próximo ao corpo da vítima.

A PM isolou o local e acionou a Polícia Civil e o ITEP.

Hoje pela manhã foi registrado o desparecimento de um homem que trabalha em uma empresa que presta serviços em Currais Novos. A Polícia vai investigar a causa da morte do jovem.

*Repórter Seridó

Postado em 9 de abril de 2024

Padre é golpeado com facão e quase perde os dedos ao tentar desarmar bandido durante assalto na Grande Natal

Foto: Reprodução/Arquidiocese de Natal

O Padre Bianor Júnior, pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, foi vítima de assalto na noite do domingo (07), na BR-406, na altura de Massaranduba, quando voltava de uma celebração no município de Ceará-Mirim.

Segundo informações da assessoria do Padre Bianor, os assaltantes interceptaram o carro na BR, renderam o pároco e levaram seu celular, relógio e uma quantia em dinheiro não divulgada.

Na tentativa de desarmar o bandido, que estava com um facão, ele cortou a mão e precisou passar por uma cirurgia de reconstrução. Ainda conforme a assessoria, Padre Bianor passa bem e segue acompanhado por familiares.

*Ponta Negra News

Postado em 9 de abril de 2024

Águas do Açude Gargalheiras abastecem outros reservatórios e ressuscitam rios

Sangria do Gargalheiras forma o fenômeno do véu de noiva – Foto: Cedida/Novo Notícias

As águas que descem ao longo dos últimos dias pelas paredes do Açude Gargalheiras, cuja cascata forma o fenômeno do “véu de noiva”, formam um cenário convidativo para a contemplação do público. E desde a última quarta-feira (3), quem testemunha a “sangria” do quarto maior reservatório hídrico do Rio Grande do Norte, situado no município de Acari, no Seridó potiguar, também vê o renascer de um ilustre desconhecido: o Rio Acauã.

O afluente – um dos rios temporários que abastecem a bacia do Piranhas-Açu – teve o fluxo interrompido com a construção da barreira de concreto de 25 metros do açude, inaugurado em 1959, quando o paredão ligou as serras do Abreu e da Gargalheira. Desde então, as águas do Acauã só voltam a ganhar forma quando há o transbordamento do açude – cujo nome oficial é Marechal Dutra –, e percorrem por entre as veias singulares das serras do Seridó.

A torrente que vaza da gigantesca cachoeira de concreto armado, em seguida, corre até desaguar no rio Seridó. E assim, o caminho das águas também garante a manutenção de outros reservatórios. Segundo o Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), órgão que atua no monitoramento hídrico potiguar, as águas do Gargalheiras municiam primeiramente a barragem Passagem das Traíras, na cidade de Jardim de Seridó. O reservatório segue em construção. A conclusão da barragem, que está com 95% de execução, deve ser finalizada ainda este ano.

Após isso, o fluxo deságua no rio Piranhas, que fica a montante da barragem de Oiticica — cuja construção deve ser finalizada ainda este ano —, nos municípios de Jucurutu, Jardim de Piranhas e São Fernando.

O destino é a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório hídrico do Rio Grande do Norte, que se estende pelo território dos municípios de Assu, Itajá e São Rafael. O percurso total é de mais de 170 quilômetros.

A sangria desta semana foi a 30ª de toda a história do Gargalheiras. O ponto de transbordamento foi verificado às 23h15 do dia 03. Ou seja, o reservatório ultrapassou a marca de 100% da capacidade. A última vez que isso ocorreu foi em 19 de maio de 2011.

O Gargalheiras abastece a cidade de Acari e complementa o abastecimento de Currais Novos. Até fevereiro, havia a possibilidade de colapso no fornecimento de água tratada das duas cidades em função do baixo volume armazenado nos dois reservatórios. Em pouco mais de 40 dias, o açude saiu de 1% de capacidade para atingir o esplendor na semana passada.

Com o reservatório Marechal Dutra cheio, a Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern) estima que o abastecimento de Acari está garantido por até quatro anos, mesmo que não haja recarga ao longo deste período.

*Novo Notícias

Postado em 9 de abril de 2024

Bebê de um mês dá entrada em hospital já morto e com sinais de violência no RN

Na madrugada desta segunda-feira (8), um bebê com um mês de vida deu entrada no hospital de Arez já sem vida e com marcas de violência. A Polícia Militar foi chamada e deteve o pai da criança, Diogo Alexandre da Silva, como suspeito do crime. 

A equipe do Pelotão da PM em Arez foi acionada por volta de 1h40 ao hospital do município e recebeu a informação de que o bebê deu entrada na unidade já em óbito e com marcas de violência. No local, os militares também encontraram a mãe da criança, com escoriações no rosto.

Ainda de acordo com a polícia, a princípio, a mãe da criança não conseguiu passar informações sobre a causa dos machucados, porém, a dona da casa onde o fato aconteceu, que é amiga da vítima, informou que houve uma briga entre os pais do bebê, dentro de um quarto do imóvel, por volta das 23h.

A testemunha ainda afirmou à polícia que sua filha olhou pela janela do quarto e viu a criança vermelha e com sangue escorrendo pelo nariz. Os moradores da casa bateram na porta do cômodo para socorrer a criança. À polícia, a mulher disse que o pai “sequer levantou da cama”.

A mãe e a criança foram levadas à unidade de saúde, porém, o bebê já deu entrada na unidade sem vida, com marcas de violência no rosto e nas costas.

A mãe do bebê afirmou aos policiais que durante a briga com o marido ela foi agredida com socos e alguns dos golpes acertaram a criança.

“Diante dessas informações todos foram conduzidos para a delegacia de plantão e o corpo posteriormente encaminhado para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep)”, informou a PM.

A corporação informou que a delegacia do município realiza diligência sobre o caso.

Diogo Alexandre da Silva, pai de um bebê recém-nascido que morreu na madrugada desta segunda-feira (8), em Arez, foi preso por violência doméstica, mas liberado após passar por audiência de custódia.

*Com informações do G1/RN e Ponta Negra News 

Postado em 8 de abril de 2024

Barragem Armando Ribeiro chega a 70% de sua capacidade de armazenamento

Foto: Divulgação/Igarn

O maior reservatório de águas do RN, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, localizada no vale do Açu, atingiu 70,46% da sua capacidade de armazenamento nesta segunda-feira (8), conforme levantamento do Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR). Atualmente, o reservatório acumula 1,672 bilhão m³ de água, dos cerca de 2,4 bilhões m³ possíveis. Desde 2011 o manancial não atinge sua capacidade máxima.

Desde sexta-feira (5), a barragem registrou aumento de, aproximadamente, 44 milhões m³ de água. O montante é igual à capacidade total do açude Marechal Dutra, mais conhecido como Gargalheiras, em Acari.

O segundo maior reservatório do estado, a barragem de Santa Cruz do Apodi, também aumentou sua capacidade nos últimos dias e chegou aos 74,01%. O volume atual é superior aos 443 milhões m³.

Ao todo, os reservatórios do Rio Grande do Norte têm volume atual equivalente a 66,6% da sua capacidade total, segundo levantamento do SAR, que pertence à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Situação dos três maiores reservatórios do RN

Armando Ribeiro Gonçalves
Capacidade: 2.373.066.000 m³
Volume Atual: 1.672.084.667 m³
Percentual: 70,46%

Santa Cruz do Apodi
Capacidade: 599.712.000 m³
Volume Atual: 443.883.300 m³
Percentual: 74,01%

Umari
Capacidade: 292.813.650 m³
Volume Atual: 266.869.390 m³
Percentual: 91,13%

Postado em 8 de abril de 2024

Bombeiros são chamados para resgatar cadáver em lagoa no Ceará e descobrem boneco de judas, vídeo

O resgate de um suposto corpo na Lagoa das Salinas, em Morada Nova, no interior do Ceará, terminou de forma inusitada para os bombeiros: eles descobriram que a “vítima” era, na verdade, um boneco de judas que havia sido abandonado no local. O caso aconteceu na quarta-feira (3).

Conforme o Corpo de Bombeiros, os agentes foram acionados por volta das 17h, ao receberem denúncias de populares de que o corpo de uma pessoa estava boiando na lagoa.

Os bombeiros foram ao local da ocorrência, entraram na água e, ao se aproximarem, perceberam que se tratava de um boneco feito de pano, que havia sido confundido com uma pessoa.

Para evitar novos acionamentos infundados, os agentes retiraram o boneco da água.

*g1

Postado em 7 de abril de 2024

Luto em Caicó: Morre a missionária Irmã Lúcia Vieira, aos 99 anos

Dedicada à caridade, Irmã Lúcia Vieira morre aos 99 anos neste sábado na cidade de Caicó. De acordo com católicos ligados à religiosa, Irmã Lúcia chegou na Terra de Sant’ana em 1953.

A missão da Irmã em Caicó foi nobre e merece luto oficial: dar vida ao Abrigo e Dispensário Professor Pedro Gurgel, fundado a 16 de agosto de 1946 por Monsenhor Walfredo Gurgel.

*Via Jair Sampaio

Postado em 7 de abril de 2024

Gato agoniza depois de ser esfaqueado em Jardim do Seridó; Polícia age rápido e prende suspeito

Um homem desferiu golpes de faca em um gato na noite deste sábado na cidade de Jardim do Seridó. O caso revoltou os moradores.

A Polícia Militar foi rápida em responder o chamado de emergência, foi para o local de crime e deteve o agressor, que foi conduzido para a Delegacia.

De acordo com informações preliminares, o homem possui histórico de problemas mentais, levantando questões sobre a sua responsabilidade legal.

*Jair Sampaio com informações da Social Mídia

Postado em 7 de abril de 2024

Dengue: epidemia entra na fase mais crítica nesta semana; entenda

Foto: Agência Brasil

As doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti têm um ciclo natural de aumento e redução que segue variáveis sazonais e, pela média do que ocorreu na última década, o Brasil está hoje bem no meio do período anual mais crítico para essas enfermidades, revela uma análise independente.

O período entre a 15ª e a 17ª sétima semana do ano é o que costuma concentrar o maior número de ocorrências de dengue, zica e chikungunya, e nós entramos hoje na 16ª semana. A notificação de casos ainda deve levar algum tempo para retratar o que está acontecendo neste momento, mas quem se assustou com o tamanho dos recordes batidos ainda pode esperar ver uma piora nos próximos dias.

O alerta foi dado na última semana pelo pesquisador Wanderson Oliveira, ex-chefe da Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde (SVS) e epidemiologista do Hospital das Forças Armadas. Uma análise que o especialista publicou na semana passada inspira preocupação ainda com a dinâmica da doença no Brasil.

— Leva-se um tempo entre a detecção do caso, com o preenchimento da ficha do paciente e a digitação dessa informação no banco de dados. Então o que a gente está visualizando hoje é um retrato de algumas semanas atrás — afirma Oliveira.

*O Globo

Postado em 7 de abril de 2024

Após reunião com MST, Lula avalia ajustes em pacote da reforma agrária

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve fazer ajustes no pacote sobre reforma agrária que o governo prepara. O anúncio do programa era previsto para segunda-feira (8), mas deve ser adiado.

A decisão foi tomada após o encontro, promovido neste sábado (6), com movimentos sociais, incluindo representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Segundo relatos feitos à CNN, os movimentos sociais apresentaram sugestões ao petista, que submeterá a iniciativa para a área técnica do governo federal na próxima segunda-feira (8).

A ideia é que o pacote preveja a compra de propriedades improdutivas pelo governo federal para serem ocupadas.

Além disso, prevê a oferta de linhas de crédito voltadas à compra de sementes e maquinários, para que os movimentos sociais se tornem propriedades produtivas.

O governo federal avalia ainda se os recursos para a aquisição de áreas improdutivas serão provenientes do orçamento deste ano ou do Tesouro Nacional.

*CNN Brasil

Postado em 7 de abril de 2024

Programação do Festival Gastronômico de Lagoa Nova é lançada e Paula Fernandes é uma das atrações

A Prefeitura Municipal de Lagoa Nova tem orgulho em promover o 2º Festival Gastronômico Sabor e Som By Fest Bossa & Jazz da Capital da Serra de Santana. O evento será realizado nos dias 5 e 6 de julho, sendo uma celebração de boa música e gastronomia. Como atração principal, está a cantora Paula Fernandes, um dos principais nomes do sertanejo nacional.

O lançamento oficial da programação aconteceu neste sábado (6), em um dos mirantes com vista para Serra de Santana, com presença do prefeito Luciano Santos, secretaria de Turismo e Desenvolvendo Econômico, Josailsa Ruth, autoridades e imprensa da região.

Intérprete de sucessos como “Pássaro de Fogo”, “Beijo Bom”, entre outros, ela sobe no palco no sábado (6), mesmo dia das apresentações de Zé Hilton do Acordeon e Sueldo Soares & Sâmela Ramos. Na sexta-feira (5), dia da abertura, as atrações são Brega Jazz, Funkeria e artistas fazendo homenagem a Djavan.

A proposta do evento é repetir a dose do ano passado, oferecendo muita cultura e entretenimento para a população local e também para turistas de toda a região, capital e estados vizinhos. As atrações são gratuitas e prometem movimentar a economia local, evidenciando as belezas naturais do município e a riqueza gastronômica do Rio Grande do Norte.

A realização é da Prefeitura Municipal de Lagoa Nova, com consultoria da Juçara Figueiredo Produções e participação da Emprotur. Além dos shows musicais, o festival irá oferecer oficinas gastronômicas envolvendo os bons restaurantes locais e regionais, dando oportunidade para aquelas pessoas interessadas em aprender mais na arte de cozinhar.

O festival ocorrerá com a participação de chefes e restaurantes convidados que oferecerão no pavilhão do evento, oficinas com degustação de pratos, petiscos e drinks criados exclusivamente para o evento.

Além da área destinada às oficinas gastronômicas, a grande estrutura abrigará uma praça de alimentação com stands oferecendo uma variedade de ”finger foods” a custo fixo e uma feirinha de artesanato com produtos e expositores locais e regionais.

Postado em 7 de abril de 2024

PT e PL atraem novos quadros e podem ter embates diretos em até 12 capitais

Foto: @bocalom.oficial no Instagram; @marceloramos.am no Instagram

Partidos que polarizaram a eleição presidencial e donos das maiores bancadas na Câmara dos Deputados, PT e PL filiaram novos pré-candidatos para as eleições de outubro e podem se enfrentar em até 12 capitais.

O novo cenário se consolidou com o fim do prazo para a filiação, que encerra neste sábado (6) para os políticos que vão enfrentar as urnas em outubro. Ao menos 20 pré-candidatos a prefeito nas 26 capitais trocaram de partido no último mês, no período da janela partidária.

O panorama atual é de embates em Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba, Manaus, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, João Pessoa, Maceió, Aracaju, Florianópolis e Vitória. Mas a tendência é de negociações que podem resultar em desistências até o período das convenções, entre julho e agosto.

*Folha de S. Paulo

Postado em 6 de abril de 2024

Professores e funcionários sofrem arrastão em escola de Mossoró

Foto: reprodução

Professores e funcionários de uma escola particular em Mossoró, localizada no Oeste do Rio Grande do Norte, foram vítimas de um arrastão durante a madrugada deste sábado (6). O crime ocorreu na quadra de esportes do colégio, localizado no bairro Planalto Treze de Maio.

Segundo informações da Polícia Militar, uma viatura foi acionada por volta das 03h40 da manhã para atender a ocorrência. As vítimas informaram que quatro indivíduos armados renderam cerca de 30 funcionários, levando seus pertences, incluindo um carro modelo Toyota SW4.

Uma fotografia feita por um funcionário da instituição de ensino mostra o momento da abordagem do grupo de criminosos. Sob a mira de armas, os professores aparecem deitados no chão da escola.

As vítimas do arrastão estavam no local aguardando o transporte para participar de um congresso em Fortaleza (CE).

A Polícia Militar conseguiu localizar o veículo atrás de um supermercado da cidade. Os envolvidos no crime ainda não foram presos.

*Novo Notícias

Postado em 6 de abril de 2024

‘Subiu na mente’ o pai virar presidente, diz ex-nora de Lula vítima de agressões

A médica Natália Schincariol, 29 anos, ex-mulher de Luís Cláudio, 39, filho do presidente Lula acusado de agressões física, incluindo “cotovelada na barriga”, conforme o boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil de São Paulo, afirmou nesta quinta-feira (4) que a eleição do pai como chefe de governo “subiu à mente” do agressor.

O casal viveu em união estável por dois anos, e o relacionamento chegou ao fim com um desfecho violento. Apesar da pregação contra a violência que vitima a mulher, tannto Lula quanto a primeira-dama Janja fazem o mais absoluto silêncio sobre o assunto, também ignorado por entidades de defesa da mulher, aparelhadas pelo PT e partidos de esquerda, e pela maior parte da mídia.

Ela decidiu falar ao portal Uol após o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) conceder-lhe medida protetiva. A decisão determina que Luís Cláudio deixe  o apartamento onde vivia com Natália e não faça contato nem se aproxime a menos de 200 metros da ex-mulher.

“O imóvel é nosso, metade/metade. Desde que ele fez tudo isso comigo, estava disposta a comprar a parte dele. Fiz diversas propostas e assim [eu pudesse] me libertar. Ele não aceitou. Cheguei até oferecer pagar uma locação para ele sair do imóvel. Solicitei incansavelmente que ele saísse”

No relato, Natália diz ter sido vítima de agressões “de natureza física, verbal, psicológica e moral”, e citou especificamente “uma cotovelada na barriga” em uma briga em janeiro deste ano. 

Segundo ela, a agressão veio quando estava com o celular dele na mão, checando todas as possíveis traições. E teria usado o cotovelo para que ela soltasse o aparelho. Em outro trecho do boletim, ela descreve episódio de violência verbal. A médica  diz ter sido ofendida com palavras como “doente mental, vagabunda e louca”. 

Algo marcante na relação conturbada eram as traições. “Pode ser que já tivesse traição antes, mas só descobri agora e tudo de uma vez. Ele sempre foi machista, mas como era um machismo sutil, discreto, mascarado, eu achava que era coisa da minha cabeça”, disse Natália. 

*Via Jair Sampaio

Postado em 6 de abril de 2024

Cabelo na régua e grife falsa: como fugitivos tentaram se disfarçar

Os investigadores acreditam que a dupla pretendia cortar a Amazônia e seguir, possivelmente, para Bolívia

Barba feita, cabelo cortado e roupas que imitam marca de luxo parisiense. Foi assim que Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento (foto em destaque) foram presos pelas polícias Federal e Rodoviária Federal, em Marabá, sudeste do Pará, na quinta-feira (4/4). Os investigadores acreditam que a dupla pretendia cortar a Amazônia e seguir, possivelmente, para a Bolívia.

O comboio montado pelo Comando Vermelho para auxiliar na fuga dos criminosos chamou a atenção dos policiais, que montaram barreiras de fiscalização na região. O motorista de um dos veículos que escoltavam a dupla chegou a se desesperar e passou a cortar os carros que trafegavam na via. Apesar da tentativa de escapar, o bando foi cercado e detido. Foram encontrados com o grupo fuzil, munições, celulares, cartões de banco e dinheiro em espécie.

Os comparsas Italo Santos Sena, Juarez Pereira Feitoza, Jefferson Augusto Magno Favacho e Eliezer Bruno Pacheco dos Santos foram presos e encaminhados ao presídio de Marabá.

Na noite de quinta-feira (4/4), os policiais levaram Rogério e Deibson do Pará para o Rio Grande do Norte. Eles vão ficar na mesma unidade prisional de onde escaparam, em 14 de fevereiro.

*Fonte: Metrópoles

Postado em 6 de abril de 2024

PSB de Cerro Corá articula nominata de candidatos a vereador e ganha dois atuais vereadores

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) no município de Cerro Corá, reuniu nesta sexta-feira 05/04 com membros do partido onde foi apresentado a filiação dos vereadores Santos Capote e Vagton que deverão concorrer a a reeleição. Também são pré-candidatos na disputa pelas nove cadeiras, no Poder Legislativo: Zeca Araujo, Ronaldo Vilar, Vitória, Ozair Maranhão, Leila Guedes, Vivaldo Evaristo e Luziara e continua a articulação para o complemento da chapa.

O PSB é formado por mulheres e homens que acreditam no projeto do pré-candidato a prefeito Maciel e Graça vice, no desejo de que Cerro Corá possa ser uma cidade melhor para todos.

O PSB de Cerro Corá tem na sua presidência o ex-vereador Ronaldo Vilar, que também é pré-candidato a vereador, o partido conta ainda com outros pré-candidatos a vereança na eleição 2024.

O PSB está unido e estará firme e forte na disputa por mais vagas no legislativo, além das duas que passa a ter agora.

“PSB 40, uma nova história em Cerro Corá”.

Postado em 6 de abril de 2024

Rafael Motta explica motivação para sair do PSB

Coragem, respeito e liberdade são pilares da nossa caminhada na vida pública, iniciada em 2012, quando eleito vereador em Natal. E foi assim, especialmente em 2022, quando disputamos o Senado contra todas as forças e sistemas políticos, obtendo um total de 385.275 norte-rio-grandenses acreditando no nosso projeto.

Por insegurança decisória para as eleições de 2024, encerro o meu ciclo no Partido Socialista Brasileiro (PSB). À sigla que tem em suas origens o fortalecimento da democracia, agradeço o companheirismo e o convívio nesse período, especialmente ao presidente Carlos Siqueira.

Seguimos uma nova caminhada para o Avante e assim construirmos um projeto para Natal com a nossa pré-candidatura a prefeito.

Um partido que nos deu total autonomia através do amigo de oito anos de Câmara dos Deputados e presidente nacional, Luís Tibé, que também integra o arco de apoio ao Governo Federal. Chegamos para somar e fortalecer a legenda junto ao presidente estadual Jorge do Rosário.

*Via Jair Sampaio

Postado em 5 de abril de 2024

Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra homem por tentativa de estupro em Itajá

Policiais civis da 98ª Delegacia de Polícia de Ipanguaçu (98ª DP de Ipanguaçu), com apoio da 99ª Delegacia de Angicos (99ª DP de Angicos), prenderam um homem, de 25 anos, investigado por tentativa de estupro, no município de Itajá/RN.

O crime ocorreu no início de 2024 e a vítima foi uma portadora de necessidades especiais. A prisão ocorreu na cidade de Ipanguaçu/RN, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva.

Após investigações, o homem foi localizado e conduzido ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

No intuito de resguardar a intimidade e a integridade emocional das vítimas, a Polícia Civil não fornecerá detalhes como: nomes das pessoas envolvidas e endereços.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

*Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS

Postado em 5 de abril de 2024

Governo gastou cerca de R$ 6 milhões em recaptura de fugitivos de Mossoró

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A operação de recaptura dos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, Deibson Cabral Nascimento e Rogério Mendonça, custaram aos Governo Federal cerca de R$ 6 milhões. Os dados foram fornecidos pelo Ministério da Justiça e apontam que a caçada teve o custo médio de R$ 121 mil por dia.

As buscas chegaram ao fim após 50 dias. Rogério da Silva Mendonça, 36, conhecido como Martelo, e Deibson Cabral Nascimento, 34, conhecido como Tatu ou Deisinho, foram presos nas proximidades da cidade de Marabá, no estado do Pará, uma distância de aproximadamente 1.600 km da Penitenciária de Mossoró.

Os dados fornecidos pelo Ministério da Justiça mostram que somente a Polícia Federal Rodoviária gastou R$ 3,3 milhões durante as buscas. O órgão foi seguido pela Força Nacional com R$ 1,4 milhão, Polícia Federal com R$ 665 mil e Força Penal Nacional com R$ 625 mil.

Os valores incluem despesas com passagens, diárias, combustíveis, manutenção e operações aéreas. A PRF, órgão com o custo mais alto durante as buscas, participou da abordagem que resultou na prisão na rodovia próxima a Marabá.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, classificou a operação que recapturou a dupla de fugitivos do presídio federal de Mossoró como “extremamente bem sucedida”. Entre as declarações, Lewandowski informou que os fugitivos se preparavam para fugir para o exterior.

O diretor do presídio na época, Humberto Gleydson Fontinele Alencar, teve a função dispensada oficialmente publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (5). A destituição do diretor tem efeito desde 14 de fevereiro, quando ele já havia sido afastado logo depois da fuga de dois detentos.

*Tribuna do Norte com dados e informações divulgados pela Folha de São Paulo

Postado em 5 de abril de 2024

Influencer preso em Natal por vender conteúdo sexual infantil esbanjava luxo e tinha um Porsche Macan

Foto: reprodução

Preso nesta quinta-feira (4) por produzir, armazenar e vender de conteúdo sexual infantil (fotografias e vídeos), o influencer de 23 nos que soma mais de 149 mil seguidores no Instagram ostentava uma vida luxuosa nas redes sociais.

Entre os bens apreendidos está um Porsche Macan, que custa no mercado mais de R$ 500 mil. O carro de luxo teria sido adquirido com a monetização dos ilícitos. Ele mora com uma jovem companheira, com quem tem um bebê.

Além da ostentação, suas atividades nas redes sociais são de slots, populares jogos de cassino online em que os jogadores buscam obter combinações vencedoras de símbolos.

Segundo a PCRN, durante o cumprimento do mandado, diversos aparelhos celulares utilizados nos crimes foram apreendidos, sendo constatado o armazenamento de material “pornográfico” infanto-juvenil, motivo pelo qual foi dada voz de prisão em flagrante.

A Polícia Civil explica que para “resguardar a intimidade e a integridade emocional das vítimas, a Polícia Civil não fornecerá detalhes como nomes das pessoas envolvidas e endereço”.

*Com informações de BZ Notícias

Postado em 4 de abril de 2024

Após recaptura de fugitivos, Lewandowski demite diretor da penitenciária de Mossoró

Foto: Reprodução/Senappen

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, demitiu definitivamente o diretor do presídio federal de Mossoró, antes afastado, Humberto Gleydson Fontinele. A decisão acontece em meio à recaptura dos fugitivos Deibson Cabral Nascimento, de 33 anos, e Rogério da Silva Mendonça, de 36, presos novamente nesta quinta-feira após 51 dias da fuga.

A demissão deverá ser oficializada no Diário Oficial desta sexta-feira, 5. Fontinele havia sido afastado do cargo em 14 de março. No lugar, foi nomeado interinamente o policial penal Carlos Luis Vieira Pires, que antes atuava como coordenador-geral de Classificação e Remoção de Presos, em Brasília.

Os detentos foram recapturados nesta quinta-feira em Marabá, no Pará. A caçada começou na manhã da quarta-feira de cinzas, 14 de fevereiro, e seguiu até esta quinta-feira. O Ministério da Justiça informou que eles foram detidos em uma ação conjunta das Polícias Federal e Rodoviária Federal.

*O Globo

Postado em 4 de abril de 2024

Após 50 dias, Polícia Federal recaptura no Pará foragidos da penitenciária federal de Mossoró

Fotos: PF/Divulgação

A Polícia Federal informou nesta quinta-feira (4) que recapturou, no Pará, os dois fugitivos que haviam escapado da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, tinham fugido do presídio no dia 14 de fevereiro – foram 50 dias até a recaptura.

Investigadores informaram à TV Globo que a dupla foi capturada por policiais federais em Marabá (PA) – e que eles devem ser devolvidos a Mossoró.

Os dois presos, originalmente do Acre, estavam na unidade desde setembro de 2023 e integram a facção criminosa Comando Vermelho.

Os dois abriram passagem por um buraco atrás de uma luminária do presídio e cortaram duas cercas de arame usando ferramentas de uma obra que ocorria no local para escapar.

Foi a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que inclui ainda penitenciárias em Brasília (DF), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).

*G1/RN

Postado em 4 de abril de 2024