27 de dezembro de 2016

TOP 5 coisas que deixam as pessoas burras, segundo a Ciência

Conforme os anos passam, cada vez mais os avanços tecnológicos estão presentes na nossa sociedade. Apesar de trazerem várias facilidades para a nossa vida, um estudo publicado na revista Intelligence apontou que quanto mais avançamos na tecnologia, menor fica a inteligência dos seres humanos. O estudo também descobriu que o QI dos ocidentais caiu 14 pontos desde o século 19. Com tanta tecnologia, diminuímos a capacidade de fazer o cérebro trabalhar, e estamos acostumados a resolver muitas coisas com as máquinas ao invés do cérebro. 

Mas coisas corriqueiras não tecnológicas também diminuem nossa capacidade intelectual. Confira essa lista com 5 coisas que diminuem a inteligência dos seres humanos. 

1 – Reunião 
Um estudo norte-americano descobriu que os humanos possuem um cérebro que trabalha melhor sozinho. No estudo, eles avaliaram o QI de pessoas que faziam um teste sozinhas e em grupo. E o resultado mostrou que as pessoas tiveram um melhor desempenho quando realizaram o teste sozinhas. Como explicação plausível para esse resultado, o estudo apontou que quando realizamos algo em grupo, além de raciocinar, temos que usar também o lado social, o que faz com que o desempenho intelectual diminua. 

2 – Corretor automático 
Um estudo publicado pela emissora BBC revelou que os corretores automáticos estão fazendo com que as pessoas escrevam sem se preocupar com a grafia correta das palavras, já que elas vão ser corrigidas de qualquer maneira.
2 mil pessoas foram analisadas no estudo, e os especialistas concluíram que o corretor pode trazer prejuízos, pois ao escreverem fora do celular ou soletrando palavras, os participantes apresentaram dificuldades. 

3 – Consumir muito refrigerante 
Segundo especialistas da Universidade da Califórnia, o xarope de milho contém grandes quantidades de frutose, e essa substância faz com que a pessoa fique mais lenta e tenha dificuldade de aprendizado e memorização. Eles realizaram um experimento com ratos: um grupo de ratos comeu alimentos com ômega 3 e outro se alimentou de xarope de milho. Após algumas semanas de testes feitos com um labirinto, o resultado mostrou que o grupo que se alimentou de xarope de milho teve um menor rendimento em comparação com o outro grupo. 

4 – Calculadora 
Esse objeto não deixa as pessoas mais burras, mas sim, mais preguiçosas. Contas básicas são constantemente realizadas pela calculadora, o que faz com que muitas pessoas encontrem dificuldades em realizar contas manualmente. 

5 – GPS 
O GPS sem dúvidas é um dos melhores meios de se locomover de carro, fazendo com que nós cheguemos aos nossos destinos sem maiores dificuldades. Mas, ao utilizar o GPS, estamos deixando de lado a nossa memória de navegação espacial, inutilizando a área do cérebro responsável, que está relacionada com o hipocampo. Quando o hipocampo não é utilizado, ele pode atrofiar e influenciar no desenvolvimento do Mal de Alzheimer.

*Jornal Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário