23 de agosto de 2016

Biografia - Graça Santos: Determinação, Confiança e Superação marcam a sua história

Graça Santos nasceu em Cerro Corá em 23 de abril de 1987, filha de Otacílio Desidério e Francisca Maria da Conceição, paraibanos, agricultores e pais de mais 8 filhos. De família muito humilde, viveu os primeiros anos da infância na Zona Rural. 

Mudou-se para a cidade aos 7 anos, quando iniciara os estudos na Escola Estadual Querubina Silveira, onde concluiu os ensinos fundamental e médio. Apesar de muito tímida, Graça sempre se destacou pela determinação e disciplina nos estudos e sempre figurava entre os melhores alunos da turma. 

Ao concluir o nível médio, aos 17 anos, partiu para a busca de uma vaga na universidade. Fez o ENEM e conseguiu sua primeira bolsa através do PROUNI para o curso de Psicologia. Perdeu a oportunidade pela falta de condições da família em bancar sua permanência na capital, onde deveria cursar a faculdade. Aos 18 anos, passou num concurso para um cargo temporário na Prefeitura Municipal, onde trabalhou durante 7 meses na renovação cadastral dos beneficiários do Bolsa Família. 

Ao concluir o contrato, foi convidada a trabalhar na Rádio Comunitária da cidade. Muito ligada à igreja na época, Graça apresentava um programa de sua paróquia quando foi descoberta pelo amigo e comunicador DJ Manynho, que lhe abriu as portas da comunicação e lhe fez descobrir esse novo dom. Com voz doce e energia contagiante, Graça Santos atuou durante sete anos na emissora, conquistando muitos amigos, fãs e admiradores. 

Sempre conciliando o trabalho com os estudos, conseguiu mais uma bolsa pelo PROUNI, desta vez para o curso de Gestão e Marketing pela Universidade FACEX, em Natal. Mudou-se para a capital e iniciou o curso. Para bancar metade da bolsa, trabalhou como babá, com ganhos de R$ 50,00 por semana, e por causa de um custo de vida que estava longe dos seus padrões, cancelou a faculdade e retornou para Cerro Corá. 


Em 2011, também através do ENEM, iniciou o Curso Técnico em Alimentos pelo IFRN, em Currais Novos, que somente viria a concluir em agosto de 2013. Em 2012, foi convidada pelo empresário Zeca Araújo para trabalhar como secretária em sua empresa, a ZAJA Confecções. 

No mesmo ano, coordenou a campanha vitoriosa de Zeca ao cargo de vereador e conseguiu mais uma bolsa de estudos pelo PROUNI para o Curso Superior Tecnológico em Marketing EAD pela UNP. Em 2013, patrocinada por Zeca, participou do Curso Empretec, pelo SEBRAE. Voltado ao empreendedorismo, foi o que lhe possibilitou enveredar pelo caminho dos negócios e fundar a Revista Giro Seridó. Com foco em divulgar o potencial empresarial da região, a publicação conquistou imenso sucesso na Serra de Santana, destacando-se pela criatividade e qualidade do seu conteúdo. 

Em 2014, conclui a faculdade e recebe o título de Tecnóloga em Marketing, Laureada com a melhor média de notas do curso. Sem abandonar seu trabalho na ZAJA Confecções, em 2015 foi premiada pelo SENAI no I Seminário de Desenvolvimento Profissional da empresa, através do Consultor e Coach Graco Aurélio. A essa altura, Graça estava grávida de seis meses de sua primeira filha, Laura Sophia, com o esposo e cantor Damião Coelho. Aos 8 meses de gravidez, por meio de uma parceria entre a ZAJA e a Universidade Potiguar, Graça Santos iniciou a faculdade de Gestão de Recursos Humanos, conciliando os estudos com o nascimento da bebê, em maio de 2015. 

No mesmo ano, foi oficializada Gerente de Recursos Humanos na ZAJA, cargo que exerce atualmente, ganhando destaque pela responsabilidade com que desempenha suas atribuições e pela preocupação e criatividade na elaboração de projetos que promovam o bem estar e a satisfação dos colaboradores. Em 2016, com a saída de Zeca da câmara para disputar como vice na chapa majoritária, Graça Santos recebe o incentivo para lançar-se candidata a vereadora pelo PSB, sigla da qual é presidente em Cerro Corá. Um desafio novo, que ela enfrenta sem medo e de cabeça erguida, à disposição do julgamento popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário